Com certeza você já ouviu falar de ômega 3, mas e do DHA?

O DHA ou ácido docosahexaenóico, é um ácido essencial do tipo ômega 3 que traz muitos benefícios para o corpo, principalmente para o sistema nervoso, coração e cérebro.

Saiba mais:

O DHA é um ácido graxo ômega 3 poli-insaturado encontrado em todo o corpo e que representa 97% do ômega 3 encontrado no cérebro e 93% do ômega 3 da retina dos olhos. Também é um componente fundamental do coração.

Mas como o DHA afeta contribui para a saúde?

1 – Ajuda a melhorar o sistema nervoso

A ingestão adequada de DHA é importante em adultos quando se trata da saúde e função do cérebro, mas também é necessária para o crescimento e desenvolvimento do cérebro em bebês, bem como para manter as funções cognitivas normais na velhice.

O ácido docosahexaenóico é o ácido graxo estrutural predominante na substância cinzenta do cérebro e dos tecidos da retina em humanos.

Segundo um estudo publicado em PubMed, o DHA é crucial para  a formação dos neurônios grânulos no hipocampo (a parte do cérebro que é principalmente associada à memória) e que crescem ao longo da vida. Por isso ele é crucial para a manutenção da aprendizagem e da função cerebral na velhice.

2 – Pode melhorar o desenvolvimento fetal e infantil

dha-7-beneficios-deste-acido-graxo-que-voce-precisa-conhecer

Durante a gravidez, os bebês o DHA através da mãe e depois durante a amamentação. Caso haja um déficit desse ácido graxo, a função neural desses bebês pode ser permanentemente danificada durante o desenvolvimento fetal e neonatal.

Além disso, de acordo com estudos da Universidade de Columbia (EUA), um benefício a longo prazo de bebês com níveis mais elevados de DHA é o desenvolvimento mais rápido de funções comportamentais. Déficits específicos de DHA podem levar a prejuízos na aprendizagem pois o ácido docosahexaenóico está envolvido na sinalização celular.

3 – Ajuda a melhorar a visão e saúde dos olhos

O DHA desempenha um papel importante no desenvolvimento da função visual adequada em bebês. Estudos da “Créteil University”, na França, com bebês prematuros sugerem que um suprimento adequado de ácido docosahexaenóico, proveniente do leite materno, está associado a uma melhor função visual e desenvolvimento visual mais rápido.

Isso porque a retina contém uma alta concentração de DHA, que melhora a função visual, a fluidez das membranas fotorreceptoras e a integridade retiniana. Muitos estudos demonstraram que o ácido docosahexaenóico tem um papel protetor na retina.

4 – É coadjuvante no tratamento da artrite reumatoide

dha-7-beneficios-deste-acido-graxo-que-voce-precisa-conhecer-1

Baixos níveis de DHA estão associados ao desenvolvimento de artrite reumatoide, uma doença inflamatória autoimune que afeta negativamente as articulações e leva à destruição dos ossos e cartilagens.

O DHA pode ajudar a reduzir a inflamação no corpo, o inchaço e a dor nas articulações das pessoas com essa doença

Estudos publicados em “Epidemiology” descobriram que a população japonesa, que consome uma quantidade maior de alimentos ricos em DHA, em comparação com muitos outros países, têm uma menor incidência de artrite reumatoide.

5 – Pode melhorar memória

Na revista “Applied Physiology, Nutrition, and Metabolism”, os resultados de um estudo realizado com camundongos mostraram que as células de memória no hipocampo poderiam se comunicar melhor umas com as outras e executar mensagens de retransmissão mais rápidas quando os níveis de DHA naquela região do cérebro aumentassem.

Os pesquisadores da Universidade de Alberta (Canadá), acreditam que os suplementos de DHA podem facilitar a plasticidade sináptica (a capacidade das sinapses no cérebro de se fortalecer ou enfraquecer com o tempo, o que afeta o aprendizado e a memória).

6 – Ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas

dha-7-beneficios-deste-acido-graxo-que-voce-precisa-conhecer-2

O ácido docosahexaenóico tem sido associado a um risco reduzido de doença cardiovascular. O DHA tem efeitos anti-inflamatórios, e sua ingestão pode reduzir os triglicerídeos no sangue, o risco de coágulos, a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Segundo estudos da Universidade de Roma, na Itália, o óleo de peixe contendo DHA foi usado para ajudar a reduzir triglicerídeos no sangue e diminuir a trombose, além de ajudar a prevenir arritmias cardíacas.

O DHA também pode proteger contra a disfunção endotelial, que é um catalisador para doenças cardiovasculares.

7 – Pode ajudar a tratar a depressão

De acordo com pesquisas da Universidade de Catania, Itália, o DHA pode ajudar a reduzir o desenvolvimento de problemas relacionados ao humor, incluindo depressão. Alguns estudos descobriram uma associação entre depressão e menor ingestão de ácidos graxos ômega-3 essenciais.

Em um estudo em que pacientes deprimidos foram instruídos a aumentar o consumo de peixes durante um período de cinco anos, a ocorrência de hostilidade agressiva e depressão foi reduzida.

Nas sociedades em que o consumo de peixe é maior, a taxa de depressão é tipicamente menor. No geral, a correlação entre a prevalência de depressão maior e o consumo de peixe em diferentes países sugere que as pessoas tendem a sofrer menos depressão quando consomem mais peixe.

E como obter o DHA?

dha-7-beneficios-deste-acido-graxo-que-voce-precisa-conhecer-3

A melhor forma é através de suplementos, que são seguros e práticos de incorporar na rotina. Entre eles estão o óleo de peixe e o óleo de algas.

Existem muitos alimentos que também contêm esse ácido graxo, mas o problema é que, para ingerir a quantidade ideal necessária por dia, seria preciso comer uma quantidade enorme deles.

Entre esses alimentos estão: peixes gordos de águas frias, incluindo sardinha, salmão selvagem, cavala, atum, marisco e arenque.

Além de serem difíceis de preparar, muitos peixes podem estar contaminados com metais pesados. Já com os bons suplementos não existe esse risco.

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para seus amigos, afinal compartilhar Saúde é Vital!

Referências:
hindawi.com/journals
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26821053
draxe.com

 

Como escolher um bom ômega?

A grande missão da Vital Âtman é promover a saúde

Baixe gratuitamente o e-book: Como escolher um bom ômega?

Baixe nosso E-book grátis