Pele e cabelos saudáveis, missão impossível sem Biotina (Vitamina B7)

Share on facebook
Share on twitter

A biotina ou vitamina B7 é um nutriente que ajuda a manter uma aparência jovem e atraente, uma vez que desempenha um papel importante na manutenção da saúde dos nossos cabelos, unhas e pele. Na verdade, a biotina, por vezes recebe o apelido de vitamina “H”, que deriva das palavras alemãs “Haar e Haut” que significam “cabelo e pele”. A  biotina é comumente adicionada a produtos destinados aos cabelos e beleza da pele, embora acredite-se não ser bem absorvida através da pele, e que para um resultado realmente benéfico seja ideal a ingestão.

A biotina ou vitamina B7, é uma vitamina hidrossolúvel que representa uma parte do complexo de vitamina B – um grupo de nutrientes essenciais necessários para um metabolismo saudável, sistema nervoso, digestivo e funções cardiovasculares.

A biotina atua como uma coenzima no corpo, é necessária para o metabolismo de ácidos graxos, aminoácidos e glicose. Isto significa que quando ingerimos alimentos que são fontes de gorduras, proteínas e hidratos de carbono, a biotina (vitamina B7) deve estar presente, a fim de converter e usar esses macronutrientes de energia corporal, para realizar atividades físicas e funcionamento psicológico adequado.

Benefícios da biotina para a saúde

  • Mantém cabelos, pele e unhas saudáveis

A vitamina B7 é necessária para manter a saúde da pele, cabelos e unhas – por isso, quando alguém está com deficiência desta vitamina, os sintomas podem se manifestar na forma de unhas quebradiças, cabelos fracos e opacos, ou dermatite, que resulta em pele seca e irritada. Você pode notar que a biotina é incluída em muitos cremes cosméticos para o rosto, máscaras de cabelo e outros produtos de beleza, mas a biotina é muito mais eficaz quando é ingerida em vez de aplicada topicamente.

De acordo com estudos, a ingestão de doses elevadas de biotina pode ajudar a tratar cabelos e unhas fracas. A biotina também pode ajudar a proteger a pele da acne, infecções fúngicas, erupções cutâneas, secura severa da pele e rachaduras.

  • Assegura um metabolismo saudável

A biotina (vitamina B7) regula a expressão dos genes que são fundamentais na realização de funções do metabolismo.

A vitamina B7, juntamente com outras vitaminas do complexo B, é necessária para converter o alimento que você consome em energia útil, que mantém o metabolismo saudável. Ela faz isso de várias maneiras: converte carboidratos e fontes de açúcar em glicose; ela ajuda os aminoácidos de proteínas a realizar várias funções no corpo, e ativa ácidos graxos a partir de alimentos que contêm gorduras, como óleos ou gorduras animais.

A biotina também melhora o metabolismo e utilização de glicose, que é extremamente benéfico em nossa sociedade onde os casos de diabetes tipo 2 são tão comuns.

Sem a deficiência de vitamina B7, o metabolismo pode dar sinais de lentidão, como baixos níveis de energia, fadiga, ganho de peso, problemas digestivos, possível desenvolvimento de diabetes, alterações no apetite, mau humor, entre outros.

  • Equilibra o açúcar no sangue

A biotina pode ajudar a melhorar a intolerância a glicose e a equilibrar o açúcar no sangue.

A vitamina B7, especialmente quando combinada com cromo, mostrou ajudar a baixar o açúcar no sangue em pessoas com diabetes. Isto é especialmente válido para aqueles que têm níveis de glicemia que não são bem controlados por medicamentos.

Isto acontece porque a vitamina B7 facilita a atividade da insulina, que é o hormônio essencial necessário para fazer com que o açúcar no sangue fique em equilíbrio.

  • Protege a função cerebral

A biotina beneficia a saúde do sistema nervoso devido ao seu papel na sinalização da atividade neurotransmissora. As vitaminas do complexo B juntas, influenciam a função de defesa da memória, contra a disfunção cognitiva relacionada a idade, tais como doenças neurodegenerativas como a doença de Alzheimer e demência.

Por causa de seu papel na síntese de hormônios que estão relacionados com a regulação do humor, vitaminas do complexo B, como a vitamina B7 ajudam a manter uma atitude positiva, aumentar a energia e a concentração.

  • Ajuda a manter um sistema cardiovascular saudável

Vitaminas do complexo B (como vitamina B7), desempenham um papel importante na defesa contra doenças cardíacas, incluindo a inflamação, aterosclerose (ou acúmulo de placa nas artérias), ataques cardíacos e derrames.

A vitamina B7 em conjunto com o cromo, pode ajudar a melhorar os níveis de colesterol, com o aumento do “bom” colesterol (HDL), enquanto ajuda a reduzir colesterol “ruim” (LDL). Isto é válido também para as pessoas com diabetes, que são suscetíveis a doenças cardíacas.

  • Dá suporte a tireoide e função adrenal

Vitaminas do complexo B, como biotina (vitamina B7) são necessárias para a atividade da tireoide e defesa contra a fadiga adrenal. A tireoide e glândula adrenal são glândulas “mestres” que são responsáveis por várias funções do corpo, incluindo a fome, o sono, a percepção da dor, humor e energia.

A deficiência de vitaminas do complexo B pode resultar em complicações na tireoide e suprarrenais – e assim, criar muitos sintomas negativos, tais como fadiga, ganho ou perda de peso, problemas para dormir, e muito mais.

  • Necessária para construir e reparar tecidos e músculos

A vitamina B7 ajuda no crescimento e manutenção dos tecidos corporais, incluindo o auxílio na reparação e construção de músculos. Quando o tecido ou músculo é desigualado, vitaminas do complexo B, como vitamina B7 trabalham para retomar a força do músculo e tecido que leva ao crescimento.

Vitaminas do complexo B também ajudam a reduzir a inflamação que podem resultar em dores musculares ou articulares, e dificuldade para se mover.

A deficiência em vitamina B7 podem prejudicar o crescimento e resultar em desenvolvimento inadequado em fetos e bebês. Esta é uma das razões pela qual é importantíssimo obter biotina e todas as outras vitaminas do complexo B o suficiente durante a gravidez.

Pele e cabelo saudáveis, missão impossível sem biotina

Adicionando biotina (vitamina B7) em sua dieta

A dose diária recomendada de biotina para adultos saudáveis é de 30 μg por dia, que se consegue ingerir através dos alimentos ricos em biotina como:

Alimentos

Quantidade de biotina em 100 g Energia em 100 g

Amendoim

101,4 μg 577 calorias

Avelã

75 μg

633 calorias

Farelo de trigo

44,4 μg

310 calorias

Amêndoa

43,6 μg

640 calorias

Farelo de aveia

35 μg

246 calorias

Noz picada

18,3 μg

705 calorias

Ovo cozido

16,5 μg 157,5 calorias
Castanha-de-caju 13,7 μg

556 calorias

Em casos específicos, como para combater a queda de cabelo, auxiliar no crescimento ou melhorar a saúde da pele, é recomendada a ingestão de 200μg  a 1000μg de biotina por dia, através de alimentos ricos e, principalmente , da ingestão diária de um suplemento de biotina, sob orientação de seu nutricionista.


Quer saber mais sobre crescimento saudável dos cabelos e saúde da pele? Acompanhe nossos próximos posts, vem novidade por aí…

6 comentários em “Pele e cabelos saudáveis, missão impossível sem Biotina (Vitamina B7)”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM