Saiba mais sobre o TDAH e como o ômega 3 pode auxiliar no tratamento

Crianças saudáveis adoram brincar, pular, correr e participar de muitas atividades. Isso é muito saudável, mas às vezes a energia da criança é tanta, que ela mal consegue prestar atenção nas aulas.

Uma das causas pode ser o TDAH, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade, distúrbio que atinge cerca de 11% de crianças e jovens de 4 a 17 anos e que pode ser diagnosticado por médicos.

A boa notícia vem da revista “Neuropsychopharmacology.” Após uma análise os pesquisadores descobriram que o uso de uma substância natural, o ácido graxo ômega 3, pode ajudar a combater os sintomas deste transtorno.

Para que seja efetivo, ele deve ser ingerido através de suplementos com boa concentração de ômega 3. Isso porque nosso corpo não produz esse nutriente! (Isso também vale para adultos que desejam obter os inúmeros benefícios do óleo de peixe).

Então o ideal dar aos seus filhos suplementos de empresas idôneas, que se preocupam com a saúde deles!

E uma ótima notícia: existem suplementos desenvolvidos exclusivamente para as crianças! Eles contêm as concentrações certas de EPA e DHA para que elas obtenham todos os benefícios deste óleo. (estas informações devem estar no rótulo do produto, então atenção nele)!

Outra vantagem dos suplementos, é que eles são fáceis de administrar para as crianças. Já os alimentos que contém ômega 3 nem sempre são os preferidos por elas. Veja:

Entre os alimentos ricos em ômega 3 estão: peixes selvagens como salmão, anchovas, atum, sardinha e cavala e também nozes e sementes como chia e linhaça.

Já imaginou seus filhos ingerindo esses alimentos todos os dias? Difícil né? Então opte pelos suplementos: são práticos e seguros!

Saiba como foi feito o estudo sobre  relação entre ômega 3 e TDAH

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O estudo examinou dados de dez ensaios clínicos que analisaram os efeitos do ômega 3 em crianças e adolescentes.

Sete dos estudos foram controlados e envolveram cerca de 500 jovens que analisaram se os suplementos de ômega 3 melhoraram os sintomas de TDAH. Os pesquisadores também avaliaram três estudos que mediram os níveis de dois tipos de ácidos graxos ômega 3.

Após a pesquisa, eles descobriram que nos sete primeiros estudos, crianças e adolescentes que receberam suplementos de ômega 3 tiveram menos sintomas de hiperatividade e desatenção quando comparados com as crianças que receberam placebo.

Além disso, as crianças que tomaram suplementos de ômega 3, como o óleo de peixe, também tiveram melhora na função cognitiva.

Os três últimos estudos da análise observaram que crianças e adolescentes com TDAH têm níveis mais baixos de DHA (ácido docosahexaenoico) e EPA (ácido eicosapentaenoico), que são componentes do ácido graxos ômega 3.

Ômega 3: como obter mais deste ácido graxo essencial

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Nosso organismo não pode produzir ômega 3 por conta própria e, por isso, precisamos adicioná-lo à nossa dieta. De modo geral, algumas organizações de saúde recomendam uma quantidade diária de 250 a 500 miligramas (mg) de EPA e DHA para adultos saudáveis diariamente.

E quando você descobre os benefícios do ômega!3, entende melhor o papel positivo deste ácido graxo no alívio dos sintomas do TDAH!

O ômega 3 é um importante coadjuvante para diminuir a inflamação, mas também é eficiente para garantir a função neurológica ideal. Ele pode aumentar a concentração (ajudando a aliviar transtornos mentais como depressão) e manter o cérebro saudável. Isso é tudo o que uma criança com TDAH precisa!

Infelizmente, a maioria das pessoas sofre de uma deficiência de ômega 3 pois as dietas ocidentais tradicionais não suprem essa necessidade. E mais: o ômega 3 e ômega 6 não exercem os mesmos efeitos no nosso corpo e, para que sua função seja realmente benéfica, eles precisam estar em uma proporção ideal no nosso organismo.

O que acontece é que o ômega 6, apesar de ser um importante nutriente para o organismo, quando consumido em excesso, pode desequilibrar o ômega 3, e acabar minimizando seu efeito nas membranas celulares!

Isso causa um aumento das inflamações no nosso corpo. Já o ômega 3, favorece a ação do sistema imunológico e têm um efeito anti-inflamatório.

Apenas para se ter uma ideia, a dieta ocidental contém, em média, uma proporção de 40 :1 ! É por isso que existem tantos casos de doenças de doenças inflamatórias!

Então o que fazer?

Equilibrar bem esses ômegas na proporção de 4 a 5:1 . Nossa dica é que você faça uma alimentação equilibrada em gorduras benéficas de todos os tipos. Para consumir ômega 6, insira na sua dieta a ingestão de castanhas, nozes e óleos vegetais extra virgens extraídos a frio.

Devo cortar algo da alimentação do meu filho?

Como parte de um plano de tratamento natural para o TDAH, os especialistas recomendam evitar o açúcar, que é um gatilho enorme para crianças e até mesmo alguns adultos.

Eliminar o glúten, produtos lácteos convencionais, corantes artificiais (encontrados em quase todos os alimentos processados) e adoçantes artificiais também pode ajudar a controlar naturalmente os sintomas.

Como você viu, é possível controlar os efeitos do TDAH com alimentos naturais ricos em ômega 3. Além disso, ele também traz vários outros benefícios para crianças e adultos mesmo que eles não sofram do transtorno.

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Referências:
nature.com
cdc.gov
draxe.com

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