Sabia que sua despensa também pode servir como farmácia? É que alguns produtos naturais são verdadeiros remédios que podem ajudar a combater vários tipos de doenças. Quer um exemplo? O orégano!

Ele é muito mais que um simples tempero! A partir dele é possível extrair seu óleo (prensado a frio) que pode tratar e prevenir várias doenças, desde infecções até problemas digestivos e do coração. Isso porque entre seus principais compostos estão o carvacrol e o timol.

Mas o que são o carvacrol e o timol?

O carvacrol é um fenol monoterpênico tão potente que tem sido o foco de mais de 800 estudos referenciados no PubMed, um dos mais importantes banco de dados que reúne boa parte da literatura científica baseada em evidências.

Para lhe dar uma ideia de como o carvacrol é multifuncional, ele pode ajudar a reduzir e até reverter problemas de saúde comuns como: infecções bacterianas, infecções fúngicas e combater parasitas, vírus, inflamações, alergias, tumores, indigestão e cândida.

Já o timol, atua como um fungicida natural com propriedades antissépticas e antivirais. Ele atua no sistema imunológico ajudando a combater e prevenir resfriados e gripes e auxilia na recuperação destas doenças.

Veja outros benefícios do óleo de orégano que você deve começar a aproveitar agora mesmo!

1 –  É uma alternativa natural aos antibióticos

Ingerir óleo de orégano é uma excelente alternativa natural para proteger sua saúde. Seus ingredientes ativos ajudam a combater vários tipos de patógenos nocivos, incluindo bactérias, leveduras e fungos. Segundo um estudo publicado na revista Journal of Medicinal Food, em 2013, os óleos de orégano representam uma fonte abundante de substâncias antibacterianas naturais com potencial para uso em sistemas patogênicos.

O problema de usar antibióticos com frequência, é que eles não matam apenas as bactérias responsáveis por infecções, mas também as boas bactérias que precisamos para nossa saúde.

O “Wall Street Journal” publicou um artigo destacando os perigos que os pacientes podem estar correndo ao usarem antibióticos repetidamente.

O uso excessivo de antibióticos e a prescrição de medicamentos de amplo espectro (quando não são necessários) podem causar vários problemas como por exemplo tornar as drogas menos eficazes contra as bactérias, promovendo o crescimento de infecções resistentes aos antibióticos.

Além disso, eles podem eliminar as boas bactérias do corpo (probióticos), que ajudam a digerir alimentos, produzir vitaminas e proteger o corpo de infecções, entre outras funções.

2 –  Combate infecções e o crescimento das bactérias

Há evidências de que o óleo de orégano pode ajudar a combater várias cepas de bactérias que causam problemas de saúde comumente tratadas com antibióticos.

Em 2011, o Journal of Medicinal Food, publicou um estudo que avaliou a atividade antibacteriana do óleo de orégano contra cinco tipos diferentes de bactérias nocivas. Os resultados mostraram que o óleo de orégano tem propriedades antibacterianas significativas contra todas as cinco espécies estudadas.

A maior eficácia foi observada contra E. coli, o que sugere que o óleo de orégano pode ser usado para melhorar a saúde gastrointestinal e prevenir intoxicações alimentares letais.

Um estudo de 2013 publicado no “Journal of the Science of Food and Agriculture” concluiu que o óleo de orégano inibiu o crescimento de sete cepas de bactérias testadas.  

Outras evidências mostram que os compostos ativos do óleo de orégano (como timol e carvacrol) podem ajudar a combater dores de dente e dores de ouvido causadas por infecções bacterianas.

Outro estudo, publicado em 2005 no Journal of Infectious Diseases, concluiu que óleos essenciais de orégano (ou seus componentes) colocado no canal auditivo pode tratar, de forma eficaz, a otite média e aguda.  

3 – Ajuda a reduzir efeitos colaterais de remédios

oregano-beneficios-alem-da-cozinha-1Nos últimos anos, muitos estudos descobriram que um dos benefícios mais promissores do óleo de orégano é ajudar a reduzir os efeitos colaterais de remédios. Esses estudos dão esperança às pessoas que sofrem com os efeitos colaterais da quimioterapia ou do uso de drogas para doenças crônicas como artrite.

De acordo com estas pesquisas, publicadas no International Journal of Clinical and Experimental Medicine, o fenol contido no óleo de orégano pode ajudar a proteger contra a toxicidade do metotrexato em camundongos. O metotrexato (MTX) é um medicamento comumente usado para tratar várias doenças, desde o câncer até a artrite reumatoide, mas também é conhecido por ter efeitos colaterais perigosos.

Depois de avaliar a capacidade do óleo de orégano em manter esses fatores sob controle, os pesquisadores acreditam que isso se deva aos antioxidantes e às propriedades anti-inflamatórias desta planta.

Da mesma forma, pesquisas conduzidas na Holanda, mostraram que o óleo de orégano também pode prevenir o crescimento bacteriano no intestino grosso durante a terapia com ferro oral. Esta terapia pode causar uma série de problemas gastrointestinais como náusea, diarréia, constipação, azia e vômito.

4 – Ajuda a Tratar Problemas Digestivos

Vários dos compostos ativos encontrados no óleo de orégano podem ajudar na digestão, relaxando os músculos do trato gastrointestinal e também para equilibrar a proporção de bactérias boas a ruins no intestino.

O Timol, um dos compostos ativos do orégano, é semelhante ao mentol, encontrado no óleo de hortelã-pimenta. Como o mentol, o timol pode ajudar a relaxar os tecidos da garganta e do estômago, diminuindo a azia e desconforto depois da ingestão de alimentos. Isso porque ele equilibra as bactérias e combate o crescimento de levedura.

O óleo de orégano também pode ser usado como tratamento natural para o SIBO (Small Intestinal Bacterial Overgrowth) ou supercrescimento bacteriano do intestino delgado. O SIBO é um problema digestivo comum que causa gases, inchaço e intolerância a muitos alimentos contendo carboidratos.

Um estudo de 2014, publicado na Global Advances in Health & Medicine, encontrou evidências de que o uso de antimicrobianos herbais é tão eficaz quanto o antibiótico geralmente usado para o tratamento de SIBO.

5 – Pode controlar os radicais livres

oregano-beneficios-alem-da-cozinha-2

Estudos mostraram que, devido à sua alta concentração de antioxidantes, o óleo essencial de orégano pode ajudar a reduzir o dano oxidativo e ajudar na prevenção de mutagênese, carcinogênese e envelhecimento, isso devido às suas propriedades de eliminação de radicais livres.

Acredita-se que os radicais livres sejam um fator para desencadear condições crônicas comuns incluindo câncer, doenças cardiovasculares, distúrbios neurodegenerativos e toxicidade medicamentosa.

6 – Ajuda a desintoxicar o corpo

O óleo de orégano prensado a frio é rico em nutrientes, com alto teor de manganês, cálcio, ferro, vitamina K, fibras e uma ampla variedade de outros compostos orgânicos.

Isso o torna o nutriente ideal para a desintoxicação do corpo. Uma pesquisa publicada pela Food Science + Technology, mostrou que o orégano pode ajudar a função do fígado e acelerar o processo de eliminação de toxinas.

7 – É um remédio natural para gripes e resfriados

oregano-beneficios-alem-da-cozinha-3

Se o seu sistema imunológico estiver sob ataque do vírus do resfriado, gripe, ou infecções respiratórias, o óleo de orégano prensado a frio é um dos melhores remédios naturais para isso.

Isso se deve às suas propriedades expectorantes, anti-inflamatórias, antibacterianas, antissépticas e antioxidantes. Além disso, o óleo de orégano trata os sintomas e as infecções subjacentes que causam os sintomas irritantes.

8 –   Auxilia o Sistema Imunológico

Há muitas evidências de que o óleo de orégano prensado a frio é uma ferramenta poderosa para auxiliar o sistema imunológico, especialmente quanto à invasores externos.

Um estudo do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, revelou que este óleo tem uma ação tão forte contra os germes que pode facilmente derrotar a Salmonella.

Essas descobertas foram confirmadas por pesquisas do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Centro Médico da Universidade de Georgetown.

9 – Ajuda a melhorar o humor

oregano-beneficios-alem-da-cozinha-3

Estudos descobriram que alguns compostos presentes no óleo de orégano, incluindo o carvacrol e o timol, podem influenciar positivamente o sistema nervoso e a mente. A aromaterapia com óleo de orégano prensado a frio ajuda a melhorar o humor, reduzir o estresse e inibir disfunções emocionais.

10 – Pode retardar o envelhecimento

O combate ao envelhecimento está em alta nas pesquisas científicas. Este processo é intimamente ligado à oxidação e aos radicais livres, razão pela qual os antioxidantes são tão eficazes. Pesquisas mostram que o óleo de orégano prensado a frio oferece uma enorme quantidade de antioxidantes que podem ajudar na defesa contra esses aceleradores de envelhecimento.

11 – Ajuda no controle das alergias

Se você sofre de alergias ou tem sensibilidades à agentes ambientais, as propriedades calmantes do óleo de orégano prensado a frio podem ser úteis. Ele pode produzir um efeito sedativo na hipersensibilidade das alergias, o que acaba trazendo alívio. Também é bom como alternativa natural à medicamentos alopáticos.

13 – Ajuda na perda de peso

oregano-beneficios-alem-da-cozinha-4

Mais um benefício do óleo de orégano prensado a frio: ele pode ajudar a combater a gordura corporal indesejada. Isso porque seu principal componente, o carvacrol, modula os genes e reduz a inflamação no tecido adiposo. Em um estudo, os ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura  e rapidamente se tornaram obesos. Os animais que receberam carvacrol tiveram menor ganho de peso e até apresentaram níveis mais baixos de colesterol e triglicérides no sangue.

Como consumir óleo de orégano?  

oregano-beneficios-alem-da-cozinha-5

Para reunir todos esses benefícios do orégano para a saúde, a Vital Âtman desenvolveu um produto com óleo de orégano prensado 100% a frio, conservando todas as suas propriedades funcionais.  Trata-se do Vital Inib F, um suplemento em cápsulas de vitamina E com óleo de coco e óleo de orégano prensados a frio. Conheça tudo sobre o produto aqui!

Referências:
organicfacts.net
draxe.com
globalhealingcenter.com
healthline.com

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em Legumes, verduras e Frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.

 

Como escolher um bom ômega?

A grande missão da Vital Âtman é promover a saúde

Baixe gratuitamente o e-book: Como escolher um bom ômega?

Baixe nosso E-book grátis