Vamos fazer um teste? Complete a frase: “O cérebro humano é composto por quase 60% de ____________”. Se você não respondeu gordura, não se preocupe. Pouca gente sabe disso. Mas agora que você sabe, temos uma ótima notícia! É possível “turbinar” seu cérebro com a ingestão de ômega 3.

A gente explica:

O cérebro contém mais de 100 bilhões de células, e os ácidos graxos ômega-3 são os blocos de construção delas. A importância do consumo, é que o ômega 3 não é produzido pelo corpo.  Ele contém três ácidos graxos essenciais: ALA (Ácido alfa-linolênico) EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosaexaenoico).  

O EPA e o DHA são particularmente importantes para a manutenção da função cerebral em adultos. Estas gorduras promovem a formação de novas células cerebrais, auxiliam na produção das membranas celulares e aumentam sua fluidez. Com isso, o cérebro fica mais apto a receber e processar novas informações.

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-3

Além disso, o ômega 3 (nas membranas celulares) ajuda no bom funcionamento dos neurotransmissores, que facilitam a comunicação das informações no cérebro. E mais: estudos preliminares mostraram que o ômega 3 pode aumentar o hormônio do crescimento do cérebro, o que pode aumentar a produção de neurotransmissores e protegê-los da destruição.

Se o seu cérebro não estiver com a quantidade suficiente deste tipo de gordura, ele poderá demorar mais para responder aos estímulos. O problema é que, com o tempo, ele poderá adotar este ritmo como seu padrão normal de funcionamento e aí podem surgir problemas como: falta de memória, dificuldade de concentração, queda do desempenho cerebral e cognitivo e até doenças como mal de Alzheimer, depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).  Vários estudos epidemiológicos associaram baixos níveis de ômega 3 em indivíduos com essas condições de saúde.

Conheça mais benefícios do ômega 3 para a saúde do cérebro

Depressão: a ingestão elevada de EPA e DHA está associada com o aumento do volume de matéria cinzenta nas regiões cerebrais que controlam a depressão e o humor. Já foi constatado que o consumo adequado do ômega 3 é capaz de melhorar o controle das emoções e do humor, minimizando sintomas depressivos, insônia e falta de libido, que são queixas frequentes em pacientes com depressão e ansiedade;

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-33

Crianças: o DHA é particularmente importante nos dois primeiros anos de vida e primeira infância. Isso porque entre o nascimento e os cinco anos de idade, o cérebro humano aumenta aproximadamente 3,5 vezes na sua massa total.  A explicação dos pesquisadores, é que as gorduras representam 60% do cérebro e do sistema nervoso do corpo, e o DHA é o principal componente da estrutura do tecido cerebral;

Gestantes: estudos mostram que a complementação da dieta das mulheres grávidas com DHA e EPA, pode beneficiar o desenvolvimento visual e cognitivo no bebê, além disso reduzir o risco de alergias. E mais: mães que fizeram uso desta substância durante a gravidez (enquanto o cérebro do feto estava em desenvolvimento), tiveram filhos com melhores resultados em testes de vocabulário e inteligência, tanto na pré-escola quanto nos anos seguintes a este período.  Também foram observados benefícios após o parto: nas mulheres, níveis baixos de ômega-3, estão ligados a um risco aumentado de depressão pós-parto.

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-34

Mas como consumir o ômega 3?

por-que-nosso-cerebro-precisa-de-omega-32

Você pode e deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega 3 que puder. Se optar por suplementos de origem animal, com cápsulas de óleo de peixe, tenha a certeza de que o produto seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo!

O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde. Estes ativos devem ser obtidos através de bons suplementos, pois somente eles poderão proporcionar benefícios para seu cérebro e todo o corpo.

Além das funções cerebrais, eles podem atuar na melhora da saúde do coração, dos ossos e dos olhos, redução do colesterol e triglicérides e atuar na perda de peso e redução de medidas.

Finalizando, desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado: geralmente eles contêm uma quantidade insuficiente de EPA e DHA, (abaixo do recomendado para suas necessidades) e podem não ser isentos de metais tóxicos. Isso compromete os resultados que um bom suplemento traria para sua saúde.

Agora que você já sabe mais sobre a importância do ômega 3 para o seu cérebro, inclua este nutriente na sua dieta! Repasse esse conteúdo para sua família e amigos para que eles também possam se beneficiar desta substância, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Horrocks LA, Yeo YK: Health Benefits of docosahexaenoic acid (DHA). Pharmacol Res. 1999;40(3):211-25. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10479465
Chang CY, Ke DS, Chen JY: Essential fatty acids and human brain. Acta Neuro Taiwan. 2009;18(4):231-41. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20329590
Calder PC: Omega-3 Fatty Acids and Inflammatory Processes. Nutrients. 2010;2(3): 355-74. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3257651/
Tanaka K, Farooqui AA, Siddiqi, NJ, et. al: Effects of Docosahexaenoic Acid on Neurotransmission. Biomol Ther (Seoul). 2012;20(2):152-57. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3792211/
Wu A, Ying Z, Gomez-Pinilla F.: Dietary omega-3 fatty acids normalize BDNF levels, reduce oxidative damage, and counteract learning disability after traumatic brain injury in rats. J Neurotrauma 2004;21(10):1457-67. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15672635
Peet M, Stokes C. : Omega-3 fatty acids in treatment of psychiatric disorders. Drugs. 2005;65(8): 1051-9. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15907142
mm.edu [Internet]. Baltimore: University of Maryland Medical Center; c2017 [cited 2017 May] Available from: umm.edu
Kidd PM: Omega-3 DHA and EPA for cognition, behavior, and mood: clinical findings and structural-functional synergies with cell membrane phospholipids. Altern Med Rev. 2007;12(3): 207-27. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18072818
Wyss-Coray T., Rogers J: Inflammation in Alzheimer Disease—A Brief Review of the Basic Science and Clinical Literature. Cold Spring Harb Perspect Med. 2012;2(1): a006346.  https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3253025/
Patterson E, Wall R. et. al Health Implications of High Dietary Omega-6 Polyunsaturated Fatty Acids. J Nutr Metab. 2012;539426. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3335257/
Simopoulos AP: The Importance of the ratio of omega-6/omega-3 essential fatty acids. Biomed Pharmacother 2002;56(8):365-
Como escolher um bom ômega?

A grande missão da Vital Âtman é promover a saúde

Baixe gratuitamente o e-book: Como escolher um bom ômega?

Baixe nosso E-book grátis