Ômega 3: um potente aliado da saúde ocular!

Vamos fazer um teste? Experimente ficar dez minutos de olhos fechados e fazer suas atividades do dia a dia. Quase impossível certo? Isso porque a visão é um dos sentidos mais importantes do corpo. É através dela percebemos nossa orientação espacial, vemos os rostos e sorrisos de nossos familiares, vemos um filme, lemos um livro, admiramos a natureza, e mais: além de transmitir imagens para o cérebro, a entrada de luz pelos olhos controla nosso ciclo circadiano, responsável pelo controle do nosso relógio biológico.
Share on facebook
Share on twitter

Vamos fazer um teste? Experimente ficar dez minutos de olhos fechados e fazer suas atividades do dia a dia. Quase impossível certo? Isso porque a visão é um dos sentidos mais importantes do corpo.

É através dela percebemos nossa orientação espacial, vemos os rostos e sorrisos de nossos familiares, vemos um filme, lemos um livro, admiramos a natureza, e mais: além de transmitir imagens para o cérebro, a entrada de luz pelos olhos controla nosso ciclo circadiano, responsável pelo controle do nosso relógio biológico.

E como você está cuidando da sua visão? Está fazendo visitas periódicas ao seu oftalmologista? Está usando óculos de sol com proteção contra os raios UV? Tudo isso é muito importante, mas entre esses cuidados existe um que talvez você ainda não saiba.

Trata-se da suplementação com ômega 3. Sim! Entre os inúmeros benefícios desse ácido graxo, está a melhora da saúde ocular.  

Mas como?

omega-3-um-potente-aliado-da-saude-ocular2

– Só para se ter uma ideia, o coração, cérebro e os olhos contêm o mais alto conteúdo de ômega 3 em comparação com outras partes do corpo humano;

– O cérebro e os olhos são altamente beneficiados pelo ômega 3, que se acumula nesses tecidos durante a vida fetal tardia e neonatal precoce. E mais: ele pode aliviar a pressão intraocular e prevenir a degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

– O DHA (ácido docosahexaenóico), presente no ômega 3, é essencial para um bom desenvolvimento fetal e ajuda a formar a retina dos olhos (93% do ômega 3 está nessa região).

– Estimula a secreção de lágrimas podendo prevenir a doença do olho seco.

Mas quais as substâncias presentes no ômega 3 que ajudam a promover esses benefícios?

Antes de falar sobre isso é preciso entender que o mecanismo de defesa das camadas do globo ocular é feito através de substâncias antioxidantes.  Alguns deles são produzidos pelo próprio organismo e outros, como o ácido ascórbico, α-tocoferol e os carotenóides luteína-zeaxantina, devem ser ingeridos através de bons suplementos ou alimentação.

O problema de obter essas substâncias através da alimentação é que, para ser eficaz, seria preciso ingerir uma quantidade muito grande desses alimentos. Então a melhor saída é usar suplementos de boa qualidade, que garantem a quantidade ideal necessária por dia desses antioxidantes.

Comprovação – em um estudo publicado pela Revista Brasileira de Oftalmologia, os pesquisadores avaliaram a progressão da DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade) como uso de um suplemento nutricional contendo antioxidantes (vitamina A, betacaroteno, vitamina C, vitamina E, óxido de zinco, ferro, luteína e zeaxantina) e ácidos graxos ômega 3 por 6  meses. Foi observada melhora da acuidade visual em 56,7% dos pacientes em uso do suplemento.

Outro estudo, publicado em Ophthalmology Times, revelou que os ômegas-3 estimulam a secreção de lágrimas. As citocinas anti-inflamatórias TNF-α, IL-α e IL-β afetam a secreção de lágrimas pela glândula lacrimal na doença do olho seco através da inibição da liberação de neurotransmissores das sinapses neurais. Alguns trabalhos em modelos animais têm mostrado que quando a TNF-α é bloqueada, a doença autoimune da glândula lacrimal pode ser revertida e a secreção lacrimal restabelecida. A relevância deste estudo também pode ser evidenciada por estudos epidemiológicos que demonstraram que os pacientes portadores do olho seco possuem uma dieta pobre em ômegas 3, incluindo EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico).

 

E quais outras substâncias que trazem benefícios para os olhos?

omega-3-um-potente-aliado-da-saude-ocular3

 

– Óleo de linhaça prensado a frio: ajuda a reduzir a inflamação ocular e melhora os sintomas de olho seco

– Vitamina E: o principal papel da vitamina E é sua ação antioxidante que protege as membranas celulares da deterioração dos radicais livres de oxigênio;

–  Vitamina A: é essencial para diversos processos metabólicos, incluindo o ciclo visual e para os sistemas antioxidante e imunológico;

– Luteína e Zeaxantina: A luteína, é considerada um dos principais carotenóides e tem um importante papel na manutenção da morfologia e integridade funcional da retina. Também é considerada um potente antioxidante na prevenção contra os radicais livres nos tecidos oculares.

Em adultos, a zeaxantina é dominante no centro da fóvea, área do olho em que se forma a imagem que é transmitida ao cérebro. 

Se você gostou desse conteúdo repasse-o para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências:
Roncone, M., Bartlett, H., &Eperjesi, F. (2010). Essentialfattyacids for dryeye: A review. ContactLensand Anterior Eye, 33(2), 49–54.
Jeffrey PGilbard MDNutrition andthe eyeDryeye andthe role of nutritionContinuing Professional Development.Sponsored by AlconSpecialists in Eyecare.
Torres R. J. A. , Précoma D. B. , Maia M. , Kaiber F. , Prim C. , Luchini A. , Matos R. S. , Farah M. E. (2018). Conceitos atuais e perspectivas na prevenção da degeneração macular relacionada à idade. RevBrasOftalmol . 67 (3): 142-55.

2 comentários em “Ômega 3: um potente aliado da saúde ocular!”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Beleza e saúde: tudo o que você precisa saber sobre a Biotina

Você quer ficar bonita por fora e saudável por dentro?

Então comece agora mesmo a tomar a vitamina B7, também conhecida como biotina. Este nutriente, além de desempenhar um papel importante na saúde dos cabelos, unhas e pele, promove o metabolismo saudável e ajuda nas funções do sistema nervoso, hormonal e cardiovascular.