Verão chegando: dicas incríveis para cuidar da sua pele!

Com a chegada do verão nossa pele fica bem mais exposta ao sol. Com o calor usamos mais bermudas, camisetas cavadas e roupas leves. Além disso, as altas temperaturas são um convite para banhos de mar e piscina. Tudo isso é ótimo, mas é preciso ter muito cuidado com a pele, pois a radiação solar pode causar manchas, rugas e até câncer de pele.
Share on facebook
Share on twitter

Com a chegada do verão nossa pele fica bem mais exposta ao sol. Com o calor usamos mais bermudas, camisetas cavadas e roupas leves. Além disso, as altas temperaturas são um convite para banhos de mar e piscina.

Tudo isso é ótimo, mas é preciso ter muito cuidado com a pele, pois a radiação solar pode causar manchas, rugas e até câncer de pele.

Nesse blog post você vai saber quais cuidados tomar com a pele, cabelos e como deve ser a alimentação nesse período para que você curta o verão com bastante saúde.

Pele e os cabelos

1 – Proteja a pele do sol

A exposição aos raios solares ultravioleta como o UVA e UVB podem causar envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e até mesmo câncer de pele. Então é preciso tomar cuidado!

Use sempre o protetor solar com o FPS (Fator de proteção solar) de no mínimo 30 e reaplique-o sempre que transpirar muito ou entrar no mar ou piscina.

Evite a exposição ao sol entre as 10h e às 16h e lembre-se sempre de proteger os olhos com óculos de sol de boa qualidade.

Sempre que possível fique sob o guarda-sol e use chapéu, boné ou outro acessório para proteger o rosto, que é uma das partes do corpo mais atingidas pelo sol.

2 – Cuide dos seus cabelos

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele

Assim como a pele, os cabelos e o couro cabeludo também sofrem com a ação do sol, do cloro da piscina e da água do mar.

Para proteger os fios, assim que sair do mergulho, lave o cabelo com água mineral e depois use um produto específico com FPS.

Pessoas calvas devem ter cuidados extras como usar protetor solar e boné ou chapéu.

Quando chegar em casa, evite banhos muito quentes, eles podem desidratar os fios e também a pele e ainda aumentar a oleosidade. Prefira banhos frios e evite o uso de secador ou chapinha.

3 – Use hidratantes

No corpo, o ideal é usar o hidratante assim que sair do banho, quando a pele ainda está úmida.  Os produtos mais indicados são aqueles que contém ácido hialurônico, ureia, vitamina E e manteiga de karité.

Dê atenção especial às áreas que costumam ficar mais ressecadas como joelhos, pés e cotovelos.

Já o rosto pede produtos específicos para esta área, que é mais delicada.

Após a aplicação do hidratante, passe novamente o filtro solar.

4 – Faça esfoliação

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-1

É uma ótima prática para deixar a pele mais uniforme, estimular a circulação e combater cravos, espinhas e pelos encravados.

A melhor hora para fazer isso é durante o banho, pois os poros estão mais abertos.

Mas atenção! Não exagere: a esfoliação deve ser feita a cada quinze dias, não menos do que isso e mais: deve ser evitada por pessoas que têm a pele muito seca.

Lembre-se que neste caso também existem produtos específicos para corpo e rosto.

5 – Cuidado com os produtos!

Os peelings químicos, cremes, esfoliantes e outros produtos que contenham ácidos glicólicos e retinoides não devem ser usados se você for se expor ao sol: esses tratamentos podem deixar sua pele mais sensível ao sol e causar mais danos à sua pele.

6 – Opte pela maquiagem mineral

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-2

É uma ótima opção em uma época do ano em que sua pele está mais exposta aos danos. Isso porque a maquiagem mineral é bem mais suave que a convencional e dá uma sensação de leveza e cremosidade à pele.

Por ser mais suave, também é menos propensa a causar alergias e irritações.

E como deve ser a alimentação?

Não é apenas o sol que pode envelhecer a sua pele. A dieta influencia na saúde dos tecidos em nível celular e, como é o nosso maior órgão, é também o primeiro a demonstrar deficiência de nutrientes. Então o que fazer?

Nessa época do ano sua pele precisa de muita hidratação, vitaminas e minerais para se manter saudável, então consuma muito líquido, frutas frescas e verduras.

Dica: alimentos ricos em antioxidantes e proteínas, como produtos frescos, peixes e ovos, podem estimular o crescimento de colágeno, o que mantém a pele elástica e ajuda a prevenir rugas.

Veja agora alguns alimentos que não podem ficar de fora do cardápio!

1 – Beba muita água

O sol pode desidratar sua pele e fazer você transpirar mais, então mantenha-se hidratado bebendo bastante água. A quantidade varia de acordo com o peso, que deve ser multiplicado por 35 ml, ou seja, alguém que pesa 80 quilos deve tomar 2,8 litros de água por dia (cerca de 14 copos);

2 – Salmão selvagem

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-3

Alimentar-se de peixe na praia é uma delícia e uma ótima opção é o salmão. Os ácidos graxos ômega 3 presentes neste peixe ajudam a melhorar a saúde da pele e dos cabelos.

3 – Água de coco

Em vez de consumir bebidas esportivas carregadas de açúcar, opte pela obtenção de eletrólitos da água de coco. Seu poder hidratante e sua dose de potássio ajudam a fornecer mais nutrientes e oxigênio à pele, aumentando a circulação.

4 – Melancia

Este símbolo do verão é composto por cerca de 90% de água, o que ajuda a hidratar o corpo. Além disso é rico em vitamina C, necessário para a produção de colágeno. E mais: suas propriedades antioxidantes combatem os radicais livres, o que ajuda a evitar sinais de envelhecimento.

5 – Frutas vermelhas

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-4

Produtos frescos como amoras, framboesas e morangos são deliciosos. Eles também são ricos em antioxidantes, que podem proteger a pele dos efeitos nocivos do sol.

6 – Abacaxi

Junto com vitaminas e minerais, esta fruta tropical contém bromelaína, que pode ajudar a combater inflamações como queimaduras solares bem frequentes nessa época.

7 – Cítricos

A ingestão de frutas cítricas como laranjas, toranjas, limões e limas são ótimas para a pele. Sua vitamina C e aminoácidos, como prolina e lisina, desempenham um papel na produção de colágeno, o que pode manter a aparência da pele jovem.

8 – Pepino

verao-chegando-dicas-incriveis-para-cuidar-da-sua-pele-5

Você já deve ter visto pepino sendo usado sobre os olhos para evitar o inchaço, certo? Mas como como o pepino também é composto principalmente de água, ele pode ajudar a hidratar o corpo e a pele.

Seguindo estas recomendações você irá aproveitar seu verão de forma bem mais saudável. Aproveite e repasse esse conteúdo para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Licopeno

Licopeno: um poderoso antioxidante

Algumas substâncias contidas nos alimentos podem nos ajudar a envelhecer melhor e com mais saúde, uma delas é o licopeno. Você pode até achar esse