Quantos copos de água você toma por dia? Se você não sabe a resposta é porque provavelmente está tomando menos do que deveria.

Nosso corpo é formado por 65% de água e a sua ingestão é fundamental para a regular as funções do corpo e da mente, ou seja, sem água é impossível ter saúde.

Mas como saber a quantidade de água que devo tomar por dia? É simples! Faça o seguinte cálculo: multiplique seu peso por 35 e você terá a resposta. Por exemplo, se você pesa 70 kg, multiplique 70 X 35, o que é igual a 2.450 ml ou seja, 2 litros e 450 ml de água por dia!

Sabemos que no dia a dia é difícil lembrar de tomar água, mas, no dia 22 de março, Dia Mundial da Água, vamos te ensinar algumas dicas de nutricionistas para ingerir mais água e ter mais saúde. Veja:

1 – Adicione um sabor!

voce-esta-bebendo-agua-em-quantidade-suficiente

Para deixar a água saborosa, adicione ervas frescas ou rodelas de limão. Mas tem um truque: misture suas ervas com uma colher de pau para realçar o sabor. Se for usar limão ou laranja retire as cascas, pois elas dão um sabor amargo.

2 – Transforme sua garrafa de água em um “timer”

Pegue sua garrafa de água e marque linhas nela para que você saiba exatamente se está bebendo a quantidade necessária distribuída ao longo das horas. Por exemplo, tenha uma marca que diz que faltam 400ml para você completar o período da manhã.

3 – Tenha água sempre “à mão”

voce-esta-bebendo-agua-em-quantidade-suficiente-1

Ter uma garrafinha de água ao lado do computador e no criado mudo vai lembrá-lo de beber mais água. Você também pode adquirir o hábito de beber água sempre que for fazer alguma atividade. Por exemplo: termine a sua garrafa de água antes de sair do carro para ir trabalhar, ou não saia para o almoço sem terminar o copo de água na sua mesa.

4 – Beba, não engula

Resista à tentação de beber tudo de uma vez para consumir a quantidade necessária de água mais rápido. O ideal é beber vários goles durante o dia. Além disso, o corpo absorve melhor o líquido quando é ingerido dessa forma.

5 – Use seu smartphone

Existem aplicativos de hidratação gratuitos que facilitam muito a sua vida. Eles te lembram os horários e a quantidade que deve ser ingerida ao longo do dia.

6 – Beba água antes das refeições

voce-esta-bebendo-agua-em-quantidade-suficiente-2

Adquira o hábito de beber alguns copos de água meia hora antes das refeições. É uma maneira fácil de se lembrar de beber, e a água em seu estômago reduzirá seu apetite e o ajudará a comer um pouco menos.

Um estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, revelou que pessoas que beberam aproximadamente 500 ml de água antes de cada refeição, perderam 1,5 kg em 12 semanas.

Se você ainda não se convenceu que precisa beber água, conheça seis benefícios desse hábito:

1- A água ajuda a maximizar o desempenho físico

voce-esta-bebendo-agua-em-quantidade-suficiente-3

A desidratação pode levar a alterações no controle da temperatura corporal, redução da motivação, aumento da fadiga e tornar o exercício muito mais difícil, tanto física quanto mentalmente. (1)

A hidratação ideal evita que isso aconteça e pode até reduzir o estresse oxidativo que ocorre durante o exercício de alta intensidade. Isso porque os músculos têm cerca de 80% de água.

Então, se você se exercita intensamente e tende a transpirar, a hidratação pode ajudá-lo a ter um melhor desempenho físico.

2- A hidratação tem um efeito importante nos níveis de energia e na função cerebral

Seu cérebro é fortemente influenciado pelo estado de hidratação do corpo. Estudos mostram que mesmo a desidratação leve (cerca de 1 a 3% do peso corporal) pode prejudicar muitos aspectos da função cerebral.

Um estudo com mulheres jovens, mostrou que a perda de fluido de 1,36% após o exercício prejudicou tanto o humor quanto a concentração e aumentou a frequência de dores de cabeça (3).

Outro estudo semelhante, desta vez em homens jovens, mostrou que a perda de líquido de 1,59% foi prejudicial para a memória e aumentou os sentimentos de ansiedade e fadiga (4).

3 – A água potável pode ajudar a prevenir e tratar dores de cabeça

voce-esta-bebendo-agua-em-quantidade-suficiente-5

A desidratação pode desencadear dores de cabeça e enxaquecas em alguns indivíduos (14, 15). Vários estudos mostraram que a água pode aliviar dores de cabeça naqueles que estão desidratados (5).

4 – Beber mais água pode ajudar a aliviar a constipação

A constipação é um problema comum, caracterizado pelo intestino preso e dificuldade de evacuação.

O aumento da ingestão de fluidos é altamente recomendado como parte do protocolo de tratamento. (6)

5 – A água potável pode ajudar a tratar pedras nos rins

voce-esta-bebendo-agua-em-quantidade-suficiente-6

Pedras urinárias são aglomerados dolorosos de cristais minerais que se formam no sistema urinário. A forma mais comum são as pedras nos rins e há evidências de que a ingestão de água pode ajudar a prevenir a recorrência em pessoas que já tiveram cálculos renais (7).

A maior ingestão de líquidos aumenta o volume de urina que passa pelos rins, o que dilui a concentração de minerais, de modo que é menos provável que eles se cristalizem e formem pedras.

6 – Beber mais água pode ajudar na perda de peso

Isso porque a água pode aumentar a saciedade e aumentar a taxa metabólica. Em dois estudos, beber meio litro de água aumentou o metabolismo em 24-30% por até 1,5 horas (8).

Isso significa que beber 2 litros de água todos os dias pode aumentar seu gasto total de energia em até 96 calorias por dia.

Fontes:

1 – Universidade da Carolina do Norte (EUA);

2 – Departamento de Educação Física da Coréia do Sul;

3 – Universidade de Connecticut (EUA);

4 – Instituto do Exercício de Dallas, Texas (EUA);

5 – Hospital de Neurologia e Neurocirurgia de Londres (Reino Unido);

6 – Artigo publicado na revista “Nature”;

7 – Faculdade de Medicina da Indonésia;

8 – Faculdade de Medicina de Berlim (Alemanha).

Agora que você está mais consciente sobre a importância da hidratação, repasse esse conteúdo para seus amigos para que eles também possam se beneficiar dessas informações, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
healthline.com/nutrition
prevention.com/food-nutrition
ncbi.nlm.nih.gov
nature.com/articles
inaactamedica.org
A Própolis Verde e Suas Propriedades

Conheça os principais benefícios do chamado Ouro Verde da Natureza em um único e-book

Baixe gratuitamente o e-book: A Própolis Verde e Suas Propriedades

Baixe nosso E-book grátis