Grávidas podem ter uma dieta vegana?

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais estressantes: mudanças hormonais, no corpo, dúvidas de como se cuidar e se alimentar podem gerar estresse para a futura mamãe. Em relação à alimentação, é certo que a gravidez é uma fase de vida metabólica que exige um pouco mais de planejamento nutricional para atender a essas drásticas mudanças fisiológicas. Mas será que as grávidas podem ter uma alimentação vegana?
Share on facebook
Share on twitter

A gravidez é um dos momentos mais emocionantes da vida de uma mulher, mas também pode ser um dos mais estressantes: mudanças hormonais, no corpo, dúvidas de como se cuidar e se alimentar podem gerar estresse para a futura mamãe.

Em relação à alimentação, é certo que a gravidez é uma fase de vida metabólica que exige um pouco mais de planejamento nutricional para atender a essas drásticas mudanças fisiológicas.

Mas será que as grávidas podem ter uma alimentação vegana? Sim. A resposta é da nutricionista Lauren Panoff, que aconselha mulheres e famílias que seguem o estilo de vida vegano.

A afirmação é compartilhada pela Academia de Nutrição e Dietética, a maior organização de nutricionistas dos EUA.

Em um artigo sobre dietas baseadas em vegetais, a Academia afirma que uma dieta vegana é saudável e nutricionalmente adequada para mulheres grávidas, desde que haja planejamento apropriado.

Isso porque mulheres que não comem carne correm o risco de ter uma quantidade baixa de nutrientes, especialmente ferro e vitamina B12.

Mas quais alimentos uma grávida vegana deve ingerir?

1 – Alimentos calóricos

gravidas-podem-ter-uma-dieta-vegana

Há um equívoco comum de que a gravidez requer o dobro da quantidade de calorias do que é normal, já que agora existem duas ou mais pessoas para contar.

Na realidade, as necessidades calóricas permanecem as mesmas do normal durante o primeiro trimestre, aumentando apenas para cerca de 300 calorias adicionais por dia no segundo e terceiro trimestres. Esta informação está publicada em “American Pregnangy Association”.

Como os alimentos vegetais tendem a ser mais baixos em calorias, as mulheres veganas podem precisar de mais alimentos mais ricos em gordura, como abacates, leites vegetais, alimentos à base de soja, nozes, sementes, feijões e lentilhas.

Outros alimentos bem calóricos são os smoothies de frutas e linhaça ou milkshakes de manteiga de amendoim e alimentos assados como pão de aveia de banana ou panquecas de tofu.

2 – Nutrientes indispensáveis:

Os micronutrientes são essenciais para qualquer mulher grávida, mas as mulheres veganas precisam, necessariamente, ingerir alguns nutrientes indispensáveis como:

– Ácido graxo ômega 3: no caso de uma dieta vegana a gestante pode optar por suplementos com ômega 3 de algas e de  linhaça e chia (prensadas a frio), além do consumo de nozes e sementes de chia e linhaça.

Estudos publicados em “American Journal of Epidemiology”, demonstraram que os ácidos graxos ômega 3 são fundamentais para o desenvolvimento neurológico do feto e contribuem para que o bebê tenha um peso adequado ao nascer. Além disso, mulheres grávidas que consomem ômega 3 dão à luz a bebês com menor risco de alergias alimentares e eczemas.

Uma outra pesquisa relacionou a baixa ingestão de ômega 3 em mulheres grávidas com o parto prematuro, aumento do risco de pré-eclâmpsia, além de sinais de hiperatividade nas crianças

Além disso o ômega 3 é necessário para manter as membranas celulares saudáveis ao redor dos olhos e do cérebro, pode melhorar as funções do coração, vasos sanguíneos, pulmões, sistema imunológico e ainda pode ajudar a manter um equilíbrio hormonal saudável.

Não há nenhuma recomendação definida para as necessidades de ômega 3, mas hoje já existe um consenso nutricional de que a quantidade ideal é igual ou superior a 500mg de EPA e DHA combinados diariamente.

Saiba mais sobre a importância do ômega 3 para gestantes e bebês.

gravidas-podem-ter-uma-dieta-vegana-1

– Vitamina D3: é responsável por ajudar o corpo a absorver cálcio para ossos e contribuir para dentes fortes e melhorar as funções nervosa e o sistema imunológico.

As grávidas devem consumir pelo menos 600 UI por dia. A vitamina D3 pode ser sintetizada na pele através da luz solar, mas como esse processo nem sempre é eficiente e depende de uma variedade de fatores individuais, as melhores fontes são bons suplementos, leites vegetais fortificados e cogumelos tratados com UV.

Saiba mais sobre os benefícios da Vitamina D3

Zinco – é necessário para ajudar o sistema imunológico, produzir proteínas e DNA e melhorar a cicatrização de feridas.

A recomendação para a gravidez é de 11 miligramas por dia. O zinco pode ser encontrado em bons suplementos, nozes, feijões, ervilhas, grãos integrais, laranjas e folhas verdes.

– Folato: ajuda a produzir DNA, aminoácidos, auxilia na divisão celular, previne defeitos do tubo neural e anemia megaloblástica.

A recomendação para as grávidas é de 600 a 800 microgramas por dia. Essa substância pode ser encontrada em folhas verdes escuras, laranjas, nozes, grãos integrais, ervilhas, feijões e cereais enriquecidos e pães.

Cálcio – é essencial para a saúde do coração e dos ossos, função muscular e nervosa. A recomendação para gravidez é de 1000 mg por dia. Boas fontes incluem bons suplementos, tofu de cálcio, suco de laranja fortificado e leite à base de plantas, brócolis e couve.

gravidas-podem-ter-uma-dieta-vegana-3

Ferro – é necessário para manter glóbulos vermelhos saudáveis, tecidos conjuntivos e hormônios no corpo.

As mulheres grávidas devem receber cerca de 27 miligramas por dia. Fontes de ferro à base de plantas incluem lentilhas, feijão, espinafre, couve, ervilha, nozes, passas, melaço, cereais fortificados e grãos e damascos secos. Comer alimentos ricos em vitamina C ao mesmo tempo pode aumentar a absorção de ferro.

Vitamina B12 – é essencial para os nervos e glóbulos vermelhos saudáveis, produzindo DNA e prevenindo a anemia megaloblástica. A recomendação para a gravidez é de 2,6 microgramas por dia e pode ser encontrada em bons suplementos (vitaminas pré-natais), levedura nutricional e leites fortificados à base de plantas.

Colina – desempenha um papel fundamental no desenvolvimento inicial do cérebro e no metabolismo da gordura. A recomendação durante a gravidez é de 450 miligramas por dia. Ela pode ser encontrada em nozes, sementes, grãos integrais, vegetais crucíferos e feijão.

Iodo –  é necessário para melhorar a saúde dos ossos e o cérebro, além de produzir hormônios da tireoide que controlam o metabolismo. As mulheres grávidas devem receber cerca de 220 mcg por dia, através de sal iodado, algas marinhas e outros vegetais do mar, e uma vitamina pré-natal.

3 – Água e líquidos

gravidas-podem-ter-uma-dieta-vegana-4

É importante beber bastante líquido durante a gravidez, especialmente durante os meses quentes de verão, para se manter hidratada, prevenir contrações precoces e manter o líquido amniótico e aumentar em 60% o volume de sangue necessário para um bebê em crescimento. Essas informações são da “American Pregnangy Association”

Dietas veganas bem planejadas beneficiam mamãe e bebê

As dietas veganas planejadas de maneira correta e bem planejada oferecem muitos benefícios à saúde tanto para a mãe quanto para o bebê, tanto durante a gravidez quanto depois. Uma dieta balanceada baseada em alimentos vegetais integrais fornece uma ampla gama de vitaminas, minerais e antioxidantes que são ótimos tanto para a mãe quanto para o bebê.

Se você ainda estiver em dúvida, estatísticas mostram que as taxas de diabetes gestacional, são mais baixas entre as mulheres veganas e que, muitas vezes, elas mantêm uma faixa mais saudável de peso na gravidez.

Se você gostou desse conteúdo, repasse-o para suas amigas, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Melina, V., Craig, W., &Levin, S. (2016). Position oftheAcademyofNutritionandDietetics: Vegetarian Diets. JournaloftheAcademyofNutritionandDietetics, 116(12), 1970–1980.
Oken, E. (2004). AssociationsofSeafoodandElongated n-3 FattyAcidIntakewith Fetal GrowthandLengthofGestation: Resultsfrom a US PregnancyCohort. American JournalofEpidemiology, 160(8), 774–783.
https://americanpregnancy.org/pregnancy-health/pregnancy-nutrition/

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Alimentos e suplementos que toda grávida precisa conhecer

Em um mundo onde a informação está a um clique de distância, impressiona a quantidade de mulheres grávidas que não se alimentam adequadamente para garantir a saúde do bebê e a própria.

Um estudo publicado no “Journal of Family and Reproductive Health” avaliou os hábitos alimentares de 485 mulheres grávidas.

Os pesquisadores descobriram que apenas 1,9% delas atendiam às recomendações alimentares de frutas e vegetais para uma gravidez saudável.

Conheça os benefícios da taurina

Talvez você já tenha ouvido falar da taurina por ela estar presente em algumas bebidas energéticas. A taurina, assim como a cafeína, também muito presente