O salmão, aquele peixe delicioso de cor característica você já conhece, mas sabe desde quando ele é consumido?

Há mais de cinco mil anos a tribo indígena norte-americana Nisqually já consumia este peixe.

O salmão também desempenhou um papel central em muitos aspectos da espiritualidade e da religião.

Ele foi considerado sagrado para as tribos nativas americanas e acredita-se que ele tenha orientado o povo nativo a desenvolver um forte respeito pelo equilíbrio do ecossistema.

A carne do salmão era comumente consumida, mas eles também tinham o cuidado de não deixar que outras partes fossem desperdiçadas, usando a pele para fazer roupas e os ossos para brinquedos.

O salmão também é frequentemente apresentado na mitologia e pode ser encontrado em muitas histórias antigas celtas, irlandesas, nórdicas e galesas.

E atualmente?

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer

Nos últimos anos, os pesquisadores têm estudado os benefícios que o salmão pode proporcionar para a saúde.

Entre eles estão a capacidade de melhorar a saúde do coração, da função cerebral e redução da inflamação, melhorando a saúde geral.

Mas atenção! Para garantir todos os benefícios do salmão para a sua saúde, é fundamental que ele seja selvagem ou seja, capturado na natureza e não criado em cativeiro.

Isso porque o salmão selvagem é rico em ômega 3!

Conheça melhor os benefícios da ingestão de salmão selvagem

1 – Pode melhorar a saúde óssea

Pesquisas recentes de Universidade de Ohio (EUA) sugerem que os ácidos graxos ômega-3 encontrados no peixe ou óleo de peixe podem ajudar a melhorar a saúde óssea e controlar a osteoporose.

Eles também observaram que mulheres com níveis mais altos de ácidos graxos ômega-3 no sangue tiveram menos fraturas de quadril.

2 – Ajuda no funcionamento da função cerebral

Alimentos ricos em ômega-3 podem aumentar a eficiência de várias funções cerebrais, incluindo a memória. Esta foi a conclusão de um estudo da Universidade de Liverpool (Reino Unido).  

Segundo os pesquisadores da Universidade de Israel, os ácidos graxos ômega-3 também podem aliviar a inflamação para proteger o sistema nervoso do estresse oxidativo e dos danos relacionados à idade.

Além disso, segundo pesquisas da Universidade dos Países Baixos, ele pode agir como um antidepressivo e ajudar a prevenir e tratar a doença de Alzheimer e os sintomas do Parkinson.

3 – Pode ajudar a prevenir o TDAH em crianças

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-2

Pesquisas mostram que as crianças que comem regularmente salmão selvagem também obtém os mesmos benefícios que os pais.

Vários estudos sugerem que alimentar crianças com salmão selvagem pode ajudar a prevenir os sintomas de TDAH e melhorar o desempenho acadêmico. Estas informações são da Universidade dos Países Baixos.

4 – Pode melhorar a saúde do coração

Como o salmão é rico em ácidos graxos ômega-3, o consumo regular deste peixe pode ajudar a reduzir a inflamação sistêmica e o risco de aterosclerose, hipertensão e derrame. Esta foi a conclusão de pesquisas da Universidade de Munique, Alemanha.

5 – Pode contribuir para a melhora da visão

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-3

Segundo pesquisas da Universidade de Birmingham (Reino Unido), a ingestão de salmão pode ajudar a aliviar a síndrome do olho seco e os sintomas de degeneração macular relacionados à idade.  

De acordo com um artigo publicado em “Investigative Ophthalmology & Visual Science” os ácidos graxos ômega-3 melhoram a drenagem do fluido intraocular dos olhos e diminuem o risco de glaucoma e da pressão ocular alta.

Além disso, os ácidos graxos ômega-3 encontrados no salmão selvagem também são essenciais para o desenvolvimento ocular em bebês.

6 – Pode melhorar a saúde da pele

Por causa dos altos níveis de ômega-3, o consumo de salmão selvagem pode ajudar a proporcionar uma pele mais brilhante e hidratada.

Além disso, os antioxidantes encontrados no salmão selvagem podem reduzir muito os efeitos dos danos dos radicais livres, que contribuem para o envelhecimento da pele. As informações são de um estudo publicado em “Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition”.

7 – É coadjuvante no combate ao desenvolvimento do câncer

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-5

Qualquer discussão sobre os benefícios para a saúde do salmão selvagem rico em ômega 3 não seria completa sem mencionar os efeitos baseados em evidências que esse superalimento pode ter sobre o câncer.

Dos 2.500 estudos científicos publicados um ponto é claro: os ácidos graxos ômega-3 podem ter um efeito profundo não apenas na prevenção do câncer, mas também no combate ao crescimento e desenvolvimento do tumor.

Mais benefícios

O salmão selvagem é apreciado pelo seu impressionante perfil nutricional e propriedades promotoras de saúde em vários tipos de medicina holística, incluindo Ayurveda e Medicina Tradicional Chinesa.

Em uma dieta ayurvédica, o salmão tem um efeito tamásico, o que significa que pode ajudar a promover o descanso e saciedade.

Já de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, acredita-se que o salmão selvagem pode ajudar a tonificar o sangue e melhorar o fluxo de energia através do corpo.

Mas se eu não gostar de peixe?

sete-beneficios-do-salmao-que-voce-precisa-conhecer-6

Se você não gosta de peixe ou acha difícil inserir este alimento nesta dieta, opte por bons suplementos de ômega 3.

Os bons produtos existentes no mercado garantem que você faça a ingestão diária necessária de ômega 3 para que você possa obter todos os benefícios listados acima.

Além disso, para obter o ômega 3 necessário através da dieta com peixe, é preciso ingerir uma grande quantidade desse alimento todos os dias, o que pode ser inviável.

Se você quer começar a ingerir ômega 3 através de suplementos, preparamos um guia com tudo o que você precisa saber para escolher o produto!

Gostou deste conteúdo? Então repasse-os para seus amigos e familiares para que eles também possam se beneficiar do ômega 3!

Referências
ncbi.nlm.nih.gov
iovs.arvojournals.org
draxe.com
Como escolher um bom ômega?

A grande missão da Vital Âtman é promover a saúde

Baixe gratuitamente o e-book: Como escolher um bom ômega?

Baixe nosso E-book grátis