Saiba como este profissional pode te ajudar a evitar várias doenças!

Você já parou pra pensar que existe um profissional que dedica sua vida a cuidar da sua alimentação para que você tenha uma vida mais saudável?

Aproveitamos o 31 de agosto, Dia do Nutricionista, para homenagear esse grande profissional que é um grande aliado da saúde de todos nós!

Só para você ter uma ideia da importância do nutricionista, uma alimentação saudável pode prevenir uma série de doenças. Mas como?

Uma dieta bem equilibrada está diretamente ligada a uma vida saudável. O que você escolhe colocar no prato pode evitar muitas doenças, principalmente as crônicas.

As escolhas alimentares têm um enorme impacto sobre sua saúde não só hoje, mas também na qualidade de vida que você terá no futuro.

Veja como uma boa dieta pode ajudar a combater doenças:

 

Obesidade:

A obesidade está se tornando muito comum em adolescentes. Isso é consequência de hábitos alimentares estabelecidos na infância que seguem para a vida adulta. Por isso é essencial introduzir boas práticas de dieta e nutrição desde cedo. Certificar-se de que as crianças tenham a quantidade correta de nutrientes e alimentos dos principais grupos alimentares é fundamental para prevenir a obesidade.

Entre as doenças relacionadas a obesidade estão: diabetes, asma, apneia, cardiopatias, hipertensão, trombose, colesterol alto, esteatose hepática, infertilidade, gravidez de risco, alguns tipos de câncer e depressão.

 

Doenças cardíacas:

Manter a pressão arterial, colesterol e peso sob controle são atitudes fundamentais para prevenir doenças cardíacas. Hábitos alimentares saudáveis são uma maneira de manter esses números equilibrados. Uma dieta rica em grãos integrais, frutas, legumes e proteínas, bem como limitar o sódio e alimentos ricos em calorias são boas práticas.

 31-de-agosto-dia-do-nutricionista-1

Diabetes:

A melhor maneira de prevenir o diabetes tipo 2 é ter uma dieta bem equilibrada e com pouca gordura. Isso inclui a redução do consumo de gordura para menos de 30% das calorias e consumo de gordura saturada para menos de 10% das calorias. A adição de alimentos ricos em fibras a uma dieta também é importante para evitar a diabetes.

 

Câncer:

A obesidade aumenta as chances de desenvolver câncer, mas felizmente há muitos alimentos que podem ajudar na prevenção desta doença: folhas verdes, vegetais crucíferos, grãos integrais e até mesmo chá verde e preto ajudam a proteger contra vários tipos de câncer.

 

Osteoporose:

Uma dieta sem vitamina D3 e cálcio pode contribuir para a osteoporose. Para manter os ossos saudáveis e fortes, recomenda-se uma dieta com alimentos com baixo teor de gordura, ricos em cálcio e suplementos com vitamina D. Produtos fortificados em cálcio, como suco de laranja, cereais e alimentos à base de soja, também são uma boa maneira de aumentar o cálcio em uma dieta.

 

Doctor examine x-ray film over white background

VEJA TAMBÉM: 10 MOTIVOS PARA PROCURAR UMA NUTRICIONISTA

 

Estes são apenas alguns exemplos de como uma nutrição adequada é essencial para uma vida saudável e para o bem-estar geral. Nesse sentido um nutricionista tem um papel importantíssimo em sua saúde. Com base em seus objetivos de saúde ou necessidades médicas, o nutricionista pode fazer recomendações e elaborar planos de refeições.

Então, não hesite em procurar este profissional para que ele avalie seus hábitos alimentares. Você vai ter uma vida bem mais saudável!

Veja também: um nutricionista para cada necessidade

Assim como os médicos, os nutricionistas também podem se especializar para atuar em um determinado ramo. Veja os principais: 

Nutricionistas Funcionais

São os mais procurados por quem está tentando perder peso ou desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Este nutricionista pode fornecer orientações sobre como atingir seus objetivos com segurança e eficácia desenvolvendo planos de refeições. Este tipo de nutricionista também educa sobre o controle de porções e são qualificados para prescrever dietas especiais para o tratamento ou prevenção de doenças, como doenças cardíacas e diabetes.

 

Nutricionistas Clínicos

Estes profissionais trabalham em ambientes médicos, como hospitais, consultórios médicos e clínicas. Eles são encarregados de fornecer terapia nutricional médica, um método terapêutico usado para tratar doenças adaptando a dieta de cada paciente. Nutricionistas clínicos trabalham com médicos e outros profissionais de saúde para desenvolver planos de refeições que forneçam a quantidade adequada de nutrientes aos pacientes com base em suas condições médicas. Nutricionistas clínicos também podem formular refeições para um tubo de alimentação, por exemplo, ou fornecer aulas de educação nutricional para pessoas que vivem com problemas de saúde.

 

Nutricionistas de Serviços Alimentares

Trabalham em refeitórios escolares, restaurantes e outros estabelecimentos que oferecem refeições em grande escala. Eles seguem as diretrizes dos locais onde atuam. Essas diretrizes podem ser em relação ao tamanho das porções, às opções de grupos de alimentos ou quanto à isenções de menu. Este profissional  também pode fazer auditorias de rotina e inspeções para garantir que os funcionários e chefs de cozinha estejam em conformidade com os padrões.

 

Nutricionistas Esportivos

Um nutricionista esportivo trabalha com atletas e treinadores para garantir o melhor desempenho atlético. Planos individuais são desenvolvidos com base nas necessidades nutricionais de cada atleta. Um nutricionista esportivo também colabora com instrutores esportivos para prevenir lesões e ajudar na recuperação de atletas. A escolha de nutrientes e a suplementação adequada são importantes para treinos, sessões práticas e jogos. Nutricionistas esportivos trabalham para escolas, universidades ou organizações profissionais. 

Referências:
athomecareandhospice.com
livestrong.com
greenfacts.org
britannica.com/Science
sahealth.sa.gov.au
healthcareers.nhs.uk