Ácido fólico da pré-concepção à gravidez

Você é gestante ou está planejando uma gravidez? Reunimos algumas informações que você precisa saber sobre o ácido fólico.
Share on facebook
Share on twitter

Você é gestante ou está planejando uma gravidez? Reunimos algumas informações que você precisa saber sobre o ácido fólico.

O que é o ácido fólico?

O ácido fólico (também conhecido como folato ou vitamina B9) é uma vitamina que ajuda no crescimento e proteção das  células no seu corpo. Ela pode ser encontrada em alguns alimentos e suplementos vitamínicos.

Por que é o ácido fólico importante durante a pré-concepção e gravidez?

Seu corpo precisa de ácido fólico quando as células estão crescendo e se multiplicando muito rapidamente. Isso acontece durante a gravidez, o útero se expande, a placenta se desenvolve e há uma maior circulação de sangue no seu corpo para que o feto possa se desenvolver. O ácido fólico é muito importante para uma gravidez saudável!

Enquanto sua barriga cresce, o seu bebê também está crescendo muito rapidamente. Manter hábitos alimentares saudáveis e níveis adequados de vitaminas e minerais (como o ácido fólico) antes da concepção e durante a gravidez ajuda a diminuir o risco de alguns defeitos no bebê. O ácido fólico reduz o risco de defeitos congênitos, como defeitos do tubo neural (DTN), defeitos no coração e nos membros, anomalias do trato urinário, estreitamento da válvula inferior do estômago, e fendas faciais orais (como lábio leporino e fenda palatina).

Como posso obter o ácido fólico suficiente?

O ácido fólico é encontrado em vegetais verdes escuros, vegetais folhosos, frutas cítricas, grãos integrais e outros alimentos. Hoje em dia no Brasil, as farinhas brancas, massas e farinha de milho são fortificadas com ácido fólico.

Aqui está uma lista de alguns alimentos que são fontes de ácido fólico:

  • grãos fortificados
  • espinafre
  • lentilhas
  • grão de bico
  • aspargos
  • brócolis
  • ervilhas
  • couve
  • milho
  • laranja

Certificar-se de que você esteja ingerindo ácido fólico suficiente todos os dias a partir dos alimentos é um desafio. É por isso que especialistas recomendam que você faça o uso de um multivitamínico que contenha ácido fólico para garantir que obtenha a quantidade que você e seu bebê precisam.

Quando devo tomar suplementos de ácido fólico?

Dado que o ácido fólico é tão importante nos primeiros estágios da gravidez, é importante começar a suplementar enquanto você ainda está tentando conceber. É importante obter a sua dose diária de ácido fólico mesmo antes de engravidar. É importante que continue durante a gestação e após o nascimento, enquanto estiver amamentando.  

Defeitos do tubo neural (DTN)

No início da gravidez, mesmo antes das mulheres descobrirem que estão grávidas, o ácido fólico desempenha um papel importante no desenvolvimento inicial da parte do feto chamada tubo neural. As formas do tubo neural em três semanas de gestação crescem dentro do cérebro e da medula espinhal. Quando o tubo não se fecha adequadamente, acontece o chamado de defeito do tubo neural (DTN). Alguns exemplos de DTN são a espinha bífida, anencefalia (ausência de parte do cérebro) e encefalocele (parte do cérebro cresce fora do crânio).

Se você deseja gerar uma vida, não esqueça de se cuidar. Cuide-se da melhor forma possível, prepare seu corpo para receber essa vida que será gerada e cuidada com tanto carinho e amor!

1 comentário em “Ácido fólico da pré-concepção à gravidez”

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM