Inverno chegando: saiba como se proteger das gripes e resfriados

No próximo dia 21 de junho começa o inverno. E você já sabe o que fazer para se proteger das gripes e resfriados? O melhor é se prevenir: a vacina contra gripe é a melhor proteção, mas você também pode adotar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos e uma boa alimentação. Isso vai melhorar seu sistema imunológico e sua saúde. Veja como atitudes simples como lavar as mãos e apostar na suplementação alimentar podem te ajudar a se proteger dos vírus.
Share on facebook
Share on twitter

No próximo dia 21 de junho começa o inverno. E você já sabe o que fazer para se proteger das gripes e resfriados? O melhor é se prevenir: a vacina contra gripe é a melhor proteção, mas você também pode adotar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos e uma boa alimentação. Isso vai melhorar seu sistema imunológico e sua saúde.

Veja como atitudes simples como lavar as mãos e apostar na suplementação alimentar podem te ajudar a se proteger dos vírus.

Você sabe qual é a diferença entre gripe e resfriado?

1 – Mantenha-se aquecido

E não é que nossas avós tinham razão quando pediam para a gente colocar uma blusa? Acontece que, antes de o frio chegar, a gente se desacostuma com o uso de agasalhos. Muitos até ficam guardados lá em cima do armário, esquecidos. E quando o frio nos “pega de jeito” sentimos mais propensão para sintomas como tremedeiras e incômodos.

O tempo seco também diminui o muco nasal que nos protege da invasão dos vírus. Tudo isso deprime o sistema imunológico e nos deixa mais propensos a pegar gripes e resfriados. E mais: no inverno, níveis mais baixos de luz solar e níveis alterados de hormônios como a melatonina e a serotonina, também afetam negativamente o desempenho do sistema imunológico.

2 – Lave as mãos

inverno-chegando-saiba-como-se-proteger-das-gripes-e-resfriados-2

Embora a maioria das infecções seja transmitida pelo ar (principalmente quando alguém espirra perto de nós), os germes podem ser transmitidos pelo contato físico e entrar no corpo quando nossas mãos estão infectadas e tocam partes vulneráveis do nosso corpo como olhos, boca e nariz.

Apesar dessas áreas estarem equipadas com mecanismos de defesa, como mucosas e pelos, elas oferecem acesso fácil a germes invasores.

Então o ideal é lavar as mãos com frequência e secá-las em toalhas de papel descartáveis. É uma atitude simples que pode reduzir significativamente as chances de que você pegue um vírus.  

3 – Confira a previsão do tempo

Confira como está a previsão do tempo em sua cidade. O aparecimento de nuvens baixas e nebulosas tendem a trazer um aumento de germes pois os vírus sobrevivem mais quando o tempo está úmido. Além disso, nessas condições, eles podem ficar suspensos no ar, presos a gotículas de água mais facilmente.

4 – Evite o excesso de aconchego

A gente sabe que o inverno é a melhor época do ano para ficar aconchegado e nos aquecer com as pessoas que amamos. Só que isso facilita a passagem de vírus entre as pessoas!

Se for em casa, basta ficar mais distante da pessoa que está doente. O problema é frequentar espaços públicos com pouca ventilação como ônibus lotados, lojas cheias de clientes e festas com muita aglomeração de pessoas. Se o vírus estiver presente nesses ambientes, o risco de contaminação é muito maior.

5 – Beba muita água

inverno-chegando-saiba-como-se-proteger-das-gripes-e-resfriados-3

Os médicos recomendam a ingestão de oito copos de água por dia, em média, para nos mantermos saudáveis. Isso influi na qualidade do muco pois, se ele estiver muito seco, por falta de água no organismo, também é menos capaz de lidar com bactérias e vírus invasores. Mas mesmo que você já estiver resfriado ou gripado, beber bastante líquido ajudará a eliminar os vírus.

6 – Aposte em uma alimentação saudável!

Alguns alimentos são conhecidos por ajudar o sistema imunológico do corpo a funcionar. Conheça alguns deles:

inverno-chegando-saiba-como-se-proteger-das-gripes-e-resfriados-4

– Própolis verde: o Artepillin-C é um flavonoide que tem uma elevada capacidade de ativar o sistema imune. Ele estimula receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

– Ômega 3: algumas espécies de peixes como sardinha, atum, arenque, anchova e salmão selvagem, são ricas em ômega 3, que podem regular as células imunológicas, exercendo importante função na manutenção do sistema imune.

– Óleo de linhaça: o óleo de linhaça, quando prensado a frio, tem uma altíssima concentração de EPA (ácido eicosapentaenoico)  e o DHA (ácido docosahexaenoico). São dois ácidos graxos poli-insaturados ômega 3 de cadeia longa responsáveis pelo bom funcionamento de vários sistemas do corpo, entre eles: imune, cardiovascular, inflamatório e nervoso.

– Gergelim: entre seus compostos estão dois ácidos graxos poli-insaturados antioxidantes, a sesamina e a sesamolina. Eles regulam compostos conhecidos como eicosanoides, responsáveis por melhorar a imunidade do corpo. Para obter todos estes benefícios, o óleo de gergelim deve ser obtido in natura ou prensado a frio, e é uma das opções mais saudáveis de óleo vegetal que existe!

– Frutas cítricas: laranja, acerola, morango, abacaxi, entre outras, são ótimas fontes de vitamina C, que é um nutriente importantíssimo para o sistema imunológico. Esta vitamina aumenta a produção das células de defesa, que têm efeito direto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções.

Saiba mais sobre alimentação saudável no inverno

Mas como consumir todos esses alimentos e em qual quantidade?

Para conseguir os benefícios para a imunidade através desses alimentos, seria preciso ingerir uma quantidade muito grande deles por dia. É por isso que você pode optar por uma solução completamente viável: a suplementação alimentar!

Atualmente existem ótimos suplementos no mercado que são fáceis de ingerir e de incorporar na sua rotina.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Existe segredo para ser feliz?

Somos seres individuais e com desejos tão particulares. Muitas vezes, imaginamos sermos tão diferentes de todo mundo e é como se ninguém pudesse nos compreender,