Estamos no mês em que acontece a campanha “Novembro Azul”, que alerta para a importância da prevenção câncer de próstata. Este tipo de câncer, que é o mais comum nos homens, tem uma incidência maior após os 65 anos de idade. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) a estimativa é que, no Brasil, apareçam 61.200 casos novos de câncer de próstata por ano.

A melhor forma de combater o câncer de próstata é a prevenção, com a realização de exames de toque retal e o de sangue, também conhecido como PSA. Se descoberto no início, as chances de cura são de 90%.

Mas além do exame preventivo, você também pode inserir, na sua dieta, o óleo de semente de abóbora prensado a frio, que pode prevenir esta doença. Isso porque ele é rico em antioxidantes importantes que atuam diretamente na formação das células cancerígenas. Além disso, os fitoquímicos da abóbora foram associados à prevenção do câncer de próstata em várias pesquisas relacionadas à doença.

Além do câncer, o óleo de semente de abóbora é considerado um dos melhores produtos naturais para o tratamento e prevenção de problemas da próstata.  Seus ácidos graxos e alta concentração de zinco, melhoram a tonicidade dos músculos da bexiga, descongestionando a próstata e proporcionando melhor conforto urinário para o paciente. Além disso, o poder antioxidante dos fitoesterois, presentes no óleo de abóbora, podem inibir a inflamação e o crescimento do tecido prostático (hiperplasia benigna da próstata), que causa problemas de micção.

Na Alemanha, mais de 50% dos urologistas utilizam derivados de abóbora no tratamento dos seus pacientes. Além dos benefícios citados, análises químicas e estudos farmacológicos indicam que o óleo extraído destas sementes, tem efeito anti-inflamatório ao interferir na formação de prostaglandinas pró-inflamatórias.

O tratamento contra a inflamação da próstata (que causa incômodo e tira a qualidade de vida do homem) com o óleo de abóbora, é uma prática comum em toda a Europa e tem sido comprovado por vários trabalhos científicos.

De acordo com pesquisas da Universidade Johns Hopkins, homens que ingerem vitamina E, selênio, betacaroteno e licopeno diariamente, presente em cerca de 4 mg de óleo de abóbora (ou ¾ de xícara de polpa com semente), apresentam redução de 36% a 75% na incidência deste problema.

oleo-de-sementes-de-abobora-beneficios2

Agora saiba mais sobre o câncer de próstata:

A próstata é uma pequena glândula do tamanho de uma noz, localizada entre a bexiga e a pélvis do homem. Sua função é produzir parte do líquido que forma o esperma, ajudando a alimentar e proteger os espermatozoides.

oleo-de-semente-de-abobora

Mas quais os sintomas da doença?

Muitas vezes os sintomas não aparecem, mas, em alguns casos, pode haver ardência ou dor ao urinar, jato fraco da urina e sinais de sangue no esperma. Quando isso acontece, é mais provável que a causa seja hiperplasia da próstata,  uma doença benigna e não um câncer. Entretanto, se aparecerem qualquer um destes sinais, é importante procurar um médico.

E o tratamento?

Vai depender do estágio da doença. Quando o câncer é local, o tratamento é a cirurgia de retirada da próstata ou radioterapia, muitas vezes associada a uma injeção para
bloquear a produção dos hormônios masculinos. Quando a doença invade os órgãos em volta da próstata ou quando já há metástase, o tratamento é para evitar que a doença avance. Para isso, é feito o bloqueio da produção dos hormônios masculinos seguido de quimioterapia ou uso de drogas que inibem a produção dos hormônios de forma mais potente.

Gostou de saber mais sobre os benefícios da semente de abóbora para a saúde da próstata? Compartilhe com seus amigos e ajude-os a serem mais saudáveis! Compartilhar saúde é Vital!

Referência:
authoritynutrition.com
Óleo de Semente de Abóbora e seus inúmeros benefícios para a saúde

Prepare-se para saber mais sobre este Poderoso Óleo, que é mais do que um simples alimento. Um nutriente da natureza que pode mudar sua vida!

Baixe gratuitamente o e-book: Óleo de Semente de Abóbora e seus inúmeros benefícios para a saúde

Baixe nosso E-book grátis