Anchova: o peixe saudável rico em ômega 3

Sabe aquela história de que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau? Mas e as anchovas? Você já viu esse peixe? Sabe como ele se parece? Agora sabe! Neste blog post você vai saber um pouco mais sobre esse peixe rico em ômega 3 que traz diversos benefícios para o organismo.
Share on facebook
Share on twitter

Sabe aquela história de que ninguém nunca viu cabeça de bacalhau? Mas e as anchovas? Você já viu esse peixe? Sabe como ele se parece? Agora sabe! 

Neste blog post você vai saber um pouco mais sobre esse peixe rico em ômega 3 que traz diversos benefícios para o organismo. Mas antes de saber quais, vamos saber um pouco mais sobre a anchova.

 

VEJA TAMBÉM: ÔMEGA 3: SAIBA PORQUE ELE É BOM PARA O CÉREBRO

 

Atualmente é mais comum encontrar esse peixe como ingrediente de pizza, mas a anchova faz parte da culinária italiana há milhares de anos; os romanos usavam este peixe como condimento.

Quando a pizza moderna foi inventada, em Nápoles no final dos anos 1800, as anchovas eram uma das coberturas originais mais populares. Isso porque eram abundantes, disponíveis, baratas, fáceis de conservar e com sabor marcante.  Quando os imigrantes italianos foram para os Estados Unidos, no final de 1800, eles trouxeram tanto a pizza tradicional quanto a anchova para o cardápio daquele país.

Atualmente as anchovas são consumidas em várias partes do mundo e, apesar de serem minúsculas, têm um grandes quantidades de proteína, ácidos graxos saudáveis para o coração e importantes vitaminas e minerais.

 

Saiba mais sobre os benefícios das anchovas

 

1 – São ricas em ácidos graxos ômega 3

anchovas-o-peixe-saudavel-rico-em-omega-3-3

Os ácidos graxos ômega 3 desempenham um papel muito importante para o organismo, desde a saúde do coração às funções cerebrais. Pesquisas  do Instituto de Pesquisa de Farmácia de Albany (EUA), mostram que essas gorduras saudáveis também podem influenciar o controle de peso, saúde ocular, desenvolvimento fetal e imunidade.

 

2 – Melhora a saúde dos ossos

Cada porção de anchovas fornece uma dose saudável de nutrientes, incluindo vários que são fundamentais quando se trata de melhorar a saúde óssea. Entre eles está o cálcio, essencial para manter a estrutura esquelética forte. De acordo com o Instituto de Medicina (EUA), cerca de 99% do cálcio do seu corpo está nos ossos e dentes.

A vitamina K também é importante para a saúde óssea. Segundo o Instituto de Pesquisas da Nagano, no Japão, ela pode prevenir fraturas e ajudar a manter a densidade mineral óssea.

 

VEJA TAMBÉM: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DE DÉFICIT DE ÔMEGA 3 NO ORGANISMO?

 

3 – São uma ótima fonte de proteína

As proteínas são fundamentais para a construção e reparação de tecidos, produção de enzimas e hormônios e são componentes essenciais dos ossos, músculos, cartilagem e tecidos.

De acordo com estudos da Universidade do Texas (EUA), comer mais alimentos ricos em proteínas também pode ajudar a manter os níveis normais de açúcar no sangue, prevenir a perda muscular relacionada à idade e promover a perda de peso.

 anchovas-o-peixe-saudavel-rico-em-omega-3-4

4 – Melhoram a saúde do coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo. Ele bombeia o sangue por todo o organismo fornecendo oxigênio e nutrientes importantes.

As anchovas contêm muitas vitaminas e minerais que podem ajudar a proteger a saúde do seu coração. De acordo com estudos do Centro de Pesquisas em Aterosclerose (EUA), a niacina pode reduzir triglicérides e colesterol, dois fatores de risco para doenças cardíacas. Outro estudo, da Chicago Medical School (EUA), descobriu que a suplementação com niacina reduziu significativamente o risco de ataque cardíaco e derrame.

Os ácidos graxos ômega 3 também podem manter seu coração saudável, aliviando a inflamação e diminuindo o colesterol e a pressão sanguínea.

Outro estudo do “American Journal of Clinical Nutrition” descobriu que o selênio, outro nutriente encontrado nas anchovas, pode reduzir o risco de doenças cardíacas.

 

5 – Ajudam na perda de peso

Anchovas são baixas em calorias, mas ricas em proteínas, vitaminas e minerais, tornando-as a escolha perfeita se você estiver querendo perder peso. A proteína ajuda a reduzir o apetite, dando a sensação de saciedade e reduzindo os níveis de grelina, o hormônio responsável por estimular a fome.

 

Mas como consumir anchovas e em qual quantidade?

anchovas-o-peixe-saudavel-rico-em-omega-3

Você pode inserir as anchovas no seu cardápio para ter uma dieta saudável, mas para conseguir todos estes benefícios, seria preciso consumir uma quantidade muito grande desse alimento.

A boa notícia é que existem ótimos suplementos no mercado com altas concentrações de ômega 3 que são seguros e práticos de inserir da rotina do dia a dia.

Outra vantagem é que, optando pelos suplementos, você não corre o risco de consumir peixes contaminados por metais tóxicos, que infelizmente são despejados os oceanos contaminando toda a cadeia alimentar.

 

Se você gostou deste conteúdo repasse-o para seus amigos e familiares, afinal compartilhar saúde é Vital!

 

Referências:
draxe.com
ncbi.nlm.nih.gov

 

3 comentários em “Anchova: o peixe saudável rico em ômega 3”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Qual é o seu sonho?

As pessoas são motivadas pelas necessidades ainda insatisfeitas ou não realizadas. Maslow identificou as necessidades por categorias de ordem crescente de sobrevivência biológica e fisiológica.