Conheça os 7 melhores alimentos para seus olhos

Já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”? É quando a comida parece estar muito boa, mas e se a gente disser “comer para os olhos”, você sabe do que se trata?
Share on facebook
Share on twitter

Já ouviu aquela expressão “comer com os olhos”? É quando a comida parece estar muito boa, mas e se a gente disser “comer para os olhos”, você sabe do que se trata?

A gente explica: alimentos como vitaminas, nutrientes e minerais, conhecidos como antioxidantes, são fundamentais para manter os olhos saudáveis, ajudando a reduzir o risco de doenças como catarata, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma, síndrome do olho seco, entre outras.

Entre estes alimentos e substâncias estão a luteína, zeaxantina, vitaminas A, C, E, betacaroteno, ômega 3 e zinco. Saiba agora quais alimentos contêm esses nutrientes e comece hoje mesmo a inseri-los na sua dieta!

 

1 – ômega 3

Encontrado em peixes gordos de mares gelados como atum, sardinha, arenque, anchova e salmão selvagem, o ômega 3 é um ótimo alimento para a saúde dos olhos. Os ácidos graxos ômega 3 podem contribuir para o desenvolvimento visual e a saúde da retina na parte posterior do olho e também podem ajudar a prevenir a síndrome do olho seco. 

 2 – Ovos

De acordo com estudos da Universidade da Flórida (EUA), as gemas dos ovos contêm vitamina A, luteína, zeaxantina e zinco, que são vitais para a saúde dos olhos. A vitamina A protege a córnea, que é a superfície do olho. A luteína e a zeaxantina diminuem as chances de doenças oculares graves, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. Já o zinco contribui para a saúde da retina que é a parte de trás do olho, ajudando na visão noturna.

VEJA TAMBÉM: SAIBA SE VOCÊ ESTÁ SOFRENDO DA SÍNDROME DO OLHO SECO

3 – Amêndoas

conheca-os-7-melhores-alimentos-para-seus-olhos-1

As amêndoas, como outras nozes e sementes são boas para a saúde dos olhos. As amêndoas contêm vitamina E que protege o organismo de moléculas instáveis que têm como alvo os tecidos saudáveis. A vitamina E também pode ajudar a prevenir a degeneração macular relacionada à idade, bem como a catarata. Estas informações foram publicadas pela American Optometric Association.

4 – Leite

Laticínios como leite e iogurte podem ser bons para os olhos. Eles contêm vitamina A, bem como o zinco mineral. O zinco é encontrado em toda a estrutura ocular, especialmente na retina e no tecido vascular que se encontra sob ela.

5 – Cenoura

As cenouras são bem conhecidas por serem boas para a saúde dos olhos. Como as gemas, as cenouras têm vitamina A e betacaroteno. Estas substâncias ajudam na saúde da superfície ocular e também podem ajudar a prevenir infecções oculares

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA QUATRO SUBSTÂNCIAS INDISPENSÁVEIS PARA A SAÚDE DOS OLHOS

6 – Couve

Beautiful woman buying kale at a farmers market

A couve é conhecida como um superalimento pois contém muitas vitaminas, nutrientes e minerais importantes. Além disso é extremamente boa para a saúde dos olhos pois tem os antioxidantes luteína e zeaxantina.  Esses nutrientes podem ajudar a prevenir doenças oculares graves, como degeneração macular relacionada à idade e catarata. A luteína e zeaxantina não são produzidas pelo corpo, então você tem que incorporá-las em sua dieta através da alimentação ou de suplementos.

7 – Laranjas

Laranjas e outras frutas cítricas contêm vitamina C, que é fundamental para a saúde dos olhos. Esta vitamina, encontrada principalmente em frutas e legumes frescos, contribui para a saúde dos vasos sanguíneos dos olhos. Ela também pode combater o desenvolvimento de catarata e, em combinação com outras vitaminas e nutrientes, a degeneração macular relacionada à idade.

Mas qual a quantidade necessária da ingestão destes alimentos por dia para conseguir todos estes benefícios?

Infelizmente para isso seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles, o que praticamente inviabiliza esta opção.

Felizmente existem bons suplementos no mercado que são seguros, fáceis de incorporar à dieta e que podem suprir seu corpo dos nutrientes essenciais para a saúde dos olhos.

Outros cuidados!

Além dos alimentos, você também pode e deve tomar outras providências para proteger seus olhos! Isso inclui o uso de óculos de sol de boa qualidade. Eles bloqueiam a radiação UVA e UVB emitida pelo sol que pode causar lesões oculares e acelerar o aparecimento da catarata. 

Além disso, evite o uso prolongado de aparelhos eletrônicos como computador, celular e televisores. Entretanto, se precisar ficar muito tempo olhando para a tela, faça pausas regulares de 15 minutos a cada uma hora de uso. 

SAIBA MAIS: 10 MANEIRAS  SIMPLES PARA CUIDAR BEM DA SUA VISÃO 

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Koushan, K., Rusovici, R., Li, W., Ferguson, L., & Chalam, K. (2013). The Role ofLutein in Eye-RelatedDisease. Nutrients, 5(5), 1823–1839.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM