Meditação e Cura

A meditação tem como finalidade desligar os pensamentos da mente consciente ou mundo exterior para o inconsciente ou mundo interior.
Share on facebook
Share on twitter

“Pode parecer loucura, mas devo confessar com toda a honestidade que agradeço por ter tido câncer, porque a meditação me levou para um caminho de vida diferente. Ela me deu uma direção que eu não tinha antes.”

David Servan Schreiber

 

Do latim meditare, meditação é desligar-se do mundo exterior e voltar a atenção para o interior. A meditação é descrita desde os primórdios do aparecimento do homem.

Sempre foi utilizada pelos orientais com objetivo de equilíbrio da mente e do corpo. Tem como finalidade desligar os pensamentos da mente consciente ou mundo exterior para o inconsciente ou mundo interior.

Com isto transcende o pensamento, a preocupação, ansiedade, a agitação e chega a paz, a calma, ao silêncio e autopercepção. Tem o poder de transmutar a doença em saúde, através de abertura de uma ponte de cura do corpo físico, devido à fantástica capacidade de cura inerente ao ser humano.

Na tradição hindu, a prática meditativa consiste de: preceitos morais, conduta ética, posturas físicas, exercícios respiratórios, abstração dos sentidos, concentração, meditação e iluminação. Isto permite a religação do indivíduo com princípios superiores, Deus, Ser Interior, Eu Superior ou Fonte.

Benefícios

Meditar promove um equilíbrio e harmonia do sistema nervoso autônomo, ao estimular o sistema parassimpático, reduz a ação do sistema simpático e promove a desaceleração e relaxamento tanto físico quanto mental.

Estudos de ressonância funcional demonstraram que, durante a meditação, há expansão da atividade cerebral com estimulação do córtex pré-frontal responsável pela atenção e emoções positivas. Ao alterar a fisiologia do organismo, previne e combate a ansiedade, depressão, hipertensão arterial, dor crônica, insônia, estresse, melhora a memória, a imunidade e o sono.

meditacao-e-cura-1

Um estudo conduzido pelo Dr. Dean Ornish, mostrou evidências de que a meditação associada a exercícios e uma dieta saudável, pode ser efetiva na reversão de bloqueio severo das artérias coronárias.

O dr. Herbert Benson acredita que entre 60 a 90% de todas consultas médicas estão relacionadas ao estresse.  Baseado nesta premissa, o controle das emoções através da fé e meditação pode reduzir a intensidade e quantidade dos sintomas, doenças físicas e mentais provocados pelo estresse.

As ondas cerebrais através de vibração elétrica dos neurônios, fazem a comunicação entre o cérebro, mente e corpo.  As ondas cerebrais apresentam a frequência baseada na atividade dos neurônios e mudam de acordo com os estados de consciência (vigília, concentração, relaxamento, meditação, sono). 

Sistema nervoso

A meditação promove mudanças das ondas cerebrais ao reduzir a frequência da atividade elétrica de suas células. As ondas cerebrais têm influência direta entre a qualidade de vida e a saúde do ser humano ao interferir no estado de consciência em relação à concentração, relaxamento, meditação, emoções, pensamentos e sentimentos.

Durante a meditação, o hipotálamo regula o sistema nervoso autônomo e a consequente produção dos neuropeptídios capazes de inibir a produção de hormônios tóxicos e propiciar o aumento de endorfinas, serotonina, dopamina e anandamida.

No estado de alerta, vigília, atividade mental e pensamentos, o cérebro produz dopamina e funciona com um ritmo de ondas cerebrais de 13 a 40 ciclos por segundo ou Hertz, denominadas ondas Beta.  Os estados de apreensão, tensão, ansiedade, raiva, medo, aumentam a frequência das ondas Beta.

meditacao-e-cura-4

Com os sentidos parcialmente adormecidos, no estado de relaxamento, de visualização, de meditação e ao aquietar a mente, o aparecimento de ondas Alfa com ciclos entre 7 e 13 Hertz, produz acetilcolina. As ondas alfa ocorrem quando fechamos os olhos e relaxamos e, ao desencadear um estado de relaxamento, diminui-se a ansiedade e temos a sensação de bem-estar e criatividade.

Ondas

As ondas Teta, de 4 a 7 ciclos, ao produzir gaba amino butírico (gaba), permitem, além da meditação mais profunda, aumento da intuição, memória, criatividade e sonho. Ao fazerem a transição entre o consciente e o inconsciente, as ondas Teta facilitam a conexão com a espiritualidade.

Elas têm a capacidade de reter memórias, sensações e controlar comportamentos, crenças e atitudes. Neste ritmo há produção de endorfina, que acalma o estresse, a dor, revitaliza as células, relaxa o corpo e mente. No nível Teta ocorre a cura do corpo físico, há aumento da capacidade mental e expansão da mente além dos limites do corpo.

As ondas Delta, de 0.1 a 4 Hertz, estão presentes durante sono profundo. Nesta fase a pessoa com olhos fechados encontra-se inconsciente e com todos os sentidos adormecidos. O corpo está no automático. Ocorre produção de serotonina responsável por trazer bem-estar, hormônio do crescimento, que é responsável pela regeneração dos tecidos e cura, além de melantonina produzida na glândula pineal, cujas funções antiestresse, anticâncer e antioxidante ajudam no combate aos radicais livres.

Pesquisas com monitorização através de aparelho de eletroencefalograma para medir as ondas cerebrais foram realizadas em voluntários antes e depois da meditação.

meditacao-e-cura-3

Antes da meditação houve predomínio de ondas Beta, quando as pessoas ficavam em estado de alertas, agitadas, tensas, nervosas e estressadas.  Durante a meditação houve diminuição da frequência quando surgiram ondas Alfa e Teta, responsáveis pelo aumento da coerência, sincronização e harmonização cerebral.

O menor o ritmo das ondas cerebrais desencadeia relaxamento mental, paz, tranquilidade, calma, harmonia, melhora da concentração, criatividade, além de regeneração das células com curas de doenças físicas e mentais.

Como meditar

O estado meditativo pode ser conseguido em qualquer atividade onde haja atenção plena no momento presente. Para iniciantes, recomenda-se meditar em local onde não haja interferência externa de outras pessoas e de ruídos.

Deve-se assumir posição confortável, sentado, com coluna ereta, focar a atenção na respiração, relaxar o corpo, acalmar e esvaziar a mente e liberar pensamentos, tensões e preocupações.

Com olhos abertos ou fechados, pode-se focar em uma imagem real ou mental e recitar um mantra. É recomendado meditar duas vezes ao dia, em horários regulares, de preferência antes do amanhecer e ao pôr do sol.

Com a meditação torna-se possível manter um equilíbrio, harmonização e redução da frequência das ondas cerebrais. Com isto pode-se atingir um estado de homeostasia e cura física, mental, emocional, além de incorporar um sentido e significado para a existência como ser humano.

Eduardo Carlos da Silva

Neurocirurgião e Coach – CRM: 36865

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Conheça sete principais benefícios da vitamina D para a saúde

Cada vez mais passamos longas horas em locais fechados como shoppings, escritórios e, quando estamos ao ar livre, sempre damos um jeito de nos proteger do sol. Isso faz com que os níveis de vitamina D em nosso corpo fiquem bem abaixo do recomendável.

Isso porque o sol converte essa vitamina (já reconhecida como hormônio) através dos raios solares, mas você também pode obtê-la através de bons suplementos, que é uma forma prática e segura de garantir a quantidade necessária de vitamina D que o organismo precisa.