A semente de linhaça começou a ser consumida há seis mil anos e é um dos primeiros superalimentos cultivados no mundo.

Mas o que ela tem de tão especial?

Ela é uma das fontes mais ricas de ácidos graxos ômega 3 vegetal, chamado ácido alfa-linolênico (ou ALA), no mundo!

Além disso, elas são a principal fonte de lignana, (um fitoquímico benéfico a saúde) pois contém cerca de sete vezes mais dessa substância do que o segundo colocado, as sementes de gergelim.

Apenas para se ter uma ideia, a ingestão da linhaça pode melhorar a digestão, a pele, a saúde cardiovascular, o colesterol, o equilíbrio hormonal, reduzir o desejo por alimentos com açúcar e até ajudar no combate ao câncer.

Das sementes de linhaça é extraído um óleo (por prensagem a frio), que é facilmente digerido e uma fonte concentrada de gorduras do bem!

Conheça agora os 10 principais benefícios da linhaça

conheca-os-10-principais-beneficios-da-linhaca-2

1 –   É rica em fibras e baixa em carboidratos

Um dos benefícios mais extraordinários da linhaça é seu alto teor de fibra solúvel em água. Isso faz com que ela seja digerida lentamente no estômago e passe mais facilmente pelo trato intestinal, aumentando a sensação de saciedade e a absorção de nutrientes.

Além disso, como a fibra encontrada na semente de linhaça não pode ser quebrada no trato digestivo, algumas das calorias que ela contém não são absorvidas.

E mais: por essas características, as sementes atuam na desintoxicação do cólon, na perda de gordura e reduzem o desejo por açúcar.

2 – Tem alto teor de ácidos graxos ômega 3

As sementes de linhaça contêm um tipo de ômega 3 chamado ALA (ácido alfa-linolênico). Ele pode ser convertido em DHA ou em EPA (ômega 3 de origem animal) depois de ingerido.

O ALA é um ômega 3 essencial de cadeia curta e de origem vegetal. Como nosso organismo não pode produzi-lo, é preciso fazer sua ingestão através de alimentos, entre eles a linhaça ou suplementos.

De acordo com estudos, o ALA pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas e hipertensão, melhorar a função das plaquetas do sangue, reduzir inflamações, promover a função das células endoteliais saudáveis, proteger a função arterial e reduzir arritmias cardíacas.

3 –  Ajuda a deixar a pele e os cabelos saudáveis

Quer melhorar a aparência do seu cabelo e pele? A linhaça pode ajudar!  Estudos mostram que ela pode tornar os fios mais brilhantes, fortes e mais resistentes aos danos do dia a dia.

Esta substância também pode reduzir o ressecamento, a descamação da pele e melhorar os sintomas da acne, rosácea e eczema.

Isso porque as gorduras ALA na linhaça fornecem ácidos graxos essenciais, bem como vitaminas do complexo B.

4 –  Ajuda a baixar o colesterol

conheca-os-10-principais-beneficios-da-linhaca-1

Um estudo publicado na revista Nutrition and Metabolism descobriu que inserir sementes de linhaça na dieta pode reduzir os níveis de colesterol, aumentando a quantidade de gordura excretada.

Isso por causa do alto teor de fibras solúveis da semente, que retém a gordura e o colesterol no sistema digestivo impedindo que ele seja absorvido.

Além disso, estudos comprovaram que as sementes de linhaça controlam a hiperlipidemia, que é uma concentração alta de gorduras ou lipídios no sangue. (este é um dos fatores de risco mais importantes da doença cardíaca isquêmica).

5 – Não contém glúten

A semente de linhaça é uma ótima opção para quem tem doença celíaca ou sensibilidade ao glúten. Você pode usar as sementes para substituir naturalmente os grãos que contêm glúten nas receitas, obtendo uma ótima fonte de gorduras saudáveis.

Ela também é uma excelente alternativa para obter gorduras ômega 3 para pessoas vegetarianas.

6 – Contém alto teor de lignanas

conheca-os-10-principais-beneficios-da-linhaca-4

Um dos maiores benefícios da semente de linhaça é que ela é rica em antioxidantes, em especial as lignanas.  Esses polifenóis fornecem antioxidantes que ajudam a reduzir os danos causados pelos radicais livres, retardando o envelhecimento, ajudando no equilíbrio hormonal e na regeneração celular.

As lignanas são encontradas em alimentos vegetais não processados, incluindo, além da linhaça, sementes, cereais integrais, feijões e nozes.

Estudos comprovam que hábitos de vida pouco saudáveis como saúde intestinal deficiente, tabagismo, excesso de antibióticos e obesidade, podem diminuir os níveis de lignana no corpo, e é por isso que uma dieta rica neste nutriente é importante para restaurar o organismo.

Outros benefícios:

As lignanas são consideradas “fitoestrógenos” naturais, que funcionam de maneira semelhante ao hormônio estrogênio. Segundo pesquisas, os fitoestrógenos presentes na linhaça, podem alterar o metabolismo do estrogênio, causando um aumento ou diminuição na sua atividade: em mulheres na pós-menopausa, por exemplo, as lignanas podem proteger o corpo contra o crescimento de tumores.

7 – Ajuda na digestão

O ALA da linhaça pode ajudar a reduzir a inflamação e a proteger o revestimento do trato gastrointestinal. Esta semente também tem demonstrado ser benéfica para pessoas que sofrem da doença de Crohn e outras doenças digestivas.

Além disso, pode promover a melhora da flora intestinal mesmo em pessoas com sistemas digestivos “normais”.

Quer mais? A fibra encontrada nas sementes de linhaça fornece alimentos para as bactérias benéficas do cólon que podem ajudar a limpar os resíduos do sistema e a regular o intestino.

8 –  Pode ajudar a prevenir o câncer

Um estudo publicado no Journal of Clinical Cancer Research descobriu que o consumo de linhaça pode diminuir o risco de câncer de mama e até diminuir o crescimento do tumor.

Alguns estudos mostraram que mulheres que tiveram um risco reduzido de desenvolver câncer de mama, consumiram grandes quantidades de fibra alimentar, lignanas, antioxidantes carotenóides, vegetais e aves. Isso levou alguns especialistas a recomendar dietas à base destes alimentos para reduzir os riscos de cânceres relacionados a hormônios.

Outro estudo publicado no Journal of Nutrition descobriu que as lignanas da linhaça também podem reduzir o risco de câncer endometrial e ovariano.

9 –  Pode ajudar a perder peso

conheca-os-10-principais-beneficios-da-linhaca

Um estudo publicado no Journal of Nutrition descobriu que as sementes de linhaça e nozes podem diminuir a obesidade e ajudar na perda de peso.

Como a linhaça é rica em gorduras e fibras saudáveis, ela contribui para aumentar a sensação de saciedade. Isso faz com que as pessoas consumam menos calorias, o que pode levar à perda de peso.

O ALA também pode ajudar a reduzir inflamações e ajudar no equilíbrio hormonal, o que também ajuda a perder de peso. Isso porque o organismo inflamado tende a manter o excesso de peso.

10 –  Ajuda a diminuir os sintomas de desequilíbrio hormonal

As lignanas encontradas na semente de linhaça podem ter muitos benefícios para as mulheres durante a menopausa.

Em alguns casos, elas podem ser usadas como uma alternativa natural à terapia de reposição hormonal ou para ajudar a equilibrar os hormônios, isso devido às propriedades estrogênicas que as lignanas possuem.

E mais: devido à capacidade da linhaça em equilibrar o estrogênio, ela também pode ajudar a reduzir o risco de osteoporose e a manter a regularidade do ciclo menstrual.

Mas onde encontrar e como consumir a linhaça?

As sementes de linhaça podem ser encontradas em grandes supermercados, lojas de alimentos saudáveis e até online.

Mas atenção! Para obter o máximo de benefícios da linhaça, é preciso consumi-la triturada (você pode moê-las, usar a farinha ou o óleo de linhaça).  Isso porque nosso organismo não consegue acessar os nutrientes encontrados dentro das sementes (se forem ingeridas inteiras).

Uma boa dica é utilizar a farinha em receitas de muffins, pães e biscoitos. É prático e as receitas ficam deliciosas.

Quanto devo consumir por dia?

A maioria dos adultos deve consumir entre 25 e 40 gramas de fibra de alimentos ricos em fibras diariamente. Comer apenas duas colheres de sopa de sementes de linhaça por dia fornecerá cerca de 20% a 25% de suas necessidades de fibras.

E quanto aos suplementos?

Existem ótimos suplementos no mercado que contém linhaça em sua composição. Esta é uma maneira eficaz e prática de introduzir a linhaça na dieta.

Mas atenção! se esta for sua opção, procure empresas idôneas que ofereçam o óleo de linhaça extraído a frio. Somente assim seu corpo poderá se beneficiar de todas as propriedades desta semente!

Você imaginou que uma semente poderia trazer tantos benefícios? Então que tal espalhar essa boa notícia para seus amigos e familiares? Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Referências:
veganhealth.org/fatty-acids
nutritionandmetabolism.biomedcentral.com
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
oncologynutrition.org
clincancerres.aacrjournals.org
draxe.com
jn.nutrition.org
academic.oup.com/jn/article

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em legumes, verduras e frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.

 

Benefícios do Óleo de Sementes de Linhaça

Os principais benefícios e curiosidades dessa semente tão poderosa em um único e-book

Baixe gratuitamente o e-book: Benefícios do Óleo de Sementes de Linhaça

Baixe nosso E-book grátis