Considerado um tempero na culinária do sul da Ásia e parte integrante da medicina chinesa e da Ayurveda há milhares de anos, o açafrão finalmente recebe a atenção que merece também no lado ocidental do globo. Conheça agora cinco benefícios do Açafrão e deliciosos motivos para usá-lo!

Esta pequena e poderosa especiaria vai muito além de adicionar sabor ao tempero  curry e dar à mostarda amarela sua cor brilhante. Açafrão, ou cúrcuma, como também é conhecido, é recheado com propriedades curativas graças à curcumina, seu ingrediente ativo. Este composto benéfico transforma o açafrão em uma potência nutricional, ajudando em tudo, desde reduzir o risco de doença cardíaca até manter nosso cérebro afiado.

Confira cinco motivos para adicionar açafrão à sua dieta.

  1. O açafrão reduz a inflamação de forma natural

Há uma razão pela qual as terapias alternativas se voltaram para o açafrão. É uma maneira natural de reduzir a inflamação no corpo. Como a inflamação é a causa subjacente das doenças crônicas, isso significa que o açafrão pode ajudar a nos proteger de doenças que vão do diabetes até às doenças auto-imunes. Provando que a natureza sabe o que está fazendo, pesquisas já verificaram que o açafrão é mais eficaz do que muitos medicamentos usados contra a inflamação, incluindo aspirina e ibuprofeno.

  1. A cúrcuma ajuda na prevenção da doença de Alzheimer

As propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias da cúrcuma já demonstraram aumentar a função cognitiva em pessoas com doença de Alzheimer. Isso ocorre porque a curcumina presente na cúrcuma é uma substância capaz de romper as placas* que se formam no cérebro de indivíduos com Alzheimer, melhorando a memória geral. Pacientes com Alzheimer que apresentavam irritabilidade, agitação e ansiedade, ao tomarem a cúrcuma regularmente, apresentaram atenuação desses sintomas, o que aumenta sua qualidade de vida de modo significativo.

  1. A cúrcuma protege contra doenças cardíacas

A cúrcuma trabalha silenciosamente nos bastidores para evitar o acúmulo de colesterol “ruim”, protegendo o corpo contra o acúmulo de placa, também conhecido como aterosclerose, que pode bloquear as artérias e eventualmente levar a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Além disso, a curcumina é capaz de reduzir o risco de insuficiência cardíaca e pode evitar ritmos cardíacos anormais.

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  1. Cúrcuma pode prevenir câncer

Embora seja necessária mais pesquisa, a capacidade da cúrcuma para prevenir ou tratar câncer é bastante promissora. Um pequeno estudo feito em pessoas com alterações pré-cancerosas descobriu que a curcumina parecia prevenir o desenvolvimento do câncer. E em ratos expostos a substâncias que causam câncer, aqueles tratados com açafrão foram protegidos contra câncer de cólon, pele e estômago.

  1. O açafrão ajuda na prevenção e no tratamento da diabetes

A cúrcuma, ou açafrão, também poderia ser a resposta na prevenção do desenvolvimento do diabetes. Um estudo clínico randomizado e controlado com placebo entre um grupo de pré-diabéticos deu aos participantes o extrato de curcumina ou um placebo por nove meses. No final do estudo, nenhum dos indivíduos que receberam curcumina desenvolveu diabetes tipo 2, embora 16 por cento do grupo placebo tenha feito. A cúrcuma também já foi verificada como sendo capaz de melhorar a função metabólica e reduzir o acúmulo de placa em pessoas com diabetes tipo 2, reduzindo o risco de doença cardiovascular.

É claro que o açafrão é fantástico para a nossa saúde. Mas quais são as melhores maneiras de aproveitar os benefícios desta especiaria? A cúrcuma é geralmente vendida como um pó no corredor de temperos e especiarias ou como uma raiz, que pode ser ralada como o gengibre.

Tente adicioná-la aos ovos ou temperar vegetais assados com ela. A cúrcuma é especialmente saborosa com couve-flor, feijão e batatas. Polvilhe-a sobre sopas ou use açafrão fresco em sucos ou chás verdes. Uma dica é misturar o açafrão cru em molhos de salada, fica uma delícia.

Agora conta pra gente aqui nos comentários, quais são as suas maneiras favoritas de usar a cúrcuma em seus pratos culinários?

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*placas: Conhecidas também como ateromas, que são placas compostas especialmente por lípideos e tecido fibroso, que se formam na parede dos vasos.
Fonte: http://www.foodmatters.com/