As férias de final de ano estão chegando e a pergunta que não quer calar é: você já programou a sua viagem?

Muito mais de que uma pausa no trabalho ou estudos, viajar proporciona inúmeros benefícios para o corpo e mente. Veja:

  

1- Aumenta a criatividade

Como a criatividade está relacionada à neuroplasticidade, nosso cérebro é sensível às mudanças quando influenciado por novos ambientes e experiências. De acordo com Adam Galinsky, da Escola de Negócios da Colômbia, a chave para obter um impulso na criatividade é mergulhar na cultura local; com a mente aberta é possível adotar maneiras diferentes de viver e mudar sua perspectiva de vida. Viajar é uma ótima maneira de praticar a atenção plena e, quanto mais você puder usá-la, melhor.

 

2 – Tira você da zona de conforto

 viajar-faz-bem-a-saude-4

Viajar, especialmente para um país estrangeiro, pode fazer com que você saia da sua zona de conforto. Isso porque é preciso se adaptar às diferenças e esse desafio reforça a dimensão de “abertura” da sua personalidade, de acordo com pesquisadores. E mais: essa adaptação pode deixar você menos emocionalmente reativo às mudanças do dia a dia, melhorando a estabilidade emocional. Além disso, conhecer pessoas novas também pode ajudar na sua aceitação, dependendo do tamanho da sua rede social atual.

VEJA TAMBÉM: CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DO CONTATO COM A NATUREZA PARA O CORPO E MENTE  

3 – Alivia o estresse

viajar-faz-bem-a-saude-2

No nosso dia a dia estamos constantemente ocupados geralmente com as mesmas tarefas em uma rotina e, às vezes, parece que estamos vivendo todos os dias repetidamente. Viajar é uma ótima maneira de escapar do estresse e dos compromissos da vida cotidiana, pois é uma experiência que oferece novidades e mudanças na forma de novas pessoas, visões e experiências.

Viajar não é apenas conhecer novos lugares, mas sim fugir dos antigos que têm um impacto negativo em nossas vidas. As férias também podem nos ajudar no gerenciamento do estresse, pois nos afastam dos lugares e atividades que contribuem para as preocupações.

 

4 – Benefícios antes mesmo da viagem

Os efeitos de uma viagem não são sentidos apenas durante e após o acontecimento dela. Na verdade, a expectativa de sair de férias pode melhorar o humor. As pessoas ficam mais felizes quando planejam férias, segundo um estudo da Universidade de Surrey (Reino Unido), e também são mais positivas sobre sua saúde, situação econômica e qualidade de vida em geral.

Um estudo da Universidade de Cornell também descobriu que temos mais felicidade ao antecipar uma experiência de viagem em comparação à perspectiva da compra de um bem material.

VEJA TAMBÉM: COMO SER FELIZ: 15 PASSOS QUE PODEM MUDAR SUA VIDA! 

 

5 – Fortalece os relacionamentos

viajar-faz-bem-a-saude-3

Compartilhar experiências de viagem com sua família pode fortalecer seu relacionamento com ela, de acordo com uma pesquisa da “US Travel Association”.  Para os casais uma boa notícia: a pesquisa mostrou que as viagens têm efeitos a longo prazo, como uma maior proximidade e percepção de interesses e objetivos comuns e também ajudam a manter os relacionamentos.  

 

Já se convenceu? Então é só escolher o destino, arrumar as malas e se preparar para ter mais qualidade de vida!

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital! 

 

Referências:
 theatlantic.com/health
psycnet.apa.org/record
lifehack.org
journals.sagepub.com
ustravel.org
psychcentral.com