As sementes de abóbora podem ser pequenas, mas estão cheias de nutrientes valiosos.

Comer apenas uma pequena quantidade delas pode fornecer uma quantidade substancial de gorduras saudáveis, magnésio e zinco.

Por causa disso, as sementes de abóbora têm sido associadas a vários benefícios para a saúde.

Estes incluem melhor saúde do coração, saúde da próstata e proteção contra certos tipos de câncer.

Além disso, essas sementes podem ser facilmente incorporadas à sua dieta.

Conheça agora os 11 principais benefícios para a saúde das sementes de abóbora comprovados pela ciência

1 – São ricas em nutrientes valiosos

Ao contrário das sementes brancas e duras de uma abóbora, a maioria das sementes de abóbora compradas no supermercado não tem casca. Estas sementes sem casca são verdes, planas e ovais.

Uma porção de 28 gramas contém:

Fibra: 1,7 g

Carboidratos: 5 g

Proteína: 7

Gordura: 13 g (6 dos quais são ômega-6)

Vitamina K: 18%

Fósforo: 33%

Manganês: 42%

Magnésio: 37%

Ferro: 23%

Zinco: 14%

Cobre: 19%

Eles também contêm uma grande quantidade de antioxidantes e uma quantidade razoável de ácidos graxos poli-insaturados, potássio, vitamina B2 (riboflavina) e folato.

As sementes de abóbora e óleo de semente prensado a frio também contêm muitos outros nutrientes e compostos de plantas que demonstraram fornecer benefícios à saúde. Essa foi a conclusão de um estudo da Universidade da Virgínia (EUA).

2 – São ricas em antioxidantes

conheca-11-principais-beneficios-das-sementes-de-abobora

De acordo com estudos do Departamento de Bioquímica da Áustria, as sementes de abóbora contêm antioxidantes como carotenoides e vitamina E.

Antioxidantes podem reduzir a inflamação e proteger as células dos radicais livres nocivos. É por isso que consumir alimentos ricos em antioxidantes pode ajudar a proteger contra muitas doenças.

Acredita-se que os altos níveis de antioxidantes nas sementes de abóboras sejam parcialmente responsáveis por seus efeitos positivos na saúde.

Em um estudo da Universidade do Cairo, no Egito, o óleo de semente de abóbora reduziu a inflamação em ratos com artrite sem efeitos colaterais, enquanto os animais que receberam um medicamento anti-inflamatório tiveram efeitos adversos.  

3 – Estão relacionadas a um risco reduzido de certos tipos de câncer

conheca-11-principais-beneficios-das-sementes-de-abobora-1

Segundo um estudo publicado em Food Research International,  dietas ricas em sementes de abóbora foram associadas a um risco reduzido de câncer de estômago, mama, pulmão, próstata e cólon.

Outro estudo, do “Cancer Research Center”, em Heidelberg, Alemanha, observou que a ingestão das sementes de abóbora foi associada a um risco reduzido de câncer de mama em mulheres na pós-menopausa.

E mais: estudos da Universidade de Rostock, na Alemanha, sugerem que as lignanas presentes em sementes de abóbora podem desempenhar um papel fundamental na prevenção e no tratamento do câncer de mama.

Por fim, suplementos contendo sementes de abóbora podem retardar o crescimento de células de câncer de próstata. Esta foi a conclusão de pesquisadores do Cancer Research Laboratory”, em Indiana (EUA).

4 – Podem melhorar a saúde da próstata e da bexiga

Sementes de abóbora podem ajudar a aliviar os sintomas da hiperplasia benigna da próstata (BPH), uma condição em que a próstata aumenta, causando problemas com a micção.

Estudos em humanos publicados em “Lipid Science and Technology” descobriram que a ingestão dessas sementes reduz os sintomas associados à esta condição.

Em outro estudo, da Universidade da Coréia,  mais de 1.400 homens com BPH, foram observados. A conclusão foi de o consumo de sementes de abóbora reduziu os sintomas e melhorou a qualidade de vida deles.

Outras pesquisas sugerem que tomar sementes de abóbora ou seus produtos como suplementos pode ajudar a tratar os sintomas de uma bexiga hiperativa.

Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão, com 45 homens e mulheres com bexigas hiperativas, descobriu que 10 gramas de extrato de semente de abóbora diariamente melhoraram a função urinária deles.

5 – São ricas em Magnésio

conheca-11-principais-beneficios-das-sementes-de-abobora-2

As sementes de abóbora são uma das melhores fontes naturais de magnésio, mineral que muitas vezes falta nas dietas de muitas populações ocidentais.

O magnésio é necessário para mais de 600 reações químicas do corpo. Níveis adequados de magnésio são importantes para:

– Controle da pressão arterial (segundo estudos da Universidade de Newcastle (UK);

– Redução do risco de doenças cardíacas; (de acordo estudos da Universidade de Minnesota (EUA)

– Formação e manutenção de ossos saudáveis; (segundo pesquisadores da Keck School of Medicine, Los Angeles (EUA)

– Equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue (de acordo com estudos do National Institute of Environmental Medicine, na Suécia)

6 – Pode auxiliar a baixar os níveis de açúcar no sangue

Estudos em animais, feitos pela Universidade da Tunísia, mostraram que a abóbora, suas sementes, o pó e o suco podem reduzir o açúcar no sangue.

Esta é uma boa notícia especialmente para pessoas com diabetes, que podem ter dificuldade em controlar seus níveis de açúcar no sangue.

Outros estudos, da Universidade de Pequim, na China,  descobriram que a suplementação com suco de abóbora ou sementes em pó reduziu os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2. Isso pode ser explicado pelo alto teor de magnésio das sementes de abóbora.  

E mais: um estudo da Universidade de Harvard (EUA), feito com mais de 127.000 pessoas, descobriu que dietas ricas em magnésio estavam associadas a um risco 33% menor de diabetes tipo 2 em homens e 34% menor em mulheres.

7 – Podem melhorar a saúde do coração

conheca-11-principais-beneficios-das-sementes-de-abobora-3

As sementes de abóbora são uma boa fonte de antioxidantes, magnésio, zinco e ácidos graxos – que podem ajudar a manter o coração saudável. Esta foi a conclusão de um estudo publicado no site PubMed.

Outras pesquisas, feitas em animais, também mostraram que o óleo de semente de abóbora prensado a frio pode reduzir a pressão alta e níveis elevados de colesterol, dois importantes fatores de risco para doenças cardíacas. A conclusão é de pesquisadores da Universidade de Arábia Saudita.

E mais: um estudo da Universidade de Kingston, na Jamaica feito com 35 mulheres na pós-menopausa, descobriu que os suplementos de óleo de semente de abóbora prensado a frio reduziram a pressão arterial diastólica em 7% e aumentaram os “bons” níveis de colesterol HDL em 16%

8 – São ricas em fibra

Sementes de abóbora são uma ótima fonte de fibras dietéticas fornecendo 1,1 gramas de fibra em uma porção de 28 gramas. A vantagem é que uma dieta rica em fibras pode promover uma boa saúde digestiva.

Além disso, dietas ricas em fibras têm sido associadas a um risco reduzido de doença cardíaca, diabetes tipo 2 e obesidade. Esta foi a conclusão de estudos da University of Kentucky (EUA).

9 – Podem melhorar a qualidade do esperma

conheca-11-principais-beneficios-das-sementes-de-abobora-4

Baixos níveis de zinco estão associados à redução da qualidade do esperma e ao aumento do risco de infertilidade em homens. Como as sementes de abóbora são uma rica fonte de zinco, elas podem melhorar a qualidade do esperma.

Evidências de um estudo do Centro de Pesquisas do Egito, feito com camundongos, sugerem que elas também podem proteger os espermatozoides humanos dos danos causados pela quimioterapia e doenças autoimunes.

Sementes de abóbora também são ricas em antioxidantes e outros nutrientes que podem contribuir para níveis saudáveis de testosterona e melhorar a saúde geral.

10 – Podem contribuir para uma boa noite de sono

Se você tiver problemas para dormir, experimente comer algumas sementes de abóbora antes de ir para a cama. Eles são uma fonte natural de triptofano, um aminoácido que pode ajudar a promover o sono.

Segundo pesquisas do Instituto Australiano do Esporte, consumir cerca de 1 grama de triptofano diariamente melhora o sono. No entanto, você precisaria comer cerca 200 gramas de sementes de abóbora para obter a quantidade necessária de triptofano.

Então o que fazer? Você pode optar bom bons suplementos com zinco que ajuda a converter o triptofano em serotonina, que é então transformada em melatonina, o hormônio que regula o seu ciclo de sono.

Além disso, as sementes de abóbora são uma excelente fonte de magnésio, e níveis adequados dessa substância também foram associados a melhor sono, segundo pesquisas da Universidade da Suíça.

11 – São fáceis de incorporar na dieta

conheca-11-principais-beneficios-das-sementes-de-abobora-5

Se você quiser experimentar os benefícios das sementes de abóbora, eles são fáceis de incorporar em sua dieta. Você pode optar por bons suplementos contendo o óleo de semente de abóbora prensado a frio ou consumir as sementes durante um lanche: cruas, torradas ou salgadas.

Você pode polvilhar as sementes em saladas, sopas ou cereais. Algumas pessoas usam sementes de abóbora no cozimento, como um ingrediente para pão doce ou salgado e bolos.

Agora que você já sabe os benefícios que as sementes de abóbora e seu óleo prensado a frio têm, passe essas informações para seus amigos, afinal compartilhar saúde é Vital!

Referências
sciencedirect.com
onlinelibrary.wiley.com
healthline.com
ncbi.nlm.nih.gov/pubmed
Como escolher um bom ômega?

A grande missão da Vital Âtman é promover a saúde

Baixe gratuitamente o e-book: Como escolher um bom ômega?

Baixe nosso E-book grátis