É possível se proteger da gripe com alimentos naturais?

De repente os espirros começam a ficar mais frequentes. Depois vêm as dores no corpo, na cabeça e muita indisposição. Você já deve ter passado por isso não é mesmo? Estes são os principais sintomas de uma doença comum nas estações mais frias, a gripe. Saiba mais sobre esta doença, como se prevenir, os tratamentos e quais os alimentos naturais que podem aumentar sua imunidade!

O que é a gripe?

É uma doença respiratória causada por um vírus. A gripe é altamente contagiosa e normalmente é transmitida pela tosse e pelo espirro de uma pessoa infectada.

Também é possível se contaminar tocando em uma pessoa infectada, por exemplo, apertando as mãos.

Os adultos são contagiosos cerca de dois dias antes de terem sintomas e até sete dias depois de adoecerem. Isso significa que você pode espalhar o vírus da gripe antes mesmo de saber que está infectado.

Para que você se previna e, caso esteja doente se cuide, vamos explicar os sintomas da gripe, os tratamentos, como ela difere de um resfriado e as melhores maneiras de evitá-la

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

neste-frio-proteja-se-de-gripes-e-resfriados-com-alimentos-naturais

Geralmente o resfriado pode ser classificado como uma gripe mais branda. Mas para ajudá-lo a diferenciá-los, abaixo estão alguns sintomas da gripe que são diferentes de um resfriado forte:

– Temperatura alta

– Suores frios e arrepios

– Dor de cabeça

– Dores nas articulações e membros

– Fadiga, chegando até a exaustão

Também podem aparecer sintomas gastrointestinais como náuseas, vômitos e diarreia; estes são muito mais comuns entre crianças do que adultos.

Normalmente, os sintomas duram cerca de uma semana. No entanto, a sensação de cansaço pode continuar por mais tempo.

Vale a pena notar que nem toda pessoa com gripe terá todos os sintomas; por exemplo, é possível ter gripe sem febre.

Quais os primeiros sintomas da gripe?

Muitas vezes, a fadiga é um dos primeiros sinais de gripe. Outros sintomas iniciais podem incluir tosse, dor de garganta, febre, dor no corpo, calafrios e alterações gastrointestinais.

Tratamento

Os médicos não costumam prescrever antivirais para a gripe, pois a doença tem duração curta, cerca de uma semana. Entretanto eles podem prescrever analgésicos para aliviar alguns dos sintomas, como dor de cabeça e dores no corpo.
Mas atenção! Jamais se automedique. É importante sempre consultar um médico antes de comprar os remédios.

Cuidados

neste-frio-proteja-se-de-gripes-e-resfriados-com-alimentos-naturais-4

Se estiver com gripe é recomendável:

– Ficar em casa

– Evitar o contato com outras pessoas sempre que possível

– Manter-se aquecido e descansado

– Consumir muitos líquidos

– Evitar álcool

– Parar de fumar

– Ter uma boa alimentação

E quando ir ao médico?

Além de prescrever remédios, o médico deverá ser procurado se:

– A pessoa é frágil ou idosa

– Se a febre persistir

– Se os sintomas piorarem

– Se a pessoa está com falta de ar ou dor no peito

Riscos

Na maioria dos casos, a gripe não é grave – é apenas desagradável. Para algumas pessoas, no entanto, pode haver complicações graves. Isso é mais provável em crianças muito jovens, idosos e indivíduos com outras doenças de longa data que estão com o sistema imunológico prejudicado

Algumas das complicações causadas pela gripe podem incluir pneumonia bacteriana, desidratação e agravamento de condições médicas crônicas, como insuficiência cardíaca congestiva, asma ou diabetes. As crianças podem desenvolver problemas de sinusite e infecções de ouvido.

Por quê a gripe aparece mais no frio?

neste-frio-proteja-se-de-gripes-e-resfriados-com-alimentos-naturais-3

Acontece que o ar frio afeta nossa primeira linha de defesa. Os vírus comuns do resfriado e da gripe tentam entrar em nossos corpos através do nosso nariz. Felizmente, o nosso revestimento nasal tem mecanismos de defesa sofisticados contra esses intrusos microbianos.

Constantemente o nariz libera um muco no qual os vírus ficam presos. Esse muco está sempre em contato com minúsculos pelos chamados cílios que revestem nossas passagens nasais.

O problema é que o ar frio diminui a depuração deste muco e assim os vírus ficam mais tempo em nosso corpo, penetrando em nosso mecanismo de defesa.

Uma vez que isso acontece, o sistema imunológico assume o controle de combater o intruso. Os fagócitos, que são células imunológicas especializadas, englobam e digerem os vírus. Quando há uma diminuição nessa atividade (que está associada ao frio), a gripe aparece.  

Além disso, os rinovírus preferem temperaturas mais baixas, tornando difícil não sucumbir ao resfriado e a gripe comum depois que o termômetro cai.

Prevenção

A vacina contra gripe é a melhor proteção, mas você também pode adotar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos e uma boa alimentação. Isso vai melhorar seu sistema imunológico e sua saúde.

Conheça agora alguns alimentos que são coadjuvantes do sistema imunológico

1 – Própolis verde

neste-frio-proteja-se-de-gripes-e-resfriados-com-alimentos-naturais-2

O Artepillin-C é um flavonoide que tem uma elevada capacidade de ativar o sistema imune. Ele estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade. A melhor forma de extração da própolis verde para o consumo é o método Wax Free, que retira as impurezas presente na própolis, deixando apenas os componentes mais puros. O resultado é uma própolis mais pura e segura para consumo, apresentando alta concentração dos ativos que podem ajudar na manutenção da boa saúde, como os flavonoides;

2 – Ômega 3

neste-frio-proteja-se-de-gripes-e-resfriados-com-alimentos-naturais-1

Algumas espécies de peixes como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem, são ricas em ômega 3, que podem regular as células imunológicas, exercendo importante função na manutenção do sistema imune.

Mas atenção! Você pode e deve inserir em sua dieta todas as fontes de ômega 3 que puder, além de fazer a suplementação com cápsulas de óleo de peixe, mas atenção – tenha a certeza de que o óleo de peixe seja livre de metais tóxicos, certo? E mais: ao escolher um suplemento, busque por uma empresa idônea, responsável e transparente e atente-se sempre ao rótulo! O ideal é optar por produtos com alta concentração de EPA e DHA que possam suprir o mínimo da concentração diária recomendada para sua saúde.

3 – Frutas cítricas

Frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, que é um nutriente importantíssimo para o sistema imunológico. Esta vitamina aumenta a produção das células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.

4 – Mel

Além de ser uma opção mais saudável ao açúcar refinado, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e alivia os sintomas das gripes e dos resfriados. E mais:  possui ação bactericida e antisséptica, além de ajudar nos casos de problemas pulmonares e da garganta.

5 – Gergelim

Entre seus compostos estão dois ácidos graxos polinsaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina. Eles regulam compostos conhecidos como eicosanoides, responsáveis por melhorar a imunidade do corpo. Para obter todos estes benefícios, o óleo de gergelim deve ser obtido in natura ou prensado a frio, e é uma das opções mais saudáveis de óleo vegetal que existe!

6 –  Vitamina D

neste-frio-proteja-se-de-gripes-e-resfriados-com-alimentos-naturais-6

A vitamina D é produzida no corpo pela luz solar e, entre suas funções, está a de regular o sistema imunológico. Pesquisas recentes mostram que níveis baixos de vitamina D estão ligados a taxas mais altas de infecções por resfriado, gripe e infecções respiratórias.

7 – Óleo de Orégano

O óleo essencial de orégano prensado a frio fornece proteção contra infecções virais. Isso significa que ele fortalece sua imunidade contra resfriados e gripes e mais: caxumba, sarampo, varíola e outras doenças causadas por vírus. Este impulso ao sistema imunológico também ajuda o corpo a se defender contra infecções virais e até mesmo distúrbios autoimunes.

O óleo essencial de orégano também estimula a produção e a função dos glóbulos brancos, que são a principal linha de defesa do corpo.

Neste frio é muito importante que você passe esse conteúdo para a frente. Assim seus amigos e familiares podem se proteger e ficar sabendo mais sobre os benefícios dos alimentos naturais contra gripe. Afinal, compartilhar saúde é Vital!

Referências:
draxe.com/flu-natural-remedies
medicalnewstoday.com/articles
nhs.uk

A Vital Âtman não indica a automedicação e a interrupção de qualquer tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Para que as ações destes importantes nutrientes sejam bem aproveitadas, recomendamos uma dieta equilibrada, rica em Legumes, verduras e Frutas, evitando alimentos ultra processados, de acordo com as orientações do Novo Guia Alimentar.

Para começar a obter os efeitos desejados, recomendamos o consumo por um período mínimo de 3 meses.

 

A Própolis Verde e Suas Propriedades

Conheça os principais benefícios do chamado Ouro Verde da Natureza em um único e-book

Baixe gratuitamente o e-book: A Própolis Verde e Suas Propriedades

Baixe nosso E-book grátis