Amamentação: conheça os benefícios para o bebê e a mãe

Uma das imagens mais bonitas que existem é a de uma mãe amamentando seu bebê. Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre os dois e é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes que são facilmente digeridos pelo bebê, fazendo com que ele cresça forte e saudável.
Share on facebook
Share on twitter

Uma das imagens mais bonitas que existem é a de uma mãe amamentando seu bebê. Além de ser um ato de amor, a amamentação reforça os laços entre os dois e é o alimento ideal, pois tem a quantidade certa de nutrientes que são facilmente digeridos pelo bebê, fazendo com que ele cresça forte e saudável.

E para reforçar a importância deste ato, a Organização Mundial da Saúde (OMS) criou, em 1948, o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, e que abre a Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Veja agora 11 dos principais benefícios da amamentação para as mães e os bebês:

1 –  Nutrição ideal


Os médicos recomendam que a amamentação deve ser a fonte de alimentação exclusiva do bebê pelo menos nos seis primeiros meses de vida. Depois desse período, o leite materno deve ser administrado por pelo mais um ano, junto com os outros alimentos introduzidos na dieta.
O leite materno contém tudo o que o bebê precisa para os primeiros seis meses de vida, nas proporções certas. Sua composição muda de acordo com as necessidades do bebê, especialmente durante o primeiro mês.
Durante os primeiros dias após o nascimento, os seios produzem um fluido grosso e amarelado chamado colostro. Ele é rico em proteínas, tem baixo teor de açúcar e é rico em compostos benéficos para o bebê. Além disso, o colostro ajuda a desenvolver o trato digestivo imaturo do recém-nascido.

Após essa fase, à medida que o estômago do bebê cresce, os seios começam a produzir quantidades maiores de leite.

Mas atenção: em relação à vitamina D, a menos que a mãe tenha uma ingestão muito alta desta substância, pode ser que o leite não forneça o suficiente para o bebê. Para compensar esta deficiência, a mãe pode suplementar com vitamina D a partir da segunda à quarta semana do nascimento.

importancia-da-amamentacao4
2. Fornece anticorpos


O leite materno, principalmente o colostro, é rico em anticorpos que ajudam o bebê a combater vírus e bactérias. Nos primeiros dias este leite fornece altas quantidades de imunoglobulina A (IgA), e vários outros anticorpos. Funciona da seguinte forma: quando a mãe está exposta a vírus ou bactérias, começa a produzir anticorpos que são secretados no leite materno e passados para o bebê durante a alimentação.
A IgA protege o bebê de doenças formando uma camada protetora no nariz, garganta e sistema digestivo do recém-nascido.
Por esta razão, mães que amamentam com a gripe podem fornecer anticorpos aos seus bebês que os ajudem a combater o patógeno que está causando a doença.
Vários estudos mostram que os bebês não amamentados são mais vulneráveis a problemas de saúde como pneumonia, diarreia e infecções.

CF7NPA Mother suckling her newborn

3. Reduz o risco de doenças

A amamentação pode reduzir o risco de doenças incluindo:

–  Infecções do ouvido médio: três ou mais meses de amamentação podem reduzir este risco em 50%;

– Infecções respiratórias: ministrada por mais de quatro meses, a amamentação reduz o risco de hospitalização por essas infecções em até 72%;

– Resfriados e infecções:  bebês amamentados por seis meses podem ter um risco 63% menor de pegar resfriados graves e ter infecções na orelha ou garganta;

– Infecções intestinais: o aleitamento materno está associado a uma redução de 64% nas infecções intestinais;

– Dano no tecido intestinal: o leite materno pode reduzir em aproximadamente 60% a incidência de enterocolite necrotizante; 

– Síndrome da morte súbita do lactente (SMSL): a amamentação está ligada a um risco menor da ocorrência desta síndrome em 50% após um mês em 36% no primeiro ano

– Doenças alérgicas: a amamentação durante pelo menos três a quatro meses pode reduzir a asma, dermatite atópica e eczema em até 42%;

– Doença celíaca: bebês amamentados apresentam um risco 52% menor de desenvolver doença celíaca;

– Doença inflamatória do intestino: o leite materno por reduzir em 30% a probabilidade desta doença na infância;

–  Diabetes: o aleitamento está ligado à redução do risco de diabetes tipo 1 (em até 30%) e diabetes tipo 2 (em até 40%);

– Leucemia infantil: bebês amamentados por seis meses ou mais podem ter uma redução do risco desta doença em até 20%;

Além disso, os efeitos protetores da amamentação podem durar da infância até a idade adulta.

importancia-da-amamentacao1

4. Peso saudável


A amamentação promove o aumento de peso saudável do bebê e ajuda a prevenir a obesidade infantil. Estudos mostram que as taxas de obesidade são de 15 a 30% menores em bebês amamentados.

A duração do aleitamento também é importante, pois cada mês de amamentação reduz o risco de obesidade na infância em 4%. Isso pode ser explicado pelo desenvolvimento de diferentes bactérias intestinais benéficas, que regulam o armazenamento de gordura. Além disso, esses bebês produzem mais leptina, um hormônio chave que regula o apetite. E mais: os bebês ingerem o leite materno somente até satisfazer sua fome, o que os ajuda a desenvolver padrões saudáveis de alimentação.

importancia-da-amamentacao5

5. Pode tornar as crianças mais inteligentes

Alguns estudos sugerem que pode haver uma diferença no desenvolvimento do cérebro entre bebês amamentados e os que ingeriram outros nutrientes.
Essa diferença pode ser explicada pela intimidade física e o contato visual entre a mãe e o bebê. Além disso, outro estudo indica que bebês amamentados têm pontuações maiores de inteligência, são menos propensos a desenvolver problemas de comportamento e aprendem melhor à medida que envelhecem. 

Look what a cute little ... woman and little girl watching a baby booklet

6. Pode ajudar na perda de peso

Enquanto algumas mulheres ganham alguns quilos durante a amamentação, outras perdem peso sem esforço. É que embora a amamentação queime cerca de 500 calorias por dia, nessa fase o equilíbrio hormonal do corpo é muito diferente do normal.

Devido a essas mudanças hormonais, algumas mulheres que amamentam, têm um aumento do apetite e podem ser mais propensas a armazenar gordura para a produção de leite. Apesar disso, após três meses de lactação, elas poderão ter um aumento na queima de gordura e emagrecer.
Um estudo divulgou que, em cerca de três a seis meses após o parto, as mães que amamentaram perderam mais peso do que as mães que não amamentam.
O importante lembrar que isso varia muito de uma mulher para outra e que a dieta e o exercício físico são determinantes na quantidade de peso que a mãe perderá, seja ela lactante ou não.

importancia-da-amamentacao8

7. Ajuda a contrair o útero

Durante a gravidez, o útero cresce bastante, ocupando quase a totalidade da cavidade abdominal. Após o parto, ele passa por um processo chamado involução, o que o ajuda a retornar ao seu tamanho anterior. Esse processo é realizado com ajuda da oxitocina, um hormônio que aumenta durante a gravidez. Durante o trabalho de parto, o corpo secreta altas quantidades deste hormônio, tanto para facilitar a saída do bebê quanto para reduzir o sangramento.
A oxitocina também aumenta durante a amamentação, incentivando as contrações uterinas para que ele volte ao seu tamanho normal.
Estudos também mostraram que, mães que amamentam, têm menos perda de sangue após o parto e uma involução mais rápida do útero.

importancia-da-amamentacao6
8. Menor risco de depressão

A depressão pós-parto afeta até 15% das mães. No entanto, mulheres que amamentam podem ser menos propensas a desenvolver essa doença em comparação com as mães que se desmamaram cedo ou não amamentaram.
Uma das mudanças mais evidentes no pós-parto, é o aumento da quantidade de oxitocina produzida durante o parto e amamentação. A oxitocina pode ter efeito ansiolítico a longo prazo e também está ligada à região no cérebro que promove a nutrição e o relaxamento.
Esses efeitos também podem explicar, em parte, por que as mães que amamentam têm menor taxa de negligência materna, em comparação com as que não amamentam.

importancia-da-amamentacao2

9. Pode reduzir o risco de câncer

A amamentação pode fornecer à mãe uma proteção, a longo prazo, contra o câncer e várias outras doenças. Estudos mostram que o tempo gasto na amamentação está associado a um risco menor de câncer de mama e ovário. Segundo os dados da pesquisa, as mulheres que amamentam por mais de 12 meses durante a vida, têm um risco 28% menor de câncer de mama e de ovário. Cada ano de amamentação está associado a uma diminuição de 4,3% no risco de câncer de mama.
Estudos recentes também indicam que a amamentação pode proteger contra a síndrome metabólica, que aumenta o risco de doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

Outra vantagem é que as mulheres que amamentaram durante os dois primeiros anos, têm um risco menor de 10 a 50% de ter pressão arterial elevada, artrite, taxas altas de gorduras no sangue e diabetes tipo 2.

importancia-da-amamentacao7

10. Pode suspender a menstruação

A amamentação interrompe a ovulação e a menstruação. É a maneira encontrada pela natureza para garantir que haja algum tempo entre gestações.

Algumas mulheres até usam esse período como controle de natalidade, mas é bom lembrar que este não é um método efetivo.

A vantagem para a mãe, é que ela pode desfrutar do tempo precioso com seu recém-nascido sem ter que se preocupar com cólicas e incômodos “daquele momento do mês”.

Smiling mother holding baby

11. Economiza tempo e dinheiro

Para completar a lista, a amamentação é completamente gratuita e requer pouco esforço. Ao optar por amamentar, você não precisará:

– gastar dinheiro com alimentos;

– calcular a quantidade de leite que seu bebê precisa beber diariamente; –  gastar tempo limpando e esterilizando mamadeiras;

– misturar e aquecer mamadeiras no meio da noite (ou do dia);

–  descobrir maneiras de aquecer as mamadeiras enquanto estiver em fora de casa.

O leite materno está sempre à temperatura certa e pronto para beber.

importancia-da-amamentacao11
Finalizando, se você não for capaz de amamentar, dê ao seu bebê alimentos nutritivos específicos para esta fase da vida. As “papinhas” poderão fornecer a seu bebê os nutrientes que ele ou ela precisa. No entanto, o leite materno é o alimento ideal e cria laços fortes entre a mamãe e o bebê. Então, se puder, opte sempre pela amamentação.

Quem ama, amamenta! Então aproveite essa fase linda da sua vida e alimente seu bebê com leite materno e muito carinho. Ele vai crescer forte e saudável e os laços entre vocês ficarão ainda mais fortes!

Referência:

authoritynutrition.com

2 comentários em “Amamentação: conheça os benefícios para o bebê e a mãe”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Metais tóxicos, saiba mais sobre eles

Muito provavelmente você já ouviu falar em metais tóxicos, ou metais pesados, certo? Porém, você sabe o que são esses metais e quais os perigos para a sua saúde?

A Ciência já identificou há tempos o risco dos metais para o nosso corpo, especialmente após a revolução industrial, quando esses materiais passaram a ser extraídos da natureza para a produção de diversos itens e foram se espalhando.