Muito se fala da vitamina D3 mas será que ela também pode melhorar o desempenho dos atletas?

Nesse blog post você vai saber como isso é possível, mas antes vamos falar um pouco sobre esta vitamina.

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D3 é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.

Sua principal função é a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da interação com a paratireóide, rins e intestino.

Além disso, ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Mas como ela pode melhorar o desempenho dos atletas?

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Ultimamente os cientistas começaram a reconhecer que mesmo atletas jovens e saudáveis podem ser afetados por deficiências de vitamina D3, e estão investigando o papel que essa vitamina pode ter no desempenho e na lesão.

Já em 1940 e 1950, uma pesquisa alemã sugeriu que a luz ultravioleta melhorou o desempenho atlético de atletas. Eles tiveram melhor desempenho nos meses de verão (quando expostos a mais luz UV) do que no inverno.

Mais recentemente foi um estudo com bailarinas profissionais. Elas tomaram 2000 UI de vitamina D3 (em forma de suplemento) por quatro meses e tiveram um desempenho melhor e sofreram menos lesões.

Em outro estudo recente, publicado em “HansIndia”, os pesquisadores compararam os níveis de vitamina D3 aos níveis de aptidão respiratória medidos por um teste com 2.000 adultos de 20 a 49 anos.

Eles descobriram que as pessoas com mais vitamina D no organismo tinham níveis de aptidão respiratória 4,3 vezes maiores do que aqueles com menor quantidade dessa substância.

Uma outra pesquisa, publicada em “Outside” mostrou que a suplementação com a vitamina pode melhorar a força muscular, o poder e o tempo de recuperação dos atletas.

O estudo foi feito com jogadores de futebol que tomaram uma dose de 5.000 UI por dia durante oito semanas.

Estes suplementos foram relacionados a sprints mais rápidos e saltos mais altos. Em outro estudo com 14 remadores, uma dieta diária de 6.000 UI pareceu aumentar a captação máxima de oxigênio dos atletas, que é uma medida da capacidade do corpo de usar oxigênio e, assim, gerar energia.

Mas como obter vitamina D3?

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Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D3 é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles.

O sol também é uma boa fonte dessa vitamina, mas nem sempre estamos dispostos ou temos tempo de passar de 10 a 15 minutos no horário correto e seguro, que é antes das 10h ou após às 16h.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

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Referências
Barker, T., Henrikesne, V. T., Martins, T. B., Hill, H.R., Kjeldsberg, C.R., Schneider, E. D., Dixon, B. M., & Weaver, L.K. (2013, maio). Maiores concentrações séricas de 25-hidroxivitamina D associam-se a uma recuperação mais rápida da força muscular esquelética após lesão muscular. Nutrientes 5: 1253-1275; doi: 10.3390 / nu5041253.
thehansindia.com
outsideonline.com
precisionnutrition.com
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