O outono chegou e com ele vem o ar mais frio e seco. Nessa época do ano, é preciso ter cuidados especiais com algumas doenças, principalmente aquelas que surgem quando a imunidade está mais baixa. As principais são as alergias, resfriados, gripes, faringites, sinusites e pneumonias que são transmitidas por vírus e bactérias.

Para evitar essas doenças, é importante que você evite lugares fechados, onde há aglomerações (isso predispõe a disseminação de patógenos pelo ar) e reforce seu sistema imune através de uma boa alimentação, exercícios físicos e uma boa limpeza na casa. Veja:

1 – Limpe bem e mantenha a casa arejada

A alergia aos ácaros é um problema comum durante todo o ano, mas pode desencadear alergias, principalmente no outono, período que costumamos ficar mais fechados em casa.  Os ácaros estão presentes principalmente na cama, carpetes, bichos de pelúcia e cortinas.

Para combater os ácaros, troque a roupa de cama semanalmente e ventile bem todos os ambientes. Na superfície dos móveis passe um pano úmido sempre que houver poeira. Se necessário, use capas antialérgicas para colchões, travesseiros e edredons;

2 – Procure um profissional da saúde

Cuidar da alimentação é o primeiro e mais imprescindível passo! Faça do nutricionista seu melhor amigo 🙂

Em caso de sintomas como tosse constante, coceira, vermelhidão nos olhos, secreção nasal, entre outros, procure um médico especialista como o alergologista ou imunologista. Como existem vários tipos de alergias, somente eles poderão detectar a causa precisa da sua alergia e lhe passar o melhor tratamento;

3 – Alimente-se bem

Alguns alimentos fortalecem o sistema imunológico, pois fornecem nutrientes necessários para a produção das células de defesa. São alimentos ricos em:

–  Vitamina C: como os cítricos, couve, brócolis;

– Betacaroteno: melhora a função do sistema imunológico como pêssego, melancia, milho, nabo, couve, batata, abóbora, beterraba, brócolis e aspargos;

–  Selênio: que pode ser encontrado no atum, carnes, cereais integrais e nozes;

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–  Óleo de coco: também é uma ótima opção pois é uma excelente fonte de ácido láurico, um tipo de gordura que é convertida em monolaurina no intestino. Pesquisas comprovaram que a esta substância tem propriedades antibacteriana, antiviral e antifúngica;

– Gorduras do bem: o consumo de gorduras saudáveis é essencial para a nossa saúde e a melhor delas é o ômega 3. Os ácidos graxos ômega 3 incluem o ácido alfa-linolênico (ALA) – encontrado na linhaça – o ácido eicosapentaenoico (EPA) e o ácido docosahexaenóico (DHA) – encontrados nos peixes selvagens de águas salgadas e profundas. Os ômegas 3 são considerados os tipos de gordura mais benéficas para a saúde humana, já que participam de inúmeros processos químicos importantes em nosso corpo, evitando diversas doenças degenerativas e mantendo a nossa imunidade lá em cima.

Própolis verde: o Artepillin-C é um flavonoide que tem uma elevada capacidade de ativar o sistema imune. Ele estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade. A melhor forma de extração da própolis verde para o consumo é o método Wax Free, que retira as impurezas presente na própolis, deixando apenas os componentes mais puros. O resultado é uma própolis mais pura e segura para consumo, apresentando alta concentração dos ativos que podem ajudar na manutenção da boa saúde, como os flavonoides;

4 – Pratique exercícios

Pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, descobriram que pessoas mais ativas têm menor probabilidade de sofrer com infecções nas estações mais frias. E mesmo as que ficam doentes, apresentam sintomas mais leves do que as pessoas sedentárias. Além disso, de acordo com a Harvard Medical School, os exercícios fortalecem o sistema imunológico da mesma maneira que uma dieta balanceada. Ou seja, a atividade física melhora a saúde como um todo, o que acaba por fortalecer a resposta imunitária;

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5 – Tome sol

A deficiência de vitamina D está ligada a distúrbios autoimunes. Ela ajuda a matar vírus, fungos e bactérias. O banho de sol ainda é a melhor fonte de vitamina D, recomenda-se de 20 a 30 minutos por dia de sol direto sobre a pele exposta.

Dica de saúde

Para aumentar ainda mais sua imunidade, você pode fazer uso de suplementos contendo óleos de coco e de orégano prensados a frio, que podem auxiliar a fortalecer o sistema imune graças às ricas propriedades antibacteriana, antifúngica e antiviral que apresentam.

A própolis verde é uma outra excelente alternativa de suplemento para fortalecer o sistema imune, clique aqui para saber mais!

E agora? Já está preparado para passar um outono saudável? Aproveite e passe essas orientações para sua família e amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

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