Quando se trata de saúde, todo amigo, parente ou vizinho tem uma resposta pronta ou uma receita caseira que “com certeza irá resolver seu problema”. Por exemplo: experimente dizer que sua visão está embaçada. Você receberá uma série de dicas caseiras sobre o que fazer.

Mas sabemos que não é bem assim, principalmente quando se trata da saúde dos olhos, que são estruturas muito delicadas do nosso organismo e que merecem cuidados especiais.

Então tenha cuidado! Ao menor sinal de qualquer problema com a visão procure imediatamente um oftalmologista. Ele é o profissional indicado para fazer o diagnóstico de doenças e prescrever o melhor tratamento.

Mas existem hábitos saudáveis bem seguros, que você pode incorporar na sua rotina, para cuidar da sua visão antes mesmo que apareça qualquer problema.

Além de uma alimentação saudável, atualmente existem bons suplementos no mercado que ajudam na saúde ocular. Eles são seguros e fáceis de incorporar na rotina. Saiba mais:  

O que a ciência tem a dizer

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Os efeitos positivos dos suplementos na visão e saúde ocular foram tema de estudos do National Eye Institute. Os estudos se concentraram em duas condições que afetam milhões de pessoas, a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e catarata.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) está associada principalmente ao envelhecimento, mas algumas formas de degeneração macular também afetam os mais jovens.  A DMRI ocorre quando há deterioração das células sensíveis à luz na área da mácula da retina.

Cataratas – é o embaçamento da lente natural do olho, o cristalino. Esta doença pode prejudicar sua capacidade de ver bem o suficiente para realizar tarefas diárias e piora com o tempo.

Conheça agora as substâncias presentes em bons suplementos que podem ajudar a melhorar a saúde ocular:

 

1 – Luteína e zeaxantina

A luteína e a zeaxantina são carotenoides. São pigmentos encontrados nas plantas e na sua retina. A suplementação desses pigmentos pode ajudar a aumentar sua densidade na retina. Eles também absorvem a luz azul e a ultravioleta de alta energia que pode danificar seus olhos;

 

2 – Ácidos graxos ômega 3

As células fotorreceptoras da sua retina contêm uma grande quantidade de ácidos graxos ômega 3. Acredita-se que o ácido docosahexaenóico (DHA), um tipo de ácido graxo ômega 3, pode ajudar no desenvolvimento de células da retina. Esta substância também pode contribuir para reduzir inflamações e ajudar as células da retina e da córnea a se regenerarem após os danos causados pela exposição à luz e pelo envelhecimento.

Vários estudos mostram que as pessoas que consomem mais ácidos graxos ômega-3, ácido eicosapentaenoico (EPA) e ácido docosahexaenoico DHA, são menos propensas a ter DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade).

Baixos níveis de ácidos graxos ômega 3 também estão associados à síndrome do olho seco e à retinopatia, uma doença que causa danos progressivos à retina.

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3 – Zinco

Também encontrado naturalmente em seus olhos, o zinco é um poderoso antioxidante que protege contra danos às células.  

 4 – Vitamina B1 (tiamina)

A vitamina B1 é essencial para a saúde dos seus olhos. Conhecida como uma das vitaminas B “antiestresse”, a vitamina B1 ajuda a reduzir inflamações.

Uma pesquisa inicial da Universidade do Texas também indica que ela pode ser eficaz no tratamento da uveíte, uma condição ocular inflamatória que pode levar à cegueira.

 5 – Vitamina C

Por ser um excelente oxidante, a vitamina C pode retardar a progressão da catarata.

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 Referências:

nei.nih.gov
nei.nih.gov/areds2/
ncbi.nlm.nih.go
coopervision.com.br
healthline.com