Quando a gente quer emagrecer, o primeiro pensamento é: “vou cortar todas as gorduras”! Mas não precisa ser assim! Existem gorduras boas que podem ajudar a perder peso e até reduzir medidas.

A gente explica:

É preciso entender que existem gorduras “boas” e “ruins”. As gorduras “boas” estão em alimentos como abacate, azeite de oliva, óleos vegetais, azeitonas, nozes, sementes, soja e seus derivados como o queijo tofu, nos óleos dos peixes e de certas sementes. Essa gordura é denominada de “gordura insaturada”.

As gorduras “ruins” são de origem animal, e estão na manteiga, carne, gordura bovina e suína, gordura das aves, laticínios feitos de leite integral (queijo, sorvete, iogurte), gorduras hidrogenadas que estão nas margarinas, frituras, pães, bolos, biscoitos, croissants. Essas gorduras são denominadas “gordura saturada” e “gordura trans”.

Uma das gorduras boas mais saudáveis para o organismo está no ômega 3, um ácido graxo poli-insaturado que contém ALA (Ácido alfa-linolênico) EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosahexaenóico). Esses ácidos servem como “blocos de construção” das membranas celulares e podem auxiliar no metabolismo (perda de peso e redução de medidas). Saiba como e porque consumir o ômega 3.

Reduz os processos inflamatórios

Peixes como o salmão, cavalas, trutas, sardinhas, arenque (selvagem) e outros tipos de peixes oleosos são excelentes fontes de ácidos graxos ômega 3. Este nutriente ajuda a reduzir processos inflamatórios do organismo, o que desempenha um papel importante contra a obesidade e a doença metabólica. Além disso, ele contém proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis e todos os tipos de nutrientes importantes;

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Regula o metabolismo

Estes peixes fornecem uma quantidade significativa de iodo. Este nutriente é necessário para o funcionamento adequado da tireoide, responsável por manter o metabolismo funcionando. Estudos mostram que um grande número de pessoas no mundo não está consumindo todo o iodo necessário para a saúde.  Outra vantagem do salmão é que ele proporciona um longo período de saciedade com poucas calorias;

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Controla o apetite

O ômega  3 ativa uma proteína celular chamada PPAR-gama. Acelerada, ela melhora a atuação da insulina nas células, facilitando sua tarefa de converter açúcar em energia. Ela também regula os níveis de leptina, favorecendo ainda mais o controle do apetite. Em resumo, embora economizar nas calorias ajude a emagrecer de qualquer maneira, o ômega 3 é essencial para regular a queima dos depósitos gordurosos e a fome, o que evita ataques à geladeira e potencializa a eliminação de medidas. E mais: ajuda na redução do colesterol e triglicérides e atua na perda de peso e redução de medidas;

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Tem ação anti-inflamatória

O excesso de peso e a obesidade são consideradas inflamações crônicas do organismo.  Sendo assim, o ômega 3 auxilia no processo anti-inflamatório, auxiliando no emagrecimento!  No entanto, para que a perda de peso aconteça e obtenha bons resultados, é necessário associá-lo uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.

Mas como ingerir ômega 3?

Através da ingestão de alimentos como os peixes citados acima ou consumir o ômega 3 de origem vegetal (ALA) através da linhaça triturada, óleo de linhaça e chia.  

Outra opção é consumir suplementos, mas atenção! Tenha a certeza de que o óleo de peixe das cápsulas seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo!

O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde. Estes ativos devem ser obtidos através de bons suplementos, pois somente eles poderão proporcionar benefícios para seu corpo.

Finalizando, desconfie de produtos com preços muito abaixo do mercado: geralmente eles contêm uma quantidade insuficiente de EPA e DHA, (abaixo do recomendado para suas necessidades) e podem não ser isentos de metais tóxicos. Isso compromete os resultados que um bom suplemento traria para sua saúde.

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Mas qual a quantidade ideal?

De modo geral, algumas organizações de saúde recomendam uma quantidade diária de 250 a 500 miligramas (mg) de EPA e DHA para adultos saudáveis diariamente. Porém, não existe apenas uma quantidade correta de ômega 3 que deve ser ingerida por dia. O ideal é procurar a orientação de um médico nutrólogo ou de um nutricionista. Este profissional poderá lhe indicar a quantidade adequada para seu caso, que varia conforme o peso, idade, condições de saúde, entre outros fatores.


Por que escolher os suplementos da Vital Âtman?

A missão da Vital Âtman é promover a saúde integral por meio dos produtos e serviços oferecidos. Por isso, ela se preocupa com todo o processo, desde a seleção rigorosa das matérias-primas, garantia da segurança até a qualidade e pureza na fabricação, assegurando, assim, a manutenção das propriedades funcionais de todos os produtos.

A prensagem a frio, técnica utilizada pela Vital Âtman para produção de óleos, também está alinhada com o compromisso com a saúde, pois este é o único método capaz de preservar as propriedades funcionais do produto final.

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Então, se você está procurando um suplemento de ômega 3, experimente os produtos da Vital Âtman, afinal, saúde é uma coisa séria!

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Referências:

www.sfh.com
draxe.com
www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23862644
sonima.com/food
healthline.com

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