Que tal começar o ano cuidando bem da sua saúde com uma novidade na sua dieta?

Apenas para se ter uma ideia, a capacidade antioxidante da CoQ10 faz dela um dos suplementos antienvelhecimento mais populares do mundo, além de ser um ótimo complemento para um programa de saúde.

 

VEJA TAMBÉM: OS BENEFÍCIOS DA ALIMENTAÇÃO CONSCIENTE

 

Mas o que é a CoQ10?

O nome pode não parecer muito natural, mas a CoQ10 é um nutriente essencial que funciona como um antioxidante no organismo. Na sua forma ativa, é chamado de ubiquinona ou ubiquinol.

A CoQ10 está presente no corpo humano em maior quantidade no coração, fígado, rins e pâncreas. Ela é armazenada nas mitocôndrias, geralmente chamadas de “casa de força” das células e também está envolvida na produção de energia.

 

Para que serve a CoQ10?

conheca-7-beneficios-da-coenzima-q10-para-sua-saude-7

Além de fornecer energia às células, ela transporta elétrons e regula os níveis da pressão arterial. Como uma “coenzima”, a CoQ10 também ajuda outras enzimas a funcionar corretamente.

A coenzima Q10 também ajuda a defender as células dos danos causados pelos radicais livres nocivos.

A razão pela qual não é considerada uma “vitamina” é porque todos os animais, incluindo os humanos, podem produzir pequenas quantidades de coenzimas por conta própria.

Além disso, esta enzima está presente em bons suplementos e em alguns alimentos como peixes (arenque, sardinhas e cavalinha), sementes de gergelim, brócolis, couve-flor, laranja, morango e ovos.

VEJA TAMBÉM: COMO TER MAIS SAÚDE NA MELHOR IDADE

 

E como a CoQ10 funciona?

Para que as células forneçam energia suficiente para desempenhar as funções corporais, dentro delas existem pequenas estruturas chamadas de mitocôndrias. Elas absorvem gordura e outros nutrientes e os transformam em fontes de energia utilizáveis. Esse processo de conversão requer a presença da CoQ10.

 

Devo tomar um suplemento de CoQ10?

conheca-7-beneficios-da-coenzima-q10-para-sua-saude-6

Mas você pode estar se perguntando: “Se meu corpo já contém e produz a CoQ10 por conta própria, porque devo tomar um suplemento”?

Resposta: embora o corpo tenha a capacidade de produzir um pouco de CoQ10 por conta própria, a produção dessa enzima diminui naturalmente à medida em que envelhecemos, época em que mais precisamos de nossas células para ajudar a nos defender. Essas são informações de pesquisadores da Universidade Estadual do Oregon.

 

E quais os sintomas de deficiência da CoQ10?

Além do envelhecimento, a deficiência pode aparecer como:

– Doenças crônicas;

– Altos níveis de estresse oxidativo;

– Deficiências nutricionais de vitaminas do complexo B;

– Doenças mitocondriais

 

 

Conheça agora sete benefícios da Coenzima Q10

 

 1 – Pode dar mais energia

De acordo com estudos do “Canterbury Health Laboratories”, a CoQ10 desempenha um papel na “síntese mitocondrial de ATP”, que é a conversão de energia bruta dos alimentos (carboidratos e gorduras) na forma de energia que nossas células usam, chamada trifosfato de adenosina (ATP). Esse processo de conversão requer a presença da coenzima Q na membrana mitocondrial interna.

 

2 – Ajuda a reduzir os danos causados pelos radicais livres

 

O dano oxidativo (ou dano dos radicais livres) das estruturas celulares desempenha um papel importante nos declínios funcionais que acompanham o envelhecimento e que causam doenças. Como antioxidante solúvel em água e em gordura, descobriu-se que a CoQ10 inibe a peroxidação lipídica, que ocorre quando as membranas celulares e lipoproteínas de baixa densidade são expostas a condições oxidantes.

Quando o LDL (colesterol ruim) é oxidado, a CoQ10 é um dos primeiros antioxidantes usados para ajudar a compensar estes efeitos. Nas mitocôndrias, a coenzima Q10 protege as proteínas da membrana e o DNA dos danos oxidativos que acompanham a peroxidação lipídica e neutraliza os radicais livres que contribuem para quase todas as doenças relacionadas à idade como doenças cardíacas, câncer, diabetes e doenças neurológicas. Essa são informações da University of Windsor, do Canadá.

 conheca-7-beneficios-da-coenzima-q10-para-sua-saude-8

 

3 – Pode melhorar a saúde do coração

Embora sejam necessários ensaios clínicos para provar seus efeitos, a CoQ10 pode ter um forte potencial para prevenção e tratamento de doenças cardíacas, melhorando a bioenergética celular e agindo como antioxidante, aumentando as habilidades de eliminação de radicais livres.

O que os pesquisadores já sabem, é que a suplementação de CoQ10 pode ser útil para quem toma estatinas, pois ela pode diminuir os efeitos colaterais que elas costumam causar. As estatinas são usadas para reduzir uma enzima no fígado que diminui a produção de colesterol.

 

4 – Ajuda a retardar os efeitos do envelhecimento

conheca-7-beneficios-da-coenzima-q10-para-sua-saude-3

A síntese de ATP mitocondrial é uma função importante para manter um metabolismo rápido, a força dos músculos, ossos fortes, pele jovem, e um tecido saudável, e alterações mitocondriais anormais podem causar problemas.

Acontece que os níveis de coenzima Q10 no tecido diminuem com a idade, e acredita-se que isso contribua para declínios no metabolismo energético e na degeneração de órgãos, como fígado e coração, e músculo esquelético.

 

5 – Pode melhorar os níveis do pH

Nas células, a CoQ10 ajuda a transportar proteínas através das membranas e separa certas enzimas digestivas do resto da célula, o que ajuda a manter o pH ideal. De acordo com pesquisadores da Universidade de Alberta, no Canadá, as doenças se desenvolvam mais facilmente em ambientes que precisam trabalhar mais para manter os níveis adequados de pH. Isso, além de sua maior capacidade antioxidante, pode ser um dos motivos pelos quais o risco de câncer pode estar associado aos níveis de CoQ10.

 

6 – Pode proteger a saúde cognitiva

conheca-7-beneficios-da-coenzima-q10-para-sua-saude-5

Nas pessoas que têm deficiências cognitivas, acredita-se que o aumento do estresse oxidativo em uma parte do cérebro contribua para estes sintomas. Pesquisadores da “Iwate Medical University”, no Japão, demonstraram que a CoQ10 compensa as diminuições na atividade das cadeias de transporte de elétrons mitocondriais que afetam os canais nervosos e a função cerebral. Estes estudos mostraram que pessoas com distúrbios cognitivos tendem a ter níveis reduzidos de CoQ10 no sangue.

VEJA TAMBÉM: OS BENEFÍCIOS DO ÔMEGA 3 PARA O CÉREBRO

 

7 – Ajuda a tratar os sintomas da fibromialgia

Vários ensaios clínicos e relatos de casos descobriram que a CoQ10 pode ser um poderoso coadjuvante natural para o tratamento dos sintomas da fibromialgia. As melhorias incluem redução dos sintomas gerais de dores, redução da fadiga, função mitocondrial restaurada, estresse oxidativo reduzido e melhora nos marcadores de colesterol. Estas foram as conclusões de estudos da Universidad Pablo de Olavide, da Espanha.

 

Como você viu, a coenzima Q10 é importante para muitas funções do seu organismo. Que tal começar a introduzi-la na sua dieta através de bons suplementos e alimentos? Assim você terá um ano mais saudável!

 

Se você gostou deste conteúdo, repasse-o aos seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

 

Referências:
lpi.oregonstate.edu
cbi.nlm.nih.gov
sciencedirect.com
draxe.com