Conheça os benefícios da própolis para a saúde

Share on facebook
Share on twitter

A própolis é uma substância que pode ajudar a potencializar a sua saúde. Por isso, que tal aprender algumas curiosidades sobre ela?

          O que é a própolis?

Produzida pelas abelhas, a própolis é resultado da mistura de substâncias do pólen de algumas árvores com a secreção desses próprios insetos e é usada para proteger as colmeias, desinfetar o local onde a abelha-rainha coloca seus ovos e evitar a putrefação de outros insetos dentro do ambiente.

          Para que serve a própolis?

Como benefícios para os humanos, a própolis pode ser usada para auxiliar a potencializar a saúde e para ajudar na prevenção de doenças, já que é uma grande aliada da imunidade do corpo. Confira suas principais funções:

Ação antifúngica: a própolis é indicada para auxiliar no tratamento de diversos tipos de fungos, sobretudo para tratar problemas no couro cabeludo, na região genital, micoses e frieiras em geral;

Ação antibacteriana: a eficiência da própolis para combater as bactérias nas colmeias também pode ser usada em favor humano, apresentando, ainda, uma vantagem extra: diferentemente do que ocorre com os antibióticos produzidos em laboratórios, as bactérias não desenvolvem resistência à própolis. Por isso, é indicada para tratar doenças como anginas, amidalites, faringite, laringite, gengivite, estomatites, abcesso dentário, sinusites, bronquites, pneumonias, gripes, rinites e muitas outras;

Ação antiviral: além de ser muito indicada para o tratamento de bactérias, a própolis mostra-se muito eficiente para combater alguns tipos de vírus, como os que causam herpes, gripes, resfriados, conjuntivite e dores de garganta;

Ação antioxidante: a própolis apresenta também a ação contra os radicais livres que causam o envelhecimento de células e preserva a ação de outro importante antioxidante para o corpo, a vitamina C;

Ação cicatrizante: por ser rica em flavonoides e aminoácidos, substâncias conhecidas pela ação regeneradora de tecidos do corpo, a própolis pode ser eficaz em tratamentos de feridas, dermatites, queimaduras e úlceras;

Ação analgésica: a própolis também pode ser indicada para o alívio de dores graças à sua função anestésica, podendo auxiliar no combate de dores de garganta, dente e muitas outras.

•          Própolis verde, você sabe o que é?

A própolis verde, uma variedade da própolis, é uma exclusividade brasileira encontrada apenas em algumas regiões dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A grande quantidade de flavonoides da própolis verde é o que especialmente a difere da composição da própolis extraída na Europa, América do Norte e Ásia.

Outra substância bioativa muito importante encontrada na própolis verde brasileira é o artepellin C, que, de acordo com pesquisadores, pode auxiliar a potencializar a saúde do corpo.

– Prevenção de câncer: alguns estudos* têm mostrado que a própolis verde brasileira pode ter um papel importante para inibir o crescimento de algumas células cancerígenas.

Uma pesquisa* com camundongos portadores de células tumorais malignas demonstrou que a utilização do artepillin C da própolis verde pode ter dificultado o crescimento dessas células e estimulado o sistema imune dos animais.

 

*BANSKOTA, A.H.; TESUKA, Y.; KADOTA. S. Recent progress in pharmacological research of propolis. Phytotherapy Research, v.15, p.561-571, 2001.

*GALATI, G.; TENG, S.; MORIDANI, M.Y.; CHAN, T.S.; O´BRIEN, P.J. Cancer chemoprevention and apoptosis echanisms induced by dietary polyphenolics. Drug Metabolism and Drug Interactions, v.17, p.311-349, 2000.

6 comentários em “Conheça os benefícios da própolis para a saúde”

  1. Apresentação, ingestão, durabilidade do produto, preço, a partir de quando será disponibilizado?
    Confio na qualidade dos produtos da Vital Âtman. Sei do trabalho desenvolvido com óleos especiais. Acredito que seria importante que uma empresa com vossa filosofia investisse em pesquisa de novos produtos oriundos da biodiversidade brasileira.
    Aguardo mel de abelha Jataí, por exemplo, e se existem propriedades oleaginosas interessantes no Baru, a castanha do cerrado.

    • Olá, Alexandre! A previsão do lançamento do novo produto é até o fim de junho e você poderá saber tudo sobre ele aqui no blog ou em nossas redes sociais. Estamos trabalhando bastante para levar ainda mais qualidade a nossos consumidores, investindo em uma própolis exclusivamente brasileira e de confiança. Por isso, esperamos que você, que já conhece a legitimidade de nossos produtos, goste bastante do que vem por aí. Um abraço!

  2. ola sou fa de carterinha dos remedios naturais desde pequena eu sempre tomei e tomo até hoje ja estou com sessenta anos e tenho uma saude muito boa graças a deus eu planto arvorizo aonde esta precisando ser plantado cultivo orquidias e outras plantas e tudo que me aparece pela frente nao tenho gripe nem resfriado nunca fico doente entao se todos mudassem seu modo de vida e começassem a pensar mais nos remedois naturais teriam uma vida melhor a,o os produtos naturais

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

A saúde do seu filho merece atenção!

Que os pais devem buscar o melhor para seus filhos, todos concordam, mas como? Acolher, dar bons exemplos, brincar junto, impor limites, acompanhar os estudos e levar ao médico são coisas que muita gente pensa quando se trata dos cuidados com as crianças, mas e a alimentação?