Regeneração x Degeneração – qual é o segredo da juventude?

Share on facebook
Share on twitter

Qual é o segredo para se manter jovem? Estamos todos procurando o caminho para a fonte da juventude, mas quais instruções devemos seguir? Super modelos aconselham um alto consumo de água, gurus espirituais aconselham a  meditação, os franceses são convincentes sobre o vinho tinto… existem inúmeras dicas de beleza e truques, mas em que você acredita?

Uma dieta equilibrada e exercício físico regular são fundamentais; boas horas de sono e monitorar os níveis de estresse também é importante, mas tudo se resume em manter as células saudáveis.

A cada dia milhares de milhões de células morrem em seu corpo e são substituídas por novas:

  • Seu fígado é substituído a cada cinco meses
  • Sua pele é substituída a cada quatro semanas
  • Até mesmo o tecido do seu coração é substituído
  • Algumas pesquisas afirmam que as células do cérebro também regeneram-se constantemente

A qualidade das suas novas células depende do material que está disponível para sua regeneração, onde é comprovado que a nutrição vem de dentro para fora. Se você nutrir seu corpo com alimentos saudáveis, embalado com vitaminas e minerais, as novas células que estão sendo formadas podem realmente ser mais fortes e mais saudáveis do que as células antigas que nunca foram. Isso é chamado de regeneração!
É aí que reside a fonte da juventude. Se você alimentar o seu corpo mal, com alimentos pobres em nutrientes, as novas células serão inferiores – isso é chamado de degeneração.

Há sempre um foco na pele quando falamos de estar mais jovem, e ao mesmo tempo uma boa dieta focada nos cuidados da pele ajuda, existem certos nutrientes que certamente fazem melhorar a aparência da pele. Colágeno é um dos principais. Extrato de semente de uva, óleo de amêndoas, biotina, vitamina B5, zinco e vitamina C também contribuem para a pele saudável.

Então, suas células estão regenerando ou degenerando?

5 coisas que aceleram a degeneração celular e envelhecimento

  1. Alimentos Processados

Estes são os alimentos cheios de calorias, mas quase sem nutrientes! Todos os alimentos processados ​​são deficientes em enzimas que são necessárias para a digestão. Eles colocam uma grande pressão sobre o seu corpo, especialmente o fígado, e são muitas vezes cheios de conservantes que causam estragos em seu corpo.

  1. Açúcar

Apenas uma colher de chá de açúcar deprime o sistema imunológico durante duas horas. Ele sobrecarrega o pâncreas e esgota cálcio. (Não admira que haja tanta osteoporose!) Quando nossos açúcares no sangue são elevados e em seguida abaixam, nosso humor e níveis de energia também despencam. Não há absolutamente nenhuma vitamina ou mineral no açúcar e, infelizmente, é altamente viciante (como muitos de nós sabemos). Faça um favor ao corpo (em especial, as suas células) e melhore seu consumo de açúcar – você estará fazendo o melhor por ele!

  1. Álcool

Nós todos sabemos que o álcool é tóxico para o fígado, mas também esgota a vitamina B, deprime o sistema nervoso e restringe a sua medula óssea de gerar novas células sanguíneas. Como se isso não bastasse, a saúde do cérebro também pode ser afetada, abrandando o seu processamento mental.

  1. Cafeína

Sim cafeína também. Não só é altamente viciante, ela coloca pressão sobre as glândulas supra-renais e afeta negativamente o sistema nervoso, causando fadiga emocional. Como um diurético, desidrata o corpo e prejudica o cálcio, magnésio e fósforo. Ele pode até mesmo aumentar a pressão arterial. É importante lembrar que a cafeína não é apenas no café. Uma lata de refrigerante de cola possui aproximadamente 35 mg de cafeína. Outras bebidas não alcoólicas têm entre 35 a 50 mg de cafeína, e eles estão cheios de açúcar também.

  1.  Frituras e massas

Se mantenha longe de frituras, alimentos gordurosos e muitos produtos de padaria, pois muitas vezes são cheios de conservantes e gorduras hidrogenadas, que criam radicais livres, prejudicam as membranas celulares, enzimas e DNA. Eles sobrecarregam o sistema digestivo e o fígado, enquanto elevam os níveis de colesterol. Além disso, eles sempre deixam você sentir insatisfeito e cheio de remorso.

Os segredos por trás regeneração celular

  1. Legumes Frescos

O produto fresco é repleto de vitaminas, minerais e fitoquímicos que protegem o corpo de doenças e envelhecimento. Os fitoquímicos são os ‘pesos pesados’ em regeneração! Vegetais de folha verde escura (como couve)  e  vegetais como brócolis e beterraba são excelentes fontes “caseiras” com alto poder de regeneração.

  1. Frutas frescas

Também recheados de vitaminas, minerais e fitoquímicos, as frutas têm uma série de benefícios para a saúde, especialmente frutas como limões, mirtilos, açaí e abacates.

  1. Ômega 3

Os ácidos graxos essenciais ômega 3 protegem contra várias condições de saúde ligados ao seu cérebro, coração e articulações. Eles também ajudam a pele a ficar elástica e hidratada, o que significa rugas são menos propensas a aparecer. Obtenha uma boa fonte de ômega 3, seja em forma de suplemento ou a partir de alimentos como óleo de linhaça e peixes como o salmão, cavala, sardinha e arenque.

  1. Água e chás de ervas puras

As nutricionistas dizem sempre que a água é necessária para muitas funções diferentes em seu corpo – incluindo a desintoxicação. Não é nenhum segredo que seu corpo funciona muito melhor quando ele está adequadamente hidratado. A água pura é sempre melhor, mas se você está procurando algo com um pouco mais sabor, misture suas água com alguns chás de ervas, fica super funcional e delicioso!

  1. Exercício, natureza e o sono

Um estilo de vida bem equilibrado é o que temos de manter! Estresse de quaisquer impactos influenciam a saúde geral do seu corpo – se está sendo causado ​​por uma relação doentia, más escolhas alimentares ou falta de sono. Quando estamos com a saúde debilitada, o corpo nos mostra. Felizmente, quando estamos em boa saúde, ele mostra também!

Tudo isso soa muito bem, mas o que me diz de colocá-lo em prática?

No final do dia, permanecer jovem e regenerar as células saudáveis ​​se resume a encontrar um estilo de vida saudável que funciona para você. Quando seu corpo começar a funcionar de forma mais saudável, naturalmente você vai parar com as coisas que interferem negativamente no equilíbrio. Basta lembrar, você só é tão antigo como você se sente, mas com o estilo de vida certo, você pode se sentir e parecer mais jovem, não importa qual a sua idade!

4 comentários em “Regeneração x Degeneração – qual é o segredo da juventude?”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Sete motivos para usar própolis verde

O Brasil é mundialmente conhecido pelas belezas naturais, mas o que pouca gente sabe, é que apenas aqui é possível produzir a própolis verde, substância que traz inúmeros benefícios para a saúde. Isso porque nosso país é o único lugar onde é encontrada a planta Baccharis dracunculifolia, também conhecida como vassourinha-do-campo, ou alecrim do campo. É através dela que as abelhas produzem essa própolis especial.

O segredo para ter ossos fortes

A osteoporose, uma doença em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços, afeta milhares de brasileiros. Este problema é mais comum em mulheres na pós-menopausa mas afeta também os homens, e pode trazer consigo uma série de problemas de saúde indesejáveis, por isso a prevenção é fundamental.

A boa nutrição e os benefícios para a pele

Fonte: nutricaopraticaesaudavel.com.br Você sabia que manter uma alimentação equilibrada pode contribuir para uma pele saudável? Segundo a nutricionista Rafaela Sampaio, para termos uma pele firme é