O que são alimentos bioativos?

O que são alimentos bioativos? Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação.
Share on facebook
Share on twitter

O que são alimentos bioativos?

Os alimentos bioativos tem como característica ativar a vida. O seu potencial nutricional é elevado, quantitativo e rápido e o energético é praticamente infinito, é de fácil digestão e assimilação. 

A sua estrutura molecular mantém-se conservada e estruturada para permitir ao corpo  utilizar a energia sem muito desgaste. Eles são ricos em substâncias biologicamente ativas  como os minerais, vitaminas, enzimas, proteínas, lipídeos, carboidratos complexos e antioxidantes.

Estes alimentos favorecem a saúde, contribuem para o funcionamento dos órgãos ao manter a vida ativa, mineralizada, energizada, vitalizada e viva. Ajudam na diminuição dos processos inflamatórios do organismo, dificulta a absorção de radicais livres pelas células e com isto reduz o risco de oxidação elevada e doenças. 

Os alimentos bioativos são encontrados nas frutas, legumes, ervas, hortaliças, sementes oleaginosas, nozes e castanhas e cereais integrais.

Deve ser a  base da alimentação humana com o mínimo de 50% de consumo diário no estado fresco e cru, porque o cozimento principalmente acima de 40 a 60 graus de temperatura interferem em suas funções biológicas ao degradar proteínas, vitaminas e enzimas. Sua riqueza em fibras e água estruturada (apresenta elétrons no exterior da molécula íntegros), permite depuração do intestino e excreta junto com as fezes toxinas, mucos e resíduos não absorvidos. 

Ao serem consumidos crus e vivos facilitam a absorção de sais minerais e propicia um corpo alcalinizado e mineralizado. Isto gera um metabolismo eletroquímico equilibrado e facilita a comunicação eficaz entre todas as células do organismo. 

Texto por Dr.Eduardo Silva
Neurocirurgião
CRM: 36865

 

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Saiba o que é a Degeneração Macular Relacionada à Idade e como preveni-la

Como está a sua visão? Pode ser que você precise de óculos, sofra de irritação ou até de uma doença como catarata ou glaucoma. Em todos esses casos existem tratamentos que podem corrigir ou, no caso do glaucoma, pelo menos evitar que a doença avance e leve à cegueira. Mas você já ouviu falar da Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI)?

Sorria: rir faz bem à saúde!

Nada melhor do que dar uma boa gargalhada! Rir de uma situação, de uma piada, de felicidade… Ou simplesmente soltar o riso porque rir faz