Top cinco sementes saudáveis para o organismo

Qual os primeiros alimentos que você pensa quando se fala em alimentação saudável? Provavelmente frutas e legumes, certo? Mas o que muita gente esquece, é que as sementes e seus óleos também trazem inúmeros benefícios à saúde!
Share on facebook
Share on twitter
top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-1

Qual os primeiros alimentos que você pensa quando se fala em alimentação saudável? Provavelmente frutas e legumes, certo? Mas o que muita gente esquece, é que as sementes e seus óleos também trazem inúmeros benefícios à saúde!

Saiba mais sobre alimentação saudável x saúde

Eles podem ajudar na perda de peso, melhor a saúde gastrointestinal, combater os radicais livres e ainda fornecer nutrientes valiosos para o organismo como proteínas, fibras e gorduras saudáveis, como os ácidos graxos ômega 3.

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-2

Saiba como o ômega 3 pode ajudar na perda de peso

Mas antes de conhecer quais são essas sementes, vamos entender um pouco mais sobre elas:

O que são sementes?

A definição oficial de sementes é que elas são um tipo de planta embrionária envolta por uma cobertura externa protetora. As sementes são produzidas pelo óvulo da planta após a sua fertilização por pólen e são compostas por duas estruturas principais: o embrião e o revestimento da semente.

Muitos tipos de sementes são comestíveis e repletos de importantes nutrientes e benefícios para a saúde. Linhaça, gergelim e girassol, são apenas alguns exemplos de sementes nutritivas que podem ser facilmente aproveitadas como parte de uma dieta saudável, tanto in natura quanto em suplementos

Conheça os cinco principais benefícios das sementes:

– Ajudam na perda de peso;

– Melhoram a saúde digestiva;

– Contribuem para regular o açúcar no sangue;

– Combatem a formação de radicais livres

– São ótimas fontes de nutrientes

Veja agora como elas agem no organismo

1 – Ajudam na perda de peso

Isso ocorre porque as sementes são ricas em fibras e proteínas, ambas essenciais para promover a perda de peso saudável. As fibras movem-se lentamente através do trato digestivo e ajudam na sensação de saciedade. Além disso, as proteínas diminuem os níveis de grelina, hormônio que estimula a sensação de fome no corpo. Em um estudo, pesquisadores da Turquia descobriram que  o consumo de sementes de chia aumentou a saciedade, reduziu a fome e diminuiu o desejo por alimentos açucarados, o que contribui para a perda de peso.

2 – Melhoram a saúde digestiva

Em geral, as sementes saudáveis são ricas em fibras, um nutriente que desempenha um papel central na saúde digestiva. Elas acrescentam volume às fezes para promover a regularidade do intestino e, além disso, estudos da Universidade de Kentucky (EUA),  têm demonstrado que as fibras podem proteger o corpo contra doenças como hemorroidas, diverticulite, úlceras intestinais e prisão de ventre. As fibras também ajudam a alimentar as bactérias benéficas no intestino, o que pode ter um enorme impacto na função imunológica, saúde mental e absorção de nutrientes.

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-3 

3 – Contribuem para regular o açúcar no sangue

De acordo com estudos do Departamento de Nutrição Humana da Universidade do Kansas (EUA), a fibra encontrada nas sementes ajuda a retardar a absorção de açúcar na corrente sanguínea. Dessa forma, ela ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue evitando picos repentinos desses níveis. Segundo pesquisas da Universidade do Colorado (EUA), isso pode ajudar a prevenir os sintomas do diabetes e também proteger o corpo contra o desenvolvimento de doenças cardíacas. Certos tipos de sementes, como a linhaça, também podem melhorar a sensibilidade à insulina. Isso permite que ela funcione de forma mais eficiente no corpo para manter o nível de açúcar no sangue estável. Essa foi a conclusão de estudos da Universidade de Ciências Médicas em Shiraz, no Irã.

4 – Combatem a formação de radicais livres

A maioria das sementes saudáveis é rica em manganês, um importante micronutriente que tem um papel vital na saúde. Ele é usado em muitas enzimas no corpo e também atua como um poderoso antioxidante para combater os radicais livres e proteger as células contra o dano oxidativo. Isso pode ter efeitos de longo alcance em quase todos os aspectos da saúde e pode ser especialmente benéfico na prevenção de doenças como câncer, doenças cardíacas e diabetes. Essa foi a conclusão de estudos feitos pela Universidade de Stanford (EUA).

5 – São ótimas fontes de nutrientes

Adicionar suplementos ou porções das sementes saudáveis em sua dieta pode aumentar a ingestão de proteínas para ajudá-lo a atender às suas necessidades diárias. A proteína é vital para a cicatrização de feridas e reparação de tecidos, função imunológica, crescimento muscular e outras funções.

A falta de proteína pode ter efeitos prejudiciais à saúde, resultando em sintomas como aumento do risco de infecção, maior apetite e atraso no crescimento. Embora o teor de proteína possa variar bastante entre as sementes, a maioria delas oferece cerca de cinco a dez gramas de proteína em cada porção.

Conheça as cinco sementes mais saudáveis 

  1. Linhaça

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-4

É uma ótima fonte de proteína, fibra e micronutrientes essenciais como manganês, tiamina e magnésio. Entre os benefícios da linhaça estão: ajuda na perda de peso, sensação de saciedade, é rica em manganês (para saúde dos ossos) e melhora a saúde do cérebro.

Conheça 10 principais benefícios da linhaça

  1. Sementes de gergelim

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-5

São ricas em importantes vitaminas e minerais, como cobre, manganês, cálcio e magnésio. Elas podem ajudar na formação de células sanguíneas, fortalecimento dos ossos, redução da pressão arterial, e proteger contra a anemia.

Óleo de gergelim prensado a frio: mais benefícios do que você imagina!

  1. Sementes de girassol

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-6

Sementes de girassol são ricas em vitamina E, tiamina e manganês. Veja seus benefícios: é um lanche saudável e prático, mantém a pele saudável, reduz inflamações, mantém níveis saudáveis de colesterol e ajudam a reduzir o açúcar no sangue.

Benefícios do óleo de girassol prensado a frio que você não conhece

  1. Sementes de abóbora

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-7

São ricas em gorduras e proteínas saudáveis, manganês, magnésio e fósforo. Elas são uma boa fonte de antioxidantes e proteína e ajudam a prevenir a anemia por deficiência de ferro.

Benefícios incríveis do óleo de semente de abóbora (prensado a frio)

  1. Sementes de Chia

top-cinco-sementes-saudaveis-para-o-organismo-8

Em comparação com outros tipos de sementes, as sementes de chia são uma das melhores fontes de fibra existentes. Elas também são ricas em manganês, fósforo, cálcio, proteínas e gorduras saudáveis para o coração. Entre seus benefícios estão a melhora da saúde intestinal, promoção do fortalecimento dos ossos, melhora da saúde do coração e prevenção da prisão de ventre.

 IMPORTANTE!

Se você tiver alergia ou qualquer outro sintoma após ingerir sementes, interrompa o uso e converse com seu médico. Os sintomas de alergia alimentar podem aparecer como urticária, coceira, ou erupção cutânea.

E mais: como acontece com qualquer alimento rico em fibras, é importante aumentar sua ingestão gradualmente, para evitar problemas digestivos como inchaço ou constipação. Certifique-se de também beber muita água, o que ajuda a promover a passagem de alimentos pelo corpo e mantém a hidratação.

Mas como ingerir essas sementes?

A maioria das sementes pode ser consumida in natura, triturada e polvilhada em saladas ou iogurtes. Mas para obter todos os benefícios para a saúde descritos acima, seria preciso ingerir uma quantidade muito grande delas por dia.

A boa notícia é que existem bons suplementos disponíveis no mercado que contém todos os nutrientes dessas sementes.

Saiba como escolher bons suplementos!

 

Gostou desse conteúdo? Então repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências
Snell-Bergeon, J. K., &Wadwa, R. P. (2012). Hypoglycemia, Diabetes, and Cardiovascular Disease. Diabetes Technology &Therapeutics, 14(S1), S–51–S–58.
Mohammadi-Sartang, M., Sohrabi, Z., Barati-Boldaji, R., Raeisi-Dehkordi, H., &Mazloom, Z. (2017). Flaxseedsupplementationon glucose controlandinsulinsensitivity: a systematic review and meta-analysisof 25 randomized, placebo-controlledtrials. Nutrition Reviews, 76(2), 125–139.
Lattimer, J. M., &Haub, M. D. (2010). EffectsofDietaryFiberand Its ComponentsonMetabolic Health. Nutrients, 2(12), 1266–1289
Ayaz, A., Akyol, A., Inan-Eroglu, E., KabasakalCetin, A., Samur, G., &Akbiyik, F. (2017). Chia seed (SalviaHispanica L.) added yogurt reduces short-term food intakeandincreasessatiety: randomisedcontrolledtrial. NutritionResearchandPractice, 11(5), 412.
Anderson, J. W., Baird, P., Davis Jr, R. H., Ferreri, S., Knudtson, M., Koraym, A., … Williams, C. L. (2009). Health benefitsofdietaryfiber. Nutrition Reviews, 67(4), 188–205.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Seis truques para exterminar a barriga

Fonte: anitricionista.blogs.sapo.pt Se prestar atenção ao que coloca no prato conseguirá sentir diferença no tamanho da barriguinha. Além da quantidade é preciso ter cuidado com