Ômega 3: um aliado importante na saúde do cérebro

Share on facebook
Share on twitter

Para ter uma vida equilibrada e saudável é preciso ter, entre outros fatores, uma mente sadia, certo?

Entre as várias formas de manter o bom funcionamento do cérebro estão atividades como ler, jogar xadrez, aprender um novo idioma, fazer palavras cruzadas e ter uma alimentação saudável.

Nesse quesito, um dos principais amigos do seu cérebro é o ômega 3!

Como nosso organismo não é capaz de produzir esta substância, é muito importante suplementar diariamente com ômega 3!

omega-3-um-aliado-importante-na-saude-do-cerebro-1

A melhor forma de se obter ômega 3 de forma prática e segura é através de bons suplementos. Eles já vêm com a quantidade certa de nutrientes  que você precisa para “turbinar seu cérebro”, são fáceis de ingerir e de incorporar na rotina.

Mas antes, certifique-se de que o produto tenha a concentração adequada dos ácidos graxos essenciais  EPA (ácido eicosapentaenoico) e DHA (ácido docosahexaenoico) para que você faça a ingestão de 250 a 500 mg por dia.

E mais: procure uma empresa idônea que não coloque sua saúde em risco, ou seja, o produto deve ser livre de metais tóxicos!

Mas e os alimentos? O problema é que, para obter a quantidade necessária de ômega 3 através deles, seria preciso ingerir uma grande quantidade, várias vezes ao dia. E mais: alguns desses alimentos são difíceis de encontrar ou preparar e nem sempre são livres de metais tóxicos, como os peixes, por exemplo.

Quais os benefícios do ômega 3 para o corpo?

O ômega 3 participa ativamente do bom funcionamento deste órgão de várias maneiras. Ele pode:

–  Promover a formação de novas células cerebrais;

–  Auxiliar na produção de membranas celulares;

– Ajudar o cérebro a processar novas informações;

– Facilitar a comunicação entre as células;

– Aumentar a produção de neurotransmissores e protegê-los da destruição.

Mas como o ômega 3 faz tudo isso?

É que o ômega 3 contém substâncias que funcionam como “blocos de construção” das células cerebrais. São elas: o ALA (ácido alfa-linolênico) EPA (ácido eicosapentaenoico) e o DHA (ácido docosahexaenoico).

Como ingerir ômega 3?

Além dos suplementos, nos alimentos ele é encontrado em peixes gordos de mares gelados como anchova, atum, sardinha, arenque e salmão (selvagens).

Mas se você não quiser optar por peixes, existem alimentos como óleo e sementes de linhaça e chia (prensados a frio), tofu, nozes, couve-flor e brócolis, além de outros.

O ômega 3 pode auxiliar na prevenção e pode atuar como coadjuvante no tratamento das seguintes doenças:

1 – Doença de Alzheimer

omega-3-um-aliado-importante-na-saude-do-cerebro-2

Por vários anos, o óleo de peixe e sua relação com a doença de Alzheimer foram estudados com resultados consistentes.

Os ácidos graxos essenciais e vitais para o funcionamento do cérebro, encontrados no óleo de peixe, podem retardar o declínio cognitivo e também ajudar a prevenir a atrofia cerebral em idosos.

Um estudo da Universidade da Califórnia (EUA), analisou os efeitos da suplementação dietética na saúde com ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes. As descobertas mais uma vez confirmam o potencial do óleo de peixe como uma opção para combater o declínio cognitivo e a doença de Alzheimer.

Outro estudo realizado por pesquisadores do Hospital de Rhode Island (EUA), examinou a relação entre a suplementação de óleo de peixe e indicadores de declínio cognitivo.

Entre os participantes do estudo estavam 229 idosos cognitivamente normais, 397 pacientes com comprometimento cognitivo leve e 193 pacientes com doença de Alzheimer.

Eles foram avaliados com testes neuropsicológicos e ressonância magnética do cérebro a cada seis meses, tendo, na dieta, suplementos de óleo de peixe.

O estudo descobriu que os adultos que tomaram ômega 3 (que ainda não desenvolveram o Alzheimer e não tinham fator de risco genético para desenvolver Alzheimer) experimentaram menos declínio cognitivo e encolhimento cerebral do que os adultos que não tomaram o nutriente.

2 – Ansiedade

O “European Journal of Neuroscience” publicou um estudo mostrando que o ômega 3 reverteu todas as alterações de comportamento semelhantes à ansiedade e à depressão induzidas em ratos.

Este é um estudo interessante porque enfatiza a importância de suplementar a dieta com óleo de peixe em “períodos críticos do desenvolvimento do cérebro”. É exatamente por isso que é recomendável dar óleo de peixe para as crianças desde cedo: para ajudá-los a evitar o desenvolvimento da ansiedade ou depressão na fase adulta.

3 – Depressão

omega-3-um-aliado-importante-na-saude-do-cerebro-3

Já vimos que o óleo de peixe pode ajudar com sintomas semelhantes aos da depressão em ratos, mas e as pessoas?

Um estudo publicado na revista “Nutritional Neuroscience” avaliou os efeitos da suplementação de ômega 3 em adolescentes com transtorno depressivo maior.

Os pesquisadores descobriram que houve uma redução de 40% nos sintomas do transtorno depressivo maior, além de melhorias importantes no conteúdo de aminoácidos e nutrição no cérebro, especificamente, no córtex pré-frontal dorsolateral direito.

4 – TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade)

omega-3-um-aliado-importante-na-saude-do-cerebro-4

Muitos membros da comunidade médica acreditam que baixos níveis de ácidos graxos ômega 3 podem contribuir para sintomas de TDAH e problemas relacionados ao desenvolvimento, bem como muitos outros problemas de saúde mental ao longo da vida.

Um estudo  da Universidade da Austrália, estudou crianças de 6 a 12 anos de idade com TDAH que estavam sendo tratadas com medicamento e terapia comportamental padrão por mais de seis meses.

Os pais dessas crianças não relataram melhora no comportamento e aprendizado acadêmico usando esses tratamentos.

Os pesquisadores deram aleatoriamente a algumas das crianças uma suplementação com ácido ômega-3 ou um placebo. Eles encontraram “melhora estatisticamente significativa” para o grupo ômega nas seguintes categorias: inquietação, agressividade, conclusão do trabalho e desempenho acadêmico.

Outro estudo, da Escola de Psicologia de Cardiff (Reino Unido), descobriu que o aumento da ingestão de ômega 3, especificamente o DHA, pode melhorar a alfabetização e o comportamento em crianças com TDAH.

Acredita-se que o óleo de peixe funcione através de seus efeitos sobre a função cerebral, o que faz sentido quando se considera que 60% do cérebro é composto de gorduras.

Então, que tal começar agora mesmo a introduzir novos hábitos para que você tenha uma mente mais sadia? Exercite seu cérebro e introduza ômega 3 na sua dieta!

E se gostou deste conteúdo, passe-o para as pessoas que você gosta, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Fiala, M., Halder, R. C., Sagong, B., Ross, O., Sayre, J., Porter, V., &Bredesen, D. E. (2015). ω-3 Supplementationincreasesamyloid-β phagocytosisandresolvin D1 in patientswithminorcognitiveimpairment. The FASEB Journal, 29(7), 2681–2689.
Daiello, L. A., Gongvatana, A., Dunsiger, S., Cohen, R. A., &Ott, B. R. (2015). Associationoffishoilsupplement use withpreservationofbrain volume andcognitivefunction. Alzheimer’s&Dementia, 11(2), 226–235.
Pudell, C., Vicente, B. A., Delattre, A. M., Carabelli, B., Mori, M. A., Suchecki, D., … Ferraz, A. C. (2013). Fishoil improves anxiety-like, depressive-like andcognitivebehaviors in olfactorybulbectomisedrats. EuropeanJournalofNeuroscience, 39(2), 266–274.
McNamara, R. K., Jandacek, R., Rider, T., Tso, P., Chu, W.-J., Weber, W. A., … DelBello, M. P. (2016). Effectsoffishoilsupplementationonprefrontalmetaboliteconcentrations in adolescentswith major depressivedisorder: A preliminary 1H MRS study. NutritionalNeuroscience, 19(4), 145–155.
Bradbury, J. (2011). DocosahexaenoicAcid (DHA): AnAncientNutrient for theModernHumanBrain. Nutrients, 3(5), 529–554.
Sinn, N., Milte, C., &Howe, P. R. (2010). OilingtheBrain: A Review ofRandomizedControlledTrialsof Omega-3 FattyAcids in PsychopathologyacrosstheLifespan. Nutrients, 2(2), 128–170.
 

1 comentário em “Ômega 3: um aliado importante na saúde do cérebro”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Benefícios das algas que vão te surpreender

As algas são uma das formas de vida mais primitivas encontradas na Terra e foram consumidas como alimento e remédio durante séculos.

O consumo humano da alga verde-azulada chamada spirulina (alga de água doce), começou com a civilização asteca no século 14, e esta é a variedade comestível mais comumente usada em suplementos.

Os benefícios das algas são tantos que comumente são chamadas de superalimentos: elas têm altas concentrações de vitaminas, minerais, antioxidantes e proteínas.

Grávidas podem ter uma dieta vegana?

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais estressantes: mudanças hormonais, no corpo, dúvidas de como se cuidar e se alimentar podem gerar estresse para a futura mamãe.

Em relação à alimentação, é certo que a gravidez é uma fase de vida metabólica que exige um pouco mais de planejamento nutricional para atender a essas drásticas mudanças fisiológicas.

Mas será que as grávidas podem ter uma alimentação vegana?

Cozinha Vital – Vitamina tropical

Receita de Vitamina Tropical – por Amanda Buonavoglia Rendimento: 1 porção Ingredientes: 1 banana nanica pequena 1 fatia pequena de mamão 1 colher (sobremesa) de óleo