Kefir: O que é e por que você deve usá-lo em sua dieta

O Kefir é uma bebida tradicional do Oriente Médio que gera incríveis benefícios para a saúde. Nossos antepassados ​​estavam bem cientes de seu poder de cura, tanto é que o nome 'kefir' é originário da palavra turca 'Keyif', que significa 'bom sentimento'. O Kefir é feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, ovelha, cabra, coco, lácteos, camelo) com a adição de um grão de "coliflor" ou "coral" gelatinoso ou branco que fermenta o leite. Há também um tipo de kefir cultivado em água adocicada, mas o mais comum ainda é o kefir de leite.
Share on facebook
Share on twitter

O Kefir é uma bebida tradicional do Oriente Médio que gera incríveis benefícios para a saúde!

Nossos antepassados estavam bem cientes de seu poder de cura, tanto é que o nome ‘kefir’ é originário da palavra turca ‘Keyif’, que significa ‘bom sentimento’. O Kefir é feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, ovelha, cabra, coco) com a adição de um grão de “couve flor” branco ou “coral” gelatinoso  que fermenta o leite. Há também um tipo de kefir cultivado em água adocicada, mas o mais comum ainda é o kefir de leite.

kefir-o-que-e-e-como-usar7

No processo de fermentação do kefir, cria-se um produto à base de leite gasoso, ácido, com consistência de iogurte bebível, o qual está repleto de bactérias probióticas e leveduras. Também é repleto de vitaminas, nutrientes e minerais que são facilmente digeridos. Os grãos devem ser removidos com uma peneira plástica antes de consumir e adicionados à uma nova porção de leite com uma pequena quantidade do kefir original.

O que faz o processo de fermentação?

O processo de fermentação não apenas altera o sabor e consistência do leite, mas também o seu valor nutricional. Aqui estão algumas das mudanças que ocorrem:

  • Kefir está cheio de probióticos, que são bactérias vivas. O consumo de kefir  aumenta a quantidade de bactérias boas no intestino, o que não só ajuda a digerir os alimentos, mas também tem muitos benefícios terapêuticos.
  • No kefir, a lactose é quebrada em ácido lático, o que significa que o kefir produzido em leite pode ser consumido por aqueles que possuem  intolerância leve à lactose (quando foi fermentado por mais de 24 horas).
  • As proteínas são quebradas durante a fermentação, tornando a digestão do leite mais fácil para o organismo.
  • Quantidades significativas de minerais são encontrados no kefir, incluindo cálcio, potássio, magnésio, fósforo, zinco, cobre e ferro.
  • Certas vitaminas, incluindo vitamina B12, ácido fólico, vitamina C, vitamina K e biotina, podem ser produzidas através da fermentação, dependendo do grão utilizado.

kefir-o-que-e-e-como-usar8

O que torna o Kefir único?

Estudos recentes estão descobrindo que o kefir tem muitos impactos incríveis na saúde! Aqui estão apenas alguns dos seus benefícios terapêuticos:

  • Anticancerígeno: estudos vincularam a ingestão de produtos lácteos fermentados a um menor risco de câncer de mama em mulheres.
  • Anti-tumoral: estudos em animais descobriram que o kefir reduz o tamanho do tumor e o início do câncer. Um estudo específico sobre camundongos com câncer de mama induzido descobriu que, em apenas 27 dias de consumo de kefir, o tamanho do tumor havia diminuído e as células imunes benéficas aumentaram. Estes resultados foram replicados em animais com diferentes tipos de câncer.
  • Anti-microbiana: ele tem um efeito antibacteriano contra muitos organismos prejudiciais, particularmente aqueles que afetam o trato gastrointestinal e vagina. Testes de laboratório descobriram que o kefir teve um efeito preventivo contra infecções bacterianas, incluindo E Coli, Listeria e Salmonella.
  • Anti-inflamatório: estudos têm verificado que o kefir apresenta um efeito anti-inflamatório no corpo. Uma série de estudos feitos com camundongos com asma induzida descobriram que o kefir exibia um efeito anti-inflamatório e anti-alergênico sobre eles.

kefir-o-que-e-e-como-usar5

Você já tentou fazer seu próprio Kefir antes?

Para produzir seu kefir, adicione os grãos ao leite em um pote de vidro e cubra com um pano voal preso com elástico ao redor, deixe fermentando por um período de 12 a 24 horas e depois coe os grãos com uma peneira de plástico. Repita esta operação diariamente e tenha um iogurte sempre fresco e saudável na rotina alimentar de toda a família.

Encontrar grãos de kefir para você começar a sua produção pode parecer complicado, mas se você perguntar em grupos voltados para este tema nas redes sociais, certamente encontrará alguém que poderá ceder a você uma pequena cultura, o que já é suficiente para suas primeiras receitas.

E então, está animado para começar a produzir seu iogurte de kefir?

Além de delicioso, saudável e nutritivo, produzir kefir fará você conhecer e se relacionar com pessoas novas e interessadas em saúde e bem estar.

Saúde é Vital!

Abraços e até a próxima 😉

 

5 comentários em “Kefir: O que é e por que você deve usá-lo em sua dieta”

  1. Olá amigos, tenho doação colaborativa de Kefir e outros Probióticos e posso enviar pelos Correios para qualquer Cidade do Brasil.

    Se alguém precisar podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691 para combinarmos sobre o envio.

    Tenho os seguintes Probióticos para Doação:

    Kefir de Leite,
    Kefir de Água,
    Kombucha,

    Iogurtes Infinitos:
    Caspio,
    Viili,
    Bulgaricus,
    Filmjolk.

    Qualquer coisa podem me chamar no meu Whatsapp: 42 998573691

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Óleo de peixe, benefícios além da medicina

De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, a deficiência de ácidos graxos ômega 3 é oficialmente uma das 10 principais causas de morte nos Estados Unidos.
O óleo de peixe se mostrou eficiente para suprir essa carência de ômega 3!

Conheça os benefícios do DHA, sua saúde mental nunca mais será a mesma!

Um dos alimentos mais importantes para o bom desenvolvimento cerebral é o DHA, um tipo de gordura do bem que é encontrada no ômega 3.

Você já sabe que os ômegas 3 são definidos como ácidos graxos “essenciais”, o que significa que eles são essenciais para que o seu organismo possa realizar todas as funções biológicas necessárias, certo?