O cuidado com a sua beleza nunca foi tão completo

Share on facebook
Share on twitter

Ao longo dos anos, nosso tecido cutâneo é constantemente exposto a diversos fatores que alteram a sua homeostase, prejudicando suas importantes funções que incluem proteção, excreção, regulação da temperatura, sustentação, percepção sensitiva, metabolismo, secreção, comunicação e absorção.

De forma fisiológica, as células e órgãos cutâneos passam por um declínio em suas funções com o avançar da idade, condição que é justificada pelo processo de senescência celular – em que nota-se a redução no número de células tronco, que poderiam dar origem a células do tecido cutâneo.

O envelhecimento é uma consequência visível deste processo fisiológico. Além disso, outros elementos externos – como a poluição, exposição ao cigarro, raios ultravioletas, má alimentação e o estresse físico e mental – podem contribuir para o envelhecimento precoce, pois são responsáveis por aumentar o estresse oxidativo e inflamação no tecido em questão.

Atualmente, o envelhecimento precoce e as alterações na saúde da pele são situações que geram muita insatisfação, uma vez que a pele é o nosso maior órgão em exposição, que reflete nossas condições físicas e psicológicas, como a saúde e idade. Por este motivo, a busca por alternativas que possam minimizar estes efeitos é notória.

Os problemas que envolvem o tecido cutâneo podem ser prevenidos com diversas estratégias nutricionais, principalmente com o devido aporte de nutrientes que dão suporte às reações que integram o tecido cutâneo, e que atuam como potentes antioxidantes e anti-inflamatórios.

Com base nestes critérios e pensando na beleza saudável, de dentro para fora, o Vital Beauty apresenta compostos – óleo de amêndoas, óleo de gergelim, biotina e ácido pantatênico (vitamina B5) – que são importantes para a manutenção da integridade da pele e, assim, proporcionam mais saúde ao tecido cutâneo, e previnem desordens que possam potencializar o envelhecimento da pele, auxiliando também a manutenção da saúde dos cabelos e unhas.

Vitamina B5 – ajuda a manter a pele saudável e com excelente aparência. Ela também ajuda a retardar o aparecimento dos sinais de envelhecimento precoce, como rugas e manchas da idade. O uso de ácido pantotênico é considerado benéfico para a saúde do tecido tegumentar, e deve ser priorizado em casos de acne e outras lesões que acometem a estrutura dérmica.

A vitamina B5 auxilia a cicatrização de feridas e melhora a regeneração das células que são responsáveis pela geração de tecido conjuntivo após a lesão e também aumenta significativamente os níveis de glutationa nas células, o qual atua como um potente antioxidante na pele. O aumento dos níveis de glutationa protege contra danos oxidativos das membranas celulares, reduzindo os efeitos dos danos causados pelo sol, poluentes e outros agressores da pele. Isso pode ajudar a reduzir os sinais de envelhecimento, prevenir rugas, e até mesmo defender contra o câncer de pele.

Biotina –  é necessária para manter a saúde da pele, cabelos e unhas – por isso, quando alguém está com deficiência desta vitamina, os sintomas podem se manifestar na forma de unhas quebradiças, cabelos fracos e opacos, ou dermatite, que resulta em pele seca e irritada. Você pode notar que a biotina é incluída em muitos cremes cosméticos para o rosto, máscaras de cabelo e outros produtos de beleza, mas a biotina é muito mais eficaz quando é ingerida em vez de aplicada topicamente.

A biotina também pode ajudar a proteger a pele da acne, infecções fúngicas, erupções cutâneas, secura severa da pele e rachaduras.

Óleo de amêndoas – é rico em vitamina E, ácidos graxos monoinsaturados, proteínas, potássio e zinco, além de uma série de outros minerais e vitaminas. A partir dos benefícios dos componentes presentes nas amêndoas, o seu óleo pode ser empregado para melhorar a saúde da pele, e promover proteção contra agentes inflamatórios e oxidativos, que promovem danos e aumentam o risco de envelhecimento precoce.

Óleo de gergelim –  contêm altos níveis de zinco, um componente vital na formação de colágeno, que fortalece o tecido muscular, cabelos e pele.  Além disso,  apresenta excelentes resultados em marcas de queimaduras cutâneas e também na redução dos sinais de envelhecimento precoce.

O óleo de gergelim é uma das maiores fontes de vitamina E (alfa tocopherol), um dos antioxidantes mais importantes que demonstra ter efeitos contra a deterioração das células e contra o envelhecimento. Tem ainda efeito anti-inflamatório na pele, e pode ser usada no tratamento de rugas e linhas de expressão, pois favorecem a hidratação das células, acompanhada de redução da atividade de enzimas que degradam o colágeno da pele.

Você gosta de se cuidar e prefere cuidados naturais? Este é nosso presente para você.

Sempre linda, por dentro e por fora.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Os prós e os contras da corrida

Fonte: mdemulher.abril.com.br Quando pensamos em corrida, logo vêm à nossa cabeça os benefícios óbvios, que são a queima de calorias e a perda de peso. Mas