Você já parou para pensar em como sua visão é importante? É com ela que você enxerga o mundo, as pessoas, a natureza, lê um livro, navega na Internet, reconhece as pessoas e se situa nos ambientes.

Para ter uma ideia da importância da capacidade de ver, experimente fazer suas atividades diárias por cinco minutos com os olhos fechados. Quase impossível, certo?

Então além de visitas regulares ao seu oftalmologista você também pode e deve cuidar da saúde dos seus olhos através das vitaminas! Seus olhos são órgãos complexos que precisam de muitos nutrientes diferentes para funcionar corretamente.

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As vitaminas podem prevenir e até evitar condições comuns dos olhos como retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, glaucoma e catarata, que podem afetar sua visão.

Embora uma variedade de fatores diferentes cause essas condições, as vitaminas podem ter influência sobre todos eles.

 

Conheça agora as oito vitaminas e nutrientes essenciais que ajudam a manter a saúde ocular

 

 1 – Ácidos graxos ômega 3

Os ácidos graxos ômega 3 são um tipo de ácido graxo poli-insaturado. As membranas celulares da retina contêm uma alta concentração de DHA (ácido docosahexaenóico) um componente do ômega-3. Estas são informações da Créteil University, da França.

Além de ajudar a formar as células do olho, os ácidos graxos ômega 3 têm propriedades anti-inflamatórias que podem desempenhar um papel na prevenção da retinopatia diabética.

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Os ácidos graxos ômega-3 também podem beneficiar indivíduos com doença do olho seco, ajudando-os a produzir mais lágrimas. Com essa condição, a falta de lágrimas causa secura, desconforto e visão embaçada ocasional.

Para aumentar os ácidos graxos ômega-3 em sua dieta, inclua fontes ricas como peixes gordos de águas profundas como anchova, arenque, atum, sardinha e salmão selvagem e linhaça, sementes de chia, soja e nozes.

Mas a melhor forma de ingerir ômega 3 é através de bons suplementos pois eles contêm a quantidade ideal diária para suas necessidades, são seguros e fáceis de incorporar à rotina.

 2 – Luteína e zeaxantina

A luteína e a zeaxantina fazem parte da família dos carotenoides, um grupo de compostos sintetizados pelas plantas.

De acordo com pesquisadores da Universidade da Holanda, esses dois carotenoides podem ser encontrados na mácula e na retina dos olhos, onde ajudam a filtrar a luz azul potencialmente prejudicial, protegendo os olhos dos danos.

Vários estudos da Universidade da China, sugerem que esses compostos podem prevenir a catarata e impedir ou retardar a progressão da Degeneração Macular Relacionada à Idade.  

Alimentos ricos em luteína e zeaxantina: espinafre, agrião, milho, aipo, couve e pimentão são particularmente altos nesses carotenoides.

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3 – Vitamina A

A vitamina A desempenha um papel crucial na visão, mantendo a córnea clara, que é a cobertura externa do olho. Essa vitamina também é um componente da rodopsina, uma proteína nos olhos que permite ver em condições de pouca luz.

A deficiência de vitamina A, se não tratada, pode levar a uma condição grave chamada xeroftalmia, uma doença ocular progressiva que começa com a cegueira noturna.

De acordo com estudos da Universidade de Sydney, Austrália, a vitamina A também pode estar associada a um risco reduzido de catarata e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

Alimentos ricos em vitamina A: batata doce, vegetais de folhas verdes, abóboras e pimentões. 

 

4 – Vitamina E

Pesquisadores da Universidade de Boston (EUA), acreditam que muitas condições oculares estejam associadas ao estresse oxidativo, que é um desequilíbrio entre antioxidantes e radicais livres em seu corpo.  

A vitamina E é um potente antioxidante que ajuda a proteger suas células – incluindo as células dos olhos – dos danos causados pelos radicais livres, que são moléculas nocivas e instáveis.

Além disso, estudos da Universidade da China, sugerem que dietas ricas em vitamina E podem ajudar a prevenir cataratas relacionadas à idade.

Alimentos ricos em vitamina E: nozes, sementes, salmão selvagem, abacate e vegetais de folhas verdes.

 

5 – Vitamina C

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Como a vitamina E, a vitamina C é um poderoso antioxidante que pode proteger seus olhos contra os radicais livres prejudiciais. Estas são informações do Centro Médico de Nova Iorque (EUA).

A vitamina C e vários outros nutrientes são usados em suplementos para pessoas com Degeneração macular Relacionada à Idade (DMRI). Quando tomado diariamente, um estudo publicado em PubMed sugere que eles podem reduzir o risco dessa doença progredir em até 25%.

Além disso, de acordo com o Departamento de Optometria e Ciências da Visão da Cardiff University, (Reino Unido), a vitamina C é necessária para a produção de colágeno, uma proteína que fornece estrutura aos olhos, principalmente na córnea e na esclera.

Vários estudos o sugerem que a vitamina C pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver catarata, uma condição que faz com que seu olho fique turvo, prejudicando a visão.

Alimentos ricos em Vitamina C:  frutas cítricas e tropicais, pimentão, brócolis e couve.

 

6 – Vitaminas B6, B9 e B12

Pesquisadores da Universidade de Xangai, na China, também estudaram a relação de várias vitaminas no impacto na saúde ocular, particularmente as vitaminas B6, B9 e B12.

Eles descobriram que essa combinação de vitaminas pode diminuir os níveis de homocisteína, uma proteína no corpo que pode estar associada à inflamação e a um risco aumentado de desenvolver a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

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Alimentos ricos em Vitamina B6: leite, ovos, aveia, banana, gérmen de trigo e abacate.

Alimentos ricos em Vitamina B9: leguminosas como feijão branco e outros tipos de feijões, amendoim, lentilha, soja, melão, laranja e maçã.

Alimentos ricos em Vitamina B12: peixes de águas frias e profundas, como salmão selvagem, truta e atum, fígado, carne de porco, leite e derivados, ovos e ostras.

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7 – Riboflavina

Outra vitamina B que pode ser benéfica para a saúde ocular é a riboflavina (vitamina B2). Como antioxidante, a riboflavina tem o potencial de reduzir o estresse oxidativo em seu corpo, inclusive nos olhos. Estas informações são da Universidade do Estado de Oregon (EUA).

Os cientistas estão estudando o potencial da riboflavina para prevenir a catarata, pois a deficiência prolongada desta vitamina pode levar a essa condição.

Alimentos ricos em riboflavina: aveia, leite, iogurte, carne bovina e cereais.

 8 – Niacina

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De acordo com pesquisadores da Universidade do Estado do Oregon (EUA), a principal função da niacina (vitamina B3) em seu corpo é ajudar a converter alimentos em energia mas também pode atuar como antioxidante.

Recentemente, estudos publicados em MedlinePlus, sugeriram que a niacina pode desempenhar um papel na prevenção do glaucoma, uma condição na qual o nervo óptico do olho é danificado.

Alimentos ricos em Niacina: carne bovina, aves, peixes, cogumelos, amendoins e legumes.

 

Como você viu, é possível melhorar a visão através de vitaminas que melhoram a saúde dos olhos e do organismo como um todo. Além dos alimentos, você pode optar por ingerir estes nutrientes através de bons suplementos que são fáceis de incorporar na rotina.

 

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Referências:
ncbi.nlm.nih.gov
ods.od.nih.gov
National Institutes of Health
lpi.oregonstate.edu
medlineplus.gov
healthline.com