Quer ficar com a pele e os cabelos mais bonitos e saudáveis? Que tal começar a usar o óleo de coco? Entre os vários produtos naturais para a beleza, ele é um dos que trazem mais benefícios: hidrata, desintoxica e limpa a pele e dá força e brilho aos cabelos, além de atuar contra a caspa.  

Saiba mais sobre esse óleo e o que ele pode fazer pela sua beleza e saúde:

1 – Hidratante

O óleo de coco funciona muito bem para a hidratação da pele, em parte devido às gorduras saturadas que ajudam a evitar a perda de umidade através dos poros. Essas gorduras dão à pele um tom saudável, suave e uniforme.

Segundo a especialista em saúde e nutrição, Katrine van Wyk, de Nova York, “o óleo de coco tem um cheiro delicioso, é muito acessível e deixa minha pele nutrida e suave”.

2 – Esfoliante

Você pode fazer seu próprio esfoliante em casa, usando óleo e açúcar de coco: basta misturá-los na proporção de 1:1. Depois esfregue a mistura em seu rosto suavemente. Além de esfoliar, esta receita vai hidratar sua pele, removendo as células mortas. Esse procedimento pode ser feito de uma a duas vezes por semana.

3 – Óleo Corporal

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-3

Se a sua pele estiver muito seca, experimente passar o óleo de coco nas partes que mais sofrem com o frio, como cotovelo e joelhos. Você pode espalhar o óleo nas mãos e esfregá-lo para que ele se aqueça, isso vai ajudar no processo de hidratação.  

4 –  Trata feridas

Os ácidos graxos do óleo de coco: cáprico, caprílico e láurico, têm altas propriedades desinfetantes e antimicrobianas, o que pode ajudar a tratar e reduzir as lesões na pele. Experimente passá-lo nas lesões pois, além de cuidar, ele também pode proteger contra infecções.

5 – Hidrata as cutículas

Ao fazer as unhas, experimente esfregar óleo de coco nas cutículas. Além de afastar os germes, ele ajuda a soltar as cutículas, tornando-as mais fáceis de serem removidas.

Além disso, massagear o óleo de coco em suas cutículas (e a pele em torno de suas unhas) hidrata uma parte do corpo frequentemente negligenciada. Os benefícios? Você vai evitar que a pele fique rachada e ter unhas mais saudáveis.

6 – Desintoxica a pele

Para desintoxicar a pele e deixar que seu corpo e mente relaxem, experimente uma mistura de óleo de coco com sais de banho e use água quente. Para melhorar mais ainda a sensação de relaxamento, adicione gotas de seus óleos essenciais favoritos na mistura.

7 – Protege a pele do bebê

Usar óleo de coco na pele irritada alivia a dor, coceira e vermelhidão das assaduras. Com o tempo, ele também pode ajudar a manter essa irritação sob controle. Basta passar uma pequena quantidade na área afetada.

8 – Hidrata as mãos

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-1

Se lavar a louça está prejudicando suas mãos, o óleo de coco é um ótimo remédio. Para um resultado melhor ainda, esfregue óleo de coco sobre as mãos e depois a cubra com luvas para deixar a pele macia mais rapidamente.

9 – Limpa o rosto

Com suas propriedades antimicrobianas e hidratantes, o óleo de coco é ótimo para limpar seu rosto. Ele poderá matar possíveis bactérias, inclusive as que causam espinhas.

10 –  É repelente de insetos

Para manter os insetos afastados sem ter que recorrer a produtos químicos, experimente adicionar 230 ml de óleo de coco com 50 gotas de óleos essenciais como citronela, hortelã, erva-cidreira e cravo. Reaplique várias vezes durante o dia.

11 –  Remove a maquiagem

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-4

A área do olhos é bastante sensível e a retirada de maquiagem desse local pode deixá-la irritada. Para evitar que isso aconteça, use uma compressa de algodão ou pano quente embebido em óleo de coco. Faça movimentos suaves ao redor dos olhos e a maquiagem sairá facilmente. Além de limpar e retirar os cosméticos, essa região ficará hidratada.

12 –  Óleo de Massagem

Já pensou em fazer seu próprio óleo de massagem? É muito fácil: basta misturar o óleo de coco com várias gotas do seu óleo essencial favorito. Ao massageá-lo pelo corpo, ele vai aliviar dores musculares ao mesmo tempo em que desperta o sentido do olfato, como uma aromaterapia.

13 –  Hidratante noturno

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce-5

O óleo de coco é tão bom que pode agir na sua pele mesmo enquanto você estiver dormindo! Antes de deitar, aplique-o sobre o rosto para que a pele fique bem hidratada. Se sua pele for muito oleosa, use seu hidratante e adicione algumas gotas de óleo de coco. Durante o dia, você pode misturá-lo ao seu protetor solar para dar um brilho extra na pele.

14 –  Trata doenças da pele

O óleo de coco está sendo cada vez mais usado para o tratamento de eczema, psoríase e outras doenças.  Isso por causa de suas propriedades anti-inflamatórias. Um estudo recente descobriu que 46% dos pacientes com doenças de pele crônicas que usavam óleo de coco, tiveram uma excelente resposta no tratamento de sua condição, ao contrário de apenas 19% que usaram óleo mineral.

15 –  Ajuda a evitar e cuidar das estrias

Para prevenir e tratar as estrias (que ocorrem quando a elasticidade da pele muda, mais frequentemente após ganho, perda de peso ou gravidez) use o óleo de coco. Ele pode ajudar a prevenir estas linhas e, em alguns casos, até a reduzi-las.

16 –  Traz alívio para queimadura solar

Está com a pele vermelha pela exposição ao sol? O óleo de coco pode ajudar a tratar a vermelhidão e o ardor causados pela queimadura, além de reidratar a pele. Para não chegar a este ponto, lembre-se sempre de aplicar protetor solar antes de se expor ao sol.

E os cabelos?

voce-nao-vai-acreditr-no-que-o-oleo-de-coco-e-capaz-de-fazer-por-voce

1 –  Condicionador

O óleo de coco é livre de produtos químicos presentes em produtos comercializados para cabelo e é um excelente condicionador para todos os tipos de fios. De acordo com um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science, o óleo de coco  é o único óleo que reduz a perda de proteína.

É a perda de proteína no cabelo que deixa os fios secos e quebradiços. O ácido láurico, presente no óleo de coco, é capaz de penetrar na haste capilar, nutrindo os cabelos com vitaminas, minerais e ácidos graxos.

Para cabelos secos ou danificados, adicione algumas gotas de óleo de coco junto com seu condicionador. Ele vai melhorar a umidade aumentando os efeitos hidratantes para seu cabelo.

2 – Crescimento Capilar

O óleo de coco pode ser um ótimo aliado contra queda de cabelos. E mais: ele pode ajudar no crescimento dos fios. Isso porque o ácido láurico penetra na haste capilar, melhorando a saúde geral do cabelo.

Como fazer: massageie o couro cabeludo com óleo de coco suavemente por 10 minutos de 3 a 4 vezes por semana.

Depois, coloque uma touca de banho e deixe o calor do corpo agir por meia hora. Em seguida enxágue bem em água morna ou fria.

3 – Age contra a caspa

As pessoas usam o óleo de coco há centenas de anos para combater a caspa. Essa condição desagradável pode ser causada pela pele seca, sensibilidade aos produtos químicos em produtos capilares e infecções fúngicas semelhantes a leveduras.

Os ácidos graxos de cadeia média do óleo de coco, incluindo ácido láurico e ácido cáprico, têm fortes propriedades antivirais, antimicrobianas e antifúngicas que atacam o fungo e ajudam a matá-lo, bem como vírus e bactérias que podem estar em seu couro cabeludo.

Você sabia que o óleo de coco tinha tantos benefícios? Então comece agora mesmo uma rotina de beleza usando esse produto natural!

Lembre-se de repassar este conteúdo para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde e beleza é Vital!

Referências
draxe.com
prevention.com/beauty
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12715094
mayoclinic.org/diseases-conditions
www.organicfacts.net/health-benefits/oils/coconut-oil-for-skin

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em Legumes, verduras e Frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.