A Dieta do Cérebro

Estudos comprovam que o destino do seu corpo e cérebro nem sempre está associado só aos seus genes e também ao ambiente, costumes, crenças, comportamentos, hábito e alimentos. Desordens cerebrais como cefaleia crônica, perda da memória, insônia, variações do humor como depressão, ansiedade, epilepsia, transtorno motores, déficit de atenção, hiperatividade, e doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson podem ser influenciadas pela dieta.
Share on facebook
Share on twitter

Estudos comprovam que o destino do seu corpo e cérebro nem sempre está associado só aos seus genes e também ao ambiente, costumes, crenças, comportamentos, hábito e alimentos. Desordens cerebrais como cefaleia crônica, perda da memória, insônia, variações do humor como depressão, ansiedade, epilepsia, transtorno motores, déficit de atenção, hiperatividade, e doenças degenerativas como Alzheimer, Parkinson podem ser influenciadas pela dieta.

Pesquisas do neurologista David Perlmutter  mostram evidências de que a mudança da dieta ocorrida nos últimos 100 anos, de rica em gordura e pobre em carboidratos, para rica em carboidratos e pobre em gordura tem influenciado na origem de parte das doenças que danificam o corpo e o cérebro humano. A dieta dos nossos ancestrais continha em média 5% de carboidratos, 20 % de proteínas e 75% de gordura; hoje no ocidente está composta de 20% de proteínas, 20% de gorduras e 60% de carboidratos.

O marco de muitas doenças, incluídas as neurológicas tem como gatilhos os processos inflamatórios. O glúten (uma proteína que atua como cola e interfere na quebra e absorção dos nutrientes) e uma dieta rica em carboidratos estão entre os principais responsáveis pelos processos inflamatórios que atingem o cérebro e contribuem para o aparecimento de doenças neurológicas. A engenharia genética  modificou a produção de grãos que contém glutén em mais de 40 vezes, em comparação aos grãos cultivados algumas décadas atrás. O glúten pode ser encontrado no pão, bolachas, biscoitos, macarrão, pizza,  molhos, condimentos, sorvetes, bebidas, cosméticos, xampus, cremes para mãos e cabelo.

As reações do sistema imunológico ao glúten e aos carboidratos estimula o processo inflamatório no cérebro capazes de ativar a produção de enzimas cox-2 e aumentar a produção de citocinas(proteínas ou peptídeos  responsáveis por mediar e regular a resposta inflamatória e imunológica e formação de radicais livres). As citocinas são antagonistas do cérebro e ao danificar seus tecidos, tornam o cérebro vulnerável a disfunções e doenças. No cérebro o glúten atua como exorfina ( substância exógena similar a morfina, que ao aderir ao receptor da morfina, produz bem estar e euforia). Níveis elevados de citocinas são encontrados em pacientes com Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla, Autismo, entre outras doenças cerebrais.

O cérebro humano excluída a água contém de 70 a 77 % de gordura ( 25% é colesterol total), que é essencial para o funcionamento dos neurônios. Os lipídios agem como tijolos construtores das membranas celulares, funcionam como antioxidante para combater os radicais livres e são combustíveis importante para os neurônios ao atuar nas conexões sinápticas.

Dieta com pouco carboidrato e rica em gordura saudável, facilita o emagrecimento, disponibiliza mais energia, maior criatividade e produtividade, melhora memória e mantém o cérebro protegido. Certos tipos de gorduras e óleos modificados comercialmente, como as trans(ácidos graxos insaturados resultante de hidrogenação, utilizados para aumentar consistência dos alimentos) são tóxicas e maléficas ao ser humano. As gorduras  ômega 6 encontrados nos óleos vegetais hidrogenados favorecem as inflamações e seu consumo elevado está relacionado aos transtornos cerebrais.

As gorduras boas, inclusive o colesterol são saudáveis e benéficas ao corpo e cérebro, como os alimentos ricos em ômega 3: sementes de linhaça, óleo de oliva e de coco, castanhas, peixes de água fria, carne e ovos orgânicos. Dr. Donald W Miller, cirurgião cardíaco da Universidade de Washington nos Estados Unidos, prognosticou que o reinado da dieta pobre em gordura e rica em carboidratos vai acabar e mudar para pobre em carboidratos e rica em gordura; quando os efeitos destrutivos à saúde pelos carboidratos e glúten e os benefícios oriundos das gorduras forem aceitos, reconhecidos e modificados.

Com base nesses conhecimentos você pode optar por danificar e degenerar ou proteger e regenerar seu cérebro. A decisão é sua!

Eduardo Carlos da Silva

Neurocirurgião e Coach

1 comentário em “A Dieta do Cérebro”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Como corrigir uma dieta desequilibrada

Você sabe como corrigir uma dieta desequilibrada?
Quando se fala em dieta, todo mundo tem uma solução mágica: “você deve comer isso, você deve comer aquilo…”

Mas as nutricionistas não trabalham dessa forma. Elas entendem as características e necessidades de cada um para elaborar um cardápio personalizado.

No entanto, existem algumas regras básicas que podem ser aplicadas a todos quando as pessoas estão em uma dieta desequilibrada:

O ômega 3 pode ajudar na prática de exercícios físicos?

Você que pratica esporte, já sabe dos benefícios que a atividade física tem para seu corpo, certo? E quanto à alimentação? Já pensou em inserir óleos naturais na sua dieta? Mas calma, eles não engordam!

Estudos têm comprovado que alguns tipos de gorduras boas, como o ômega 3, podem fazer com que o corpo acumule menos toxinas e menos gorduras, favorecendo o emagrecimento, a perda de massa gorda e o ganho de massa magra. Além de promover estes benefícios, óleos como o de linhaça, gergelim e girassol, podem auxiliar na melhora do sistema imunológico e na recuperação mais rápida das fibras musculares.