Conheça os melhores exercícios para perda ou manutenção do peso na menopausa

A maioria das pessoas se torna menos ativa à medida que envelhece. No entanto, o exercício pode ser mais importante do que nunca durante e após a menopausa.
Share on facebook
Share on twitter

A maioria das pessoas se torna menos ativa à medida que envelhece. No entanto, o exercício pode ser mais importante do que nunca durante e após a menopausa.

Nesse período as atividades físicas podem melhorar o humor, ajudar na manutenção do peso saudável e proteger seus músculos e ossos.

VEJA TAMBÉM: COMO EVITAR OS SINTOMAS DA MENOPAUSA

O treinamento com pesos pode ser extremamente eficaz para preservar ou até aumentar a massa muscular magra, que normalmente diminui com as alterações hormonais e a idade.

Embora todos os tipos de exercícios sejam benéficos, pesquisas recentes feitas pela Universidade do Triângulo Mineiro, em Uberaba, sugerem que realizar mais repetições é melhor, especialmente para reduzir a gordura abdominal.

O exercício aeróbico também é ótimo para mulheres na menopausa. Estudos da Universidade de Bath, no Reino Unido, mostraram que ele pode reduzir a gordura da barriga, preservando os músculos durante a perda de peso.

Então o que fazer?

O ideal é combinar treinamentos de força e exercícios aeróbicos. Veja:

 

1 – Exercícios aeróbicos

As atividades aeróbicas movimentam os grandes grupos musculares e são ótimas para manter a frequência cardíaca.  Por exemplo: caminhada, corrida, ciclismo e natação. O ideal é que as mulheres sedentárias comecem com 10 minutos de atividades leves, para depois ir aumentando lentamente a intensidade do exercício à medida em que ele se tornar mais fácil.

 

2 – Treinamento de força 

conheca-os-melhores-exercicios-para-perda-ou-manutencao-de-peso-na-menopausa-2

Como o risco de osteoporose aumenta rapidamente após a menopausa (é necessário estrogênio para ajudar a repor os ossos), o treinamento de força é especialmente vital. Ele ajuda a aumentar a força óssea e muscular, queimar gordura corporal e acelerar o metabolismo.

Escolha aparelhos de musculação ou pesos livres. E atenção! Lembre-se sempre de consultar um educador físico. Ele saberá lhe orientar sobre a quantidade ideal de pesos e repetições em um nível adequado que não irá sobrecarregar seus músculos

 

3 – Yoga e meditação

conheca-os-melhores-exercicios-para-perda-ou-manutencao-de-peso-na-menopausa-3

As mulheres sentem a menopausa de formas diferentes, ou seja, cada sintoma é único para cada uma. Por isso procure uma prática que funcione para você, seja respiração profunda, yoga ou meditação.

Posições de yoga podem oferecer alívio, acalmar e centralizar a mente. Esta prática também pode ajudar a aliviar sintomas como: ondas de calor, irritabilidade e fadiga. 

4 – Dança

Se você não consegue encontrar uma atividade física prazerosa, experimente a dança. Além de ser uma atividade aeróbica, ela ajuda a manter os músculos fortes e flexíveis, além de proporcionar uma sensação de bem-estar para a mente. Procure um estilo que combina com você: jazz, balé, dança de salão… são várias opções.

E tem outro jeito?

Tem sim! Melhorar a qualidade de vida pode facilitar a perda de peso durante a menopausa. Veja:

 

1 – Tenha um sono tranquilo e de qualidade

Dormir o suficiente é importante para alcançar e manter um peso saudável. Pessoas que dormem pouco têm níveis mais altos da grelina o “hormônio da fome”, níveis mais baixos da leptina do “hormônio da plenitude” e têm maior probabilidade de estar acima do peso.

Infelizmente, muitas mulheres na menopausa têm problemas para dormir devido às ondas de calor, suores noturnos, estresse e outros efeitos físicos da deficiência de estrogênio.

2 – Psicoterapia e Acupuntura

A terapia cognitivo-comportamental, pode ajudar a mulher a entender melhor o que está acontecendo com seu corpo e mente. A acupuntura também pode ser útil. Um estudo feito pelo Hospital Universitário Médico de Taipei, em Taiwan,  descobriu que esta prática reduziu as ondas de calor em cerca de de 33% das mulheres acompanhadas. A acupuntura pode ainda aumentar os níveis de estrogênio, o que pode reduzir os sintomas da menopausa e melhorar o sono.

3 – Encontre uma maneira de aliviar o estresse

conheca-os-melhores-exercicios-para-perda-ou-manutencao-de-peso-na-menopausa

O alívio do estresse também é importante durante a transição para a menopausa. Além de aumentar o risco de doença cardíaca, o estresse leva a níveis elevados de cortisol, que estão associados ao aumento da gordura abdominal.

4 – Tenha uma alimentação consciente

A alimentação consciente pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar a saúde e contribuir para o gerenciamento do peso.

 VEJA TAMBÉM: COMO CHEGAR À TERCEIRA IDADE COM SAÚDE!

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o para suas amigas que estão na menopausa, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências:
Nunes, P. R. P., Barcelos, L. C., Oliveira, A. A., Furlanetto Júnior, R., Martins, F. M., Orsatti, C. L., … Orsatti, F. L. (2016). Effectofresistance training on muscular strengthandindicatorsof abdominal adiposity, metabolicrisk, andinflammation in postmenopausalwomen: controlledandrandomizedclinicaltrialofefficacyof training volume. AGE, 38(2).
Earnest, C. P., Johannsen, N. M., Swift, D. L., Lavie, C. J., Blair, S. N., &Church, T. S. (2013). Dose EffectofCardiorespiratoryExerciseonMetabolicSyndrome in PostmenopausalWomen. The American JournalofCardiology, 111(12), 1805–1811.
Chiu, H.-Y., Hsieh, Y.-J., &Tsai, P.-S. (2016). AcupuncturetoReduceSleepDisturbances in PerimenopausalandPostmenopausalWomen. Obstetrics&Gynecology, 127(3), 507–515.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Benefícios do óleo de peixe que toda mulher precisa conhecer

No mês em que se comemora o Dia das Crianças, nada melhor para você, mãe, do que estar sempre saudável para cuidar e acompanhar o crescimento do seu filho, não é mesmo? E porque não dizer bonita também? Mas sabemos que nem sempre isso é fácil pois, em geral, as mulheres são tão dedicadas que acabam colocando todos os outros familiares na frente, e quase não sobra tempo para que você cuide de si mesma, não é assim?