Medicina natural direto da sua cozinha

O uso de ingredientes naturais para tratar problemas de saúde está se tornando cada vez mais comum. A cada ano que passa, muitos ingredientes encontrados na nossa cozinha fornecem benefícios de saúde impressionantes. Além de seu uso culinário para fazer pratos deliciosos, esses ingredientes podem ajudar a lidar com uma série de problemas de saúde. Tratamentos caseiros podem poupar tempo e gastos com remédio, além de não causarem efeitos colaterais.
Share on facebook
Share on twitter

O uso de ingredientes naturais para tratar problemas de saúde está se tornando cada vez mais comum. A cada ano que passa, muitos ingredientes encontrados na nossa cozinha fornecem benefícios de saúde impressionantes. Além de seu uso culinário para fazer pratos deliciosos, esses ingredientes podem ajudar a lidar com uma série de problemas de saúde. Tratamentos caseiros podem poupar tempo e gastos com remédio, além de não causarem efeitos colaterais.

Você já sabe que consumir os alimentos certos pode aumentar sua ingestão de minerais, vitaminas e nutrientes, mas além disso, muitos deles podem auxiliar na solução de alguns dos seus problemas de saúde recorrentes, desde cólicas até infecções. Embora seja importante ter em mente que as condições mais severas precisam da atenção de um médico, não podemos correr riscos, certo?

Confira aqui alguns problemas de saúde e desconfortos comuns que podem ser diminuídos com a ajuda de ingredientes que você encontra em sua cozinha:

Peixes gordos de águas frias para ajudar na redução do mau colesterol

Os Ômega 3, ácidos graxos encontrados nos peixes de águas profundas e geladas, são gorduras poli insaturadas conhecidas por proteger o coração, artérias e veias que compõem o sistema cardiovascular. O termo “gorduras boas” é devido a redução do mau  colesterol e por diminuir a coagulação do sangue, relaxando e minimizando a inflamação nos vasos sanguíneos. Essas gorduras também ajudam na prevenção de ritmos cardíacos irregulares e facilitam uma maior variabilidade entre os batimentos cardíacos, reduzindo o risco de arritmia. Os Ômega-3 também diminuem os níveis de triglicerídeos no sangue, então aqui está uma ótima razão para adotar uma dieta rica em peixes de mares profundos e gelados, como a sardinha, arenque, anchova, atum e o salmão selvagens!

Farinha de Linhaça para promover vitalidade e saúde integral

A linhaça é um alimento funcional pois possui nutrientes básicos (carboidratos, proteínas, gorduras e fibras) e também elementos que podem minimizar o risco de algumas doenças. Seu uso contínuo pode proporcionar aumento da imunidade e redução do ritmo de envelhecimento celular.

Na semente de linhaça encontramos ácidos graxos polinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional, falando nisso, a semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente dentre os vegetais sabia?

Diversos estudos têm focado sua atenção nesta semente pois ela se mostrou capaz de agir na prevenção e até mesmo na cura de numerosas doenças degenerativas.

Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça, alguns deles afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis, além de favorecer o controle dos níveis de açúcar no sangue, o que é uma excelente notícia para quem sofre com diabetes.

Gengibre para cólicas menstruais

A medicina tradicional chinesa conta com o gengibre há mais de 2.000 anos. “O gengibre pode melhorar o fluxo sanguíneo e reduzir a inflamação em seus músculos, incluindo aqueles no útero onde as cólicas se originam”, diz Mary Rosser, MD, PhD, professora assistente de obstetrícia e ginecologia no Montefiore Medical Center em Nova York.
Além disso, um estudo preliminar no Journal of Alternative and Complementary Medicine descobriu que o gengibre é tão eficaz quanto o ibuprofeno para aliviar a dor das cólicas menstruais, então, este é mais um bom motivo para incluir o gengibre no seu chá quente para se sentir mais confortável durante o período menstrual.

cranberry-juice

(O suco de cranberry auxilia a saúde do trato urinário, evitando a temida “infecção de urina”)

Cranberries para a saúde do trato urinário
Cranberries contêm proanthocyanidins, um composto que afasta as bactérias que causam infecções do trato urinário. “E. coli é um dos principais agentes causadores de infecção no trato urinário”, diz a Dra. Rosser. “Esta substância foi usada para prevenir a infecção por impedir as bactérias de se prenderem às paredes da bexiga.” Se você já tem uma infecção de urina, cranberries provavelmente não irão te curar, mas consumir cranberries diariamente pode te ajudar a se proteger contra futuras infecções. Cerca de 20% das mulheres que contraem uma infecção do trato urinário contrairão outra, então beber de um a dois copos por dia de suco de cranberry sem açúcar te ajudará a prevenir a recorrência, diz Rosser.

naturalmedicine2

Alimentos ricos em cálcio para TPM
Propensa à irritabilidade e alterações de humor antes de menstruar? Você não está sozinha. Cerca de 85% das mulheres menstruadas experimentam pelo menos um sintoma de TPM a cada mês. A boa notícia é que ajustar sua dieta pode ajudar a diminuir esses sintomas. “Tem sido demonstrado que as pessoas com TPM têm níveis mais baixos de cálcio no sangue do que aquelas sem TPM”, diz Rosser. O National Institutes of Health recomenda os adultos a consumirem cerca de 1.000 miligramas de cálcio por dia. Você provavelmente já sabe que os produtos lácteos são ricos em cálcio, mas as amêndoas, brócolis, folhas verdes e sardinhas também são ótimas fontes!

Ameixas para constipação
As ameixas secas são ricas em fibra insolúvel, um nutriente chave para ajudar a combater a constipação. “A fibra insolúvel não se dissolve na água e cria mais volume para ser eliminado através do sistema digestivo”, diz Wayne Andersen, MD, diretor médico de Take Shape for Life, um programa americano de perda de peso. As ameixas também contêm duas substâncias que atuam como laxantes naturais, sorbitol e dihidrofenilisatina, que funcionarão muito melhor para o seu sistema ao longo do tempo do que laxantes comprados em farmácias.

Maçãs para azia
Se você tem problemas com azia, a primeira coisa a fazer é  eliminar o consumo de refrigerante, gorduras e frituras, além de incluir os alimentos certos em sua dieta. Um alimento que deve comer é a maçã, isso porque “As maçãs têm pectina, uma fibra solúvel capaz de absorver ácido do estômago”, diz o Dr. Andersen. Além disso, a fruta contém dois tipos de ácido (málico e tartárico) que trabalham para evitar que os sucos gástricos fluam para cima de seu estômago.

medicina-natural2Cúrcuma para infecções
A cúrcuma é reverenciada na Índia como um “pó sagrado” que pode ser usado para prevenir infecções e tratar feridas. Isso é graças a um composto chamado curcumina. “Os alimentos com curcumina têm fortes propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que ajudam na limpeza e cura do organismo”, diz o Dr. Andersen. Um estudo no Biochemical Journal descobriu que a curcumina tem a capacidade de impedir que
as bactérias se multipliquem. Você pode usá-la através de ingestão ou de gargarejos para a melhor saúde de sua garganta.

Chá de camomila para sinusite infantil

Uma boa medicina caseira para sinusite infantil é a inalação do vapor do chá de camomila, isso é porque esse chá tem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas, cicatrizantes e ajuda também a acalmar a mucosa nasal.

Chá de Boldo para melhor digestão

O chá de boldo é bom para auxiliar o funcionamento do fígado e é muito útil depois de um dia de exageros, excesso de álcool ou ingestão de alimentos muito gordurosos, isso é devido à lactona, uma substância que facilita a digestão das gorduras ingeridas. Tome o chá logo após o seu preparo e não coloque açúcar, para não fermentar e atrapalhar a digestão, certo?

Então, percebeu como os ingredientes de sua cozinha podem ajudar você a combater algumas doenças e desconfortos? Certamente seus hábitos alimentares são seus aliados quando o assunto é ter uma boa saúde. Só não se esqueça de procurar um médico se os sintomas não passarem!

Compartilhe essas dicas com seus amigos e espalhe boa saúde. Informação é Vital!

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

10 motivos para procurar uma nutricionista

É com muito orgulho e alegria que comemoramos, no próximo dia 31 de agosto, o Dia da Nutricionista!

Afinal, estes profissionais estudaram muito e dedicam suas vidas à fazer com que as pessoas tenham uma vida mais saudável através de uma boa alimentação.

A nutricionista é a profissional imprescindível em combinar alimentos que vão garantir a sua saúde em todas as fases da vida: nascimento, vida adulta e maturidade.

Existem milhares de motivos para que você procure uma nutricionista, mas vamos citar os 10 principais: