Candidíase: o que é e como prevenir

Share on facebook
Share on twitter

A candidíase é uma doença mais comum do que muita gente imagina. Causada pelo crescimento excessivo de um tipo de fungo denominado Candida, a candidíase chega a afetar 75% das mulheres pelo menos uma vez na vida, de acordo com alguns estudos, e pode gerar sintomas desconfortáveis, especialmente na região íntima, como corrimento espesso e esbranquiçado, acompanhado de forte irritação e coceira.

Apesar de não ser considerada uma doença sexualmente transmissível – já que pode ocorrer mesmo sem um contato íntimo – é comum que parceiros de pacientes com candidíase também possam desenvolvê-la. Dessa forma, o tratamento – geralmente à base de remédios fungicidas orais ou locais e uso de preservativos – é indicado para o paciente e também para o parceiro.

De acordo com alguns estudos, a candidíase pode se desenvolver por diversos fatores, como a queda da resistência do organismo ou da resistência vaginal, favorecendo a multiplicação do fungo e a manifestação dos sintomas. Outros possíveis facilitadores do desenvolvimento da candidíase são o uso de antibióticos, anticoncepcionais e corticoides, relação sexual desprotegida, vestuário muito apertado ou úmido e duchas vaginais em excesso.

Candidíase e o orégano

Além do uso de preservativos e de roupas confortáveis e arejadas, a alimentação pode contribuir muito na prevenção da candidíase e alguns alimentos específicos, como o orégano e o óleo de orégano, podem ser excelentes aliados da manutenção da boa saúde.  

De acordo com muitos especialistas, o orégano possui ricas propriedades antibacterianas, antimicóticas e antivirais, podendo contribuir na inibição do fungo causador da candidíase.

Candidíase e o óleo de coco

Um dos principais nutrientes presentes no óleo de coco é o ácido láurico, um tipo de ácido graxo que também está presente no leite materno e que pode auxiliar na imunidade do corpo. Isso é importante, pois a imunidade baixa favorece a proliferação excessiva de diversos fungos no nosso organismo, especialmente no intestino, gerando desconfortos e dores.

Mas além de poder auxiliar na imunidade, o óleo de coco é considerado por muitos estudiosos como um poderoso alimento antibacteriano, antiviral e antifúngico, podendo auxiliar na prevenção da candidíase.

6 comentários em “Candidíase: o que é e como prevenir”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

TPM e sintomas da menopausa: é possível evitá-los!

Os ciclos femininos são feitos de mudanças que vão da infância à terceira idade. Em todas as fases da vida, as mulheres passam por alterações hormonais que transformam seu organismo e muitas vezes causam alguns sintomas físicos e mentais desagradáveis, como dores de cabeça, nos seios, cólicas, irritação, dentre outros desconfortos. Quando todas essas mudanças são mais intensas, podem afetar o bem estar da mulher, comprometendo de alguma maneira sua qualidade de vida, humor e saúde.

Saiba quais são os melhores alimentos anti-inflamatórios

Você sabe o que a asma, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, e artrite têm em comum? Todas são desencadeadas por processos inflamatórios!

A princípio isso não é ruim, pois significa que os mecanismos de defesa do seu corpo estão agindo, porém o problema é quando o sistema imunológico começa a atacar tecidos corporais saudáveis, desencadeando estas doenças.

E o que fazer para combatê-las? A maioria das pessoas recorre à remédios, mas existe uma forma mais saudável de ajudar a controlar estas doenças e que está ao alcance de todos: a alimentação. Certos alimentos podem melhorar muito os sintomas destas doenças e até preveni-las.

Conheça nove sinais da falta de magnésio no corpo

Quando se fala em vida saudável, logo a gente pensa em alimentação saudável, exercícios físicos, lazer, mais tempos com amigos, e por aí vai, não é mesmo?

Mas pouca gente se lembra que, muitas vezes é preciso fazer o uso de suplementos para melhorar a ingestão de vitaminas e minerais!

Um bom exemplo de um mineral cujas taxas são dificilmente adquiridas apenas através da alimentação, é o magnésio, que chega a ser insuficiente em 80% da população!

As principais causas disso são: