As sementes de abóbora têm sido populares há muito tempo. No século 12 os nativos americanos já celebravam os benefícios dietéticos e medicinais dessas sementes.

Esta prática começou na cultura asteca e se espalhou para o resto da América nativa. Depois ela caiu no gosto dos europeus e tornaram-se parte integrante da dieta para muitas áreas da Europa Oriental e do Mediterrâneo.

Hoje as sementes de abóbora são tradicionais em alimentos e remédios na Índia e em outras áreas da Ásia.

Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) as sementes de abóbora são consideradas como tendo propriedades doces e neutras. As sementes e seu óleo são normalmente associados com os meridianos do estômago e do intestino grosso.

Na Ayurveda, as sementes de abóbora e o óleo são frequentemente usados para remover depósitos tóxicos e limpar o corpo.

Hoje sabemos que o óleo de semente de abóbora prensado a frio pode trazer muitos benefícios para o corpo. Isso porque contém triptofano, ácidos graxos insaturados e um alto nível de substâncias antioxidantes.

Além disso, tem alto teor de carotenoides e vitaminas lipossolúveis, que têm sido indicados para a prevenção de doenças, especialmente da próstata.

Aproveitando que estamos no Novembro Azul, campanha que conscientiza os homens para a prevenção do câncer de próstata, vamos falar sobre todos os benefícios que o óleo de semente de abóbora tem!

1 – Bom para a saúde da próstata

oito-beneficios-incriveis-do-oleo-de-semente-de-abobora-prensado-a-frio-para-o-corpo-2

Talvez o benefício mais bem documentado do óleo de semente de abóbora (prensado a frio) para a saúde, seja a sua vasta eficácia na manutenção de uma próstata saudável.

Uma pesquisa da Universidade de Seul, na Coreia, mostrou que o óleo de semente de abóbora pode ajudar a reduzir o tamanho de uma próstata aumentada, especialmente no caso de hiperplasia benigna da próstata (aumento da próstata relacionado à idade).

2 – Ajuda a nutrir pacientes com câncer

Enquanto não há cura para o câncer, o óleo de semente de abóbora prensado a frio aparece em vários estudos como nutriente usado para melhorar a saúde de pacientes com câncer.

Sementes de abóbora também podem reduzir o risco de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa. Esta foi a conclusão de estudos do Centro de Pesquisa do Câncer, em Heidelberg, Alemanha.

Para quem está em tratamento contra o câncer, o óleo de semente de abóbora prensado a frio também pode ser usado para problemas comuns. Um estudo publicado no “Indian Journal of Biochemistry & Biophysics” revela que as propriedades antioxidantes do óleo de semente de abóbora prensado a frio podem criar um filtro contra os efeitos nocivos radiação.

3 – Reduz a inflamação

oito-beneficios-incriveis-do-oleo-de-semente-de-abobora-prensado-a-frio-para-o-corpo-3

A substituição de gorduras saturadas por gorduras insaturadas e saudáveis causa um impacto profundo na quantidade de inflamação no corpo.

Um estudo do Departamento de Pesquisas da Saúde, na Holanda, descobriu que a substituição da manteiga de cacau por óleo de semente de abóbora na dieta de pessoas com doença hepática gordurosa não alcoólica e aterosclerose (acúmulo de placas nas paredes das artérias) reduziu os efeitos dessas doenças nos indivíduos testados.

4 – Melhora o bem-estar mental

Estudos com animais demonstraram os impressionantes efeitos antidepressivos das sementes de abóbora com uma redução na depressão semelhante à das drogas padrão. Esta é a conclusão de um estudo publicado no “International Journal of Pharma and Biosciences”.

5 – Ajuda no combate da perda de cabelo em homens

oito-beneficios-incriveis-do-oleo-de-semente-de-abobora-prensado-a-frio-para-o-corpo-4

A gestão de hormônios em uma dieta saudável é fundamental para parar ou reverter a perda de cabelo, pois está ligada a um aumento de um hormônio andrógeno, o DHT (dihidrotestosterona).

Sementes de abóbora agem contra a perda de cabelo devido ao seu teor de zinco, que ajuda a equilibrar os hormônios melhorando o crescimento dos fios.

6 – São ótimas para a saúde do coração

Através de um processo que envolve a produção de óxido nítrico, o óleo de semente de abóbora prensado a frio tem efeito anti-hipertensivo e cardioprotetor, o que significa que ele ajuda a proteger as pessoas de doenças cardíacas e ataques cardíacos. Estas informações são de um estudo do Centro Nacional de Pesquisas do Cairo, no Egito.

Além disso, o óleo de semente de abóbora prensado a frio pode ajudar a reduzir a pressão arterial diastólica enquanto eleva o colesterol “bom” HDL e melhora os sintomas da menopausa. Este foi o resultado de um estudo publicado no “The Journal of the International Menopause Society”.

7 – Ajuda no controle do diabete

oito-beneficios-incriveis-do-oleo-de-semente-de-abobora-prensado-a-frio-para-o-corpo-6

Uma das causas do diabetes é uma dieta pobre. Tanto o diabetes tipo 1 quanto o 2 são podem ser controlados e tratados com bons suplementos e dieta. Pesquisas mostram que a polpa da abóbora, o óleo das sementes e suas proteínas, podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue.

Isso faz com que o óleo de sementes de abóbora prensado a frio seja um bom complemento para qualquer plano de dieta para diabéticos. A conclusão é de uma pesquisa feita pela Universidade de Nottingham, no Reino Unido.

8 – Ajuda a controlar a bexiga hiperativa

Um estudo publicado no “Journal of Traditional and Complementary Medicine”, sugere que os extratos de óleo de semente de abóbora (das variedades Cucurbita pepo e Cucurbita maxima) ajudam no tratamento de distúrbios urinários, especificamente a bexiga hiperativa. Isso indica que consumir esse óleo é uma parte importante da manutenção de um sistema excretor saudável.

oito-beneficios-incriveis-do-oleo-de-semente-de-abobora-prensado-a-frio-para-o-corpo-1

Agora que você conhece os benefícios da semente de abóbora e do seu óleo, incorpore esses alimentos na sua dieta. Uma maneira prática e segura de fazer isso é optar por bons suplementos disponíveis no mercado.

Se você gostou deste texto, encaminhe-o para seus amigos, afinal cuidar da saúde é Vital!

Referências

Adams, GG, Imran, S., Wang, S., Mohammad, A., Kok, MS, Gray, DA, … Harding, SE (2014). Hypoglycemic effect of pumpkin seeds, trigonelline (TRG), nicotinic acid (NA) and D-chiro-inositol (INN) in the control of glycemic levels in diabetes mellitus. Critical Reviews in Food Science and Nutrition, 54 (10), 1322–1329. 

Gossell-Williams, M., Hyde, C., Hunter, T., Simms-Stewart, D., Fletcher, H., McGrowder, D. e Walters, CA (2011). Improvement of HDL cholesterol in postmenopausal women supplemented with pumpkin seed oil: pilot study. Climacteric, 14 (5), 558-564.

Hong, H., Kim, C.-S. e Maeng, S. (2009). Effects of pumpkin seed oil and palmetto oil in Korean men with symptomatic benign prostatic hyperplasia. Research and Practice in Nutrition,3 (4), 323.

Zaineddin, AK, Buck, K., Vrieling, A., Heinz, J., Flesch-Janys, D., Linseisen, J., e Chang-Claude, J. (2012). Association between dietary lignans, phytoestrogen-rich foods and fiber intake and risk of post-menopausal breast cancer: a German case control study. Nutrition and Cancer, 64 (5), 652-665. 

 

Óleo de Semente de Abóbora e seus inúmeros benefícios para a saúde

Prepare-se para saber mais sobre este Poderoso Óleo, que é mais do que um simples alimento. Um nutriente da natureza que pode mudar sua vida!

Baixe gratuitamente o e-book: Óleo de Semente de Abóbora e seus inúmeros benefícios para a saúde

Baixe nosso E-book grátis