Você costuma tomar sol? Em um país ensolarado e quente como o nosso, estamos constantemente expostos aos raios solares.

A grande vantagem disso é que nosso corpo consegue converter os raios do sol em vitamina D. Mas como isso acontece? Por quanto tempo devo me expor ao sol? Existem outras formas de obter esse nutriente?   

Para responder a esta e outras perguntas, começa agora um guia completo sobre a vitamina D. Ele será dividido em quatro partes que serão publicadas periodicamente neste blog.

Neste você vai saber o que é a vitamina D e como obtê-la. Os próximos vão abordar os benefícios para a saúde, quais alimentos contém esse nutriente e quais os sintomas da deficiência dessa vitamina para o organismo.

Vamos começar?

O que é a Vitamina D?

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-vitamina-d

Também conhecida como vitamina do sol, a vitamina D é um pró-hormônio produzido a partir da ação do raio ultravioleta B na pele. Por ser uma vitamina lipossolúvel, além do sol ela precisa de gordura para ser absorvida.

Sua principal função é a regulação da homeostase do cálcio, formação e reabsorção óssea, através da interação com a paratireoide, rins e intestino.

Além disso, ela é essencial para bom funcionamento de diversas funções no nosso corpo, incluindo a saúde cardiovascular, melhora da imunidade, prevenção de doenças crônicas e até melhora da saúde mental.

Dica:

Vale lembrar que o excesso de exposição ao sol pode provocar sérios problemas como por exemplo, o câncer de pele.

Além disso, esta exposição deve ser de, no mínimo, 15 minutos e de, no máximo, uma hora, dependendo do tipo de pele. Isso porque quanto mais escura a pele, maior a quantidade de melanina, o que ajuda a inibir a quantidade de penetração de raios UVB.

Como nosso organismo produz vitamina D através do sol?

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-vitamina-d-1

Antes é preciso saber que existem duas principais formas deste nutriente: a vitamina D2 (ergocalciferol) e a vitamina D3 (colecalciferol).

Nosso corpo produz vitamina D convertendo a luz do sol em substâncias químicas usadas pelo organismo. Em particular, quando raios solares UVB atingem a pele, uma substância na pele chamada 7-desidrocolesterol é convertida em vitamina D3. No fígado, a vitamina D3 é transformada em 25 hidroxi-vitamina D.  

O 7-dehidrocolesterol ou o colesterol da nossa pele (muito semelhante ao próprio colesterol) converte a “previtamina D” em vitamina D3.

A vitamina D viaja pelos rins, fígado e na corrente sanguínea e depois é convertida em uma substância biologicamente ativa chamada calcitriol, que aumenta a absorção de cálcio pelo intestino.

No corpo, a vitamina D se transforma em hormônio dentro do corpo, particularmente um secosteróide, um precursor de um hormônio esteróide.

Dessa forma ela consegue atuar de forma benéfica em nossa estrutura esquelética e também nossa pressão sanguínea, imunidade, humor, função cerebral e capacidade de nos proteger do câncer. Esta conclusão é de um estudo da Universidade de Boston (EUA).

Como obter a vitamina D?

tudo-o-que-voce-precisa-saber-sobre-a-vitamina-d-2

Além da exposição ao sol, alguns alimentos contêm esta vitamina. Entretanto a forma mais segura e prática de obter vitamina D é através de bons suplementos. Eles já vêm com a dose certa nesse nutriente, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

O problema dos alimentos é que, para obter a quantidade diária ideal para que o corpo obtenha os benefícios, seria preciso ingerir uma grande quantidade deles. Imagine você ingerindo, todos os dias, grandes porções de ostras, cogumelos ou fígado bovino?  

O sol também é uma boa fonte dessa vitamina, mas nem sempre estamos dispostos ou temos tempo de passar de 10 a 15 minutos no horário correto e seguro, que é antes das 10h ou após às 16h.

Por isso os suplementos são a melhor escolha! Mas atenção! Antes de comprar o produto, verifique se a empresa é idônea e se está há bastante tempo no mercado, afinal é sua saúde que está em jogo.

Gostou deste conteúdo? Aproveite para repassá-lo para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
draxe.com
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
Como escolher um bom ômega?

A grande missão da Vital Âtman é promover a saúde

Baixe gratuitamente o e-book: Como escolher um bom ômega?

Baixe nosso E-book grátis