Óleo de amêndoas, sua pele sempre jovem e você saudável

Você já deve ter ouvido falar no óleo de amêndoas, certo? Ele é sempre lembrado quando se fala em tratamentos de beleza para a pele e cabelos. Mas além disso, este óleo tem uma série de propriedades que podem fazer bem à saúde do corpo. Isso porque ele é uma substância rica em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas.
Share on facebook
Share on twitter

Você já deve ter ouvido falar no óleo de amêndoas, certo? Ele é sempre lembrado quando se fala em tratamentos de beleza para a pele e cabelos. Mas além disso, este óleo tem uma série de propriedades que podem fazer bem à saúde do corpo. Isso porque ele é uma substância rica em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas.

Mas para ter todos os benefícios deste óleo, certifique-se de que ele foi extraído através da prensagem a frio. Isso é muito importante quando se trata de óleos vegetais, pois esta é a única forma de extração que preserva a bioatividade dos ácidos graxos presentes na matéria prima.

Saiba mais sobre os benefícios deste óleo, começando pela sua beleza:

oleo-de-amendoas-pele-bonita4

1 – Trata a pele e os cabelos

Um dos benefícios mais conhecidos do óleo de amêndoas é a sua capacidade de manter a pele e os cabelos bonitos e saudáveis. Por causa de sua textura leve, ele e é facilmente absorvido e, por ser hipoalergênico e suave, pode ser usado com segurança em peles sensíveis, incluindo a dos bebês.

O óleo de amêndoas também pode ser usado nos cuidados da pele para:  limpeza, remoção de impurezas, desobstrução dos poros, retirada de maquiagem, hidratação dos lábios rachados e como alternativa ao condicionador de cabelos.

Quem tem eczema e psoríase também pode se beneficiar do óleo de amêndoa. Ele pode atuar como um remédio natural para tratar estas doenças de pele ajudando a aliviar a inflamação, coceira e vermelhidão.

Você também pode usar este óleo para prevenir o envelhecimento:  além de conter vitamina E (um poderoso antioxidante) ele ajuda a reparar a camada de colágeno, pois é especialmente rico em proteínas e aminoácidos necessários para a formação desta substância que dá firmeza à pele.

A queda de cabelo, que tem entre suas causas a deficiência de magnésio no corpo, também pode ser tratada com o óleo de amêndoa: por conter uma alta quantidade dessa substância e de vitaminas A, D, B1, B2 e B6, ele pode ajudar na prevenção da perda dos fios e promover o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

2 –  Ajuda no controle do peso

Uma dieta enriquecida com amêndoas também pode ajudar a perder quilos extras. Uma grande pesquisa provou que as pessoas que consomem amêndoas (ou óleo) como uma parte regular de suas dietas, têm maior perda de peso do que as pessoas com uma dieta idêntica sem elas. Uma preocupação comum que as pessoas têm ao introduzir produtos de amêndoa em suas dietas, é o potencial aumento de peso, pois as amêndoas são ricas em gordura. No entanto, isso é um mito! Uma dieta equilibrada inclui alimentos à base de plantas e gorduras saudáveis, que ajudam você a se sentir satisfeito quando você termina de comer.

oleo-de-amendoas-pele-bonita7

Agora para sua saúde:

 

3 – Ajuda a regular o colesterol

Um dos benefícios mais conhecidos do óleo de amêndoa é a sua capacidade de ajudar a regular o colesterol. O consumo regular dessa substância aumenta as taxas de colesterol HDL (conhecido como “bom” colesterol), reduz o LDL (colesterol “ruim”) e pode reduzir os níveis gerais de colesterol. E mais: o alto teor de gordura insaturada (que é realmente bom para os níveis de colesterol) e a vitamina E do óleo de amêndoa, permite que o oxigênio e os nutrientes fluam livremente através do seu sangue. Seu coração agradece.

 

4 –  Auxilia na redução do risco de doença cardíaca

De acordo com um estudo publicado no Journal of Research in Medical Sciences, o colesterol alto e muitas outras doenças cardíacas, muitas vezes são causadas por inflamações crônicas. Por isso, alimentos como o óleo de amêndoa, com suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, podem ajudar a reduzir o seu risco dessas condições.  Se você sofre de doença cardíaca, experimente ingerir o óleo de amêndoa em conjunto com alimentos que contém enxofre (como ovos ou couve) e também com ácidos graxos ômega-3. Isso poderá reduzir as inflamações e ajudar seu corpo e ficar mais saudável.

E mais: o óleo de amêndoa é rico em um ácido gordo monoinsaturado chamado ácido oleico, que é considerado bom para o coração. Uma dieta que contém grandes quantidades deste ácido graxo ômega 9 é conhecida por reduzir a pressão arterial e aumentar o colesterol HDL.

5 –  Protege contra o diabetes

O diabetes ocorre quando seu pâncreas se torna incapaz de produzir insulina suficiente, elevando os níveis de açúcar no sangue.  Nesse caso, o óleo de amêndoa pode ajudar a regular esses níveis e até mesmo prevenir o diabetes! Em um estudo da Universidade Purdue (EUA), os pesquisadores descobriram que consumir amêndoas no café da manhã (na forma de amêndoas inteiras, manteiga de amêndoa, farinha de amêndoa e óleo de amêndoas) diminuiu os níveis de açúcar no sangue e fez os participantes se sentir mais satisfeitos.

oleo-de-amendoas-pele-bonita2

6 –  Mantém o cólon e o reto saudáveis

O óleo de amêndoa é extremamente eficaz para ajudar a manter essa região do corpo saudável. Isso porque o consumo de amêndoas pode reduzir o risco de câncer de cólon. Esta substância também é o primeiro método de tratamento para curar o prolapso retal em crianças.

Em um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Cairo, no Egito, pacientes coceira anal específica (não pode ser curada por medicação), receberam injeções de óleo de amêndoa. Quase 93% dos participantes foram permanentemente curados após o primeiro tratamento e os outros conseguiram remissão do quadro após o segundo tratamento.

Além disso, se você precisar de um laxante suave e natural para aliviar a constipação, experimente beber duas colheres de sopa de óleo de amêndoas  diariamente.

 

7 –  Ajuda a tratar as dores de ouvido

O óleo de amêndoa é usado para suavizar a cera dentro do ouvido e aliviar o bloqueio nos tubos de ventilação dentro do mesmo. Este o óleo pode ser usado mesmo que haja cortes microscópicos no local (ao contrário de outras substâncias que podem causar infecções).

oleo-de-amendoas-pele-bonita5

8 – Ajuda a prevenir problemas congênitos

O óleo de amêndoa é rico em ácido fólico, o que pode reduzir as chances de defeitos congênitos em recém-nascidos. Ele também pode ajudar seu bebê a crescer saudável contribuindo para a formação dos tecidos, e pode até evitar possíveis danos ao tubo neural durante sua formação.

 

9 – Ajuda na redução do risco de câncer

Os pesquisadores descobriram que, quando consumidas, as amêndoas podem ajudar na redução do risco de câncer, como câncer de cólon, reforçando o mecanismo de limpeza no sistema digestivo. Os pesquisadores descobriram que as amêndoas são uma boa fonte de melatonina que ajuda também a proteger contra o câncer de mama.

oleo-de-amendoas-pele-bonita610 – Outros benefícios:

– Para aliviar a caspa, experimente massagear o couro cabeludo com óleo de amêndoa. Ele pode controlar a inflamação do local causada pela poeira, calor e produtos químicos;

– Alivia dores musculares. O óleo de amêndoa doce pode ser usado durante a massagem para relaxar músculos doloridos;

– Por ser rico em ácidos graxos ômega 3 e potássio, este óleo é conhecido por nutrir o sistema nervoso;

– É uma ótima fonte de vitamina D, necessária para absorção de cálcio no organismo;

– É saboroso e rico em vitaminas E e D e minerais essenciais como potássio e magnésio, o que o torna essencial para uma alimentação saudável;

– Fornece energia instantânea devido à presença de manganês, riboflavina e cobre, que ajudam na geração de energia no corpo;

– Combatem as estrias pois tem qualidades emolientes que fortalecem e nutrem a pele.  A massagem com este óleo promove a circulação sanguínea, o que pode ajudar no tratamento e prevenção destas marcas.  

 

Gostou desse texto? Compartilhe com seus amigos e familiares, compartilhar saúde é Vital!


Referências:
draxe.com
naturallivingideas.com
stylecraze.com

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como eliminar a gordura no fígado

Conhecida cientificamente como esteatose hepática, o acúmulo de gordura no fígado é muito comum em pessoas obesas e diabéticas, mas também pode afetar qualquer indivíduo