5 passos para deixar o açúcar

Você já pensou em comer um doce hoje ou, já comeu? Já tentou por várias vezes ficar sem um docinho mas não conseguiu? Então este texto está direcionado pra você, que ama açúcar mas não consegue deixar este vício!
Share on facebook
Share on twitter

Você já pensou em comer um doce hoje ou, já comeu? Já tentou por várias vezes ficar sem um docinho mas não conseguiu? Então este texto está direcionado pra você, que ama açúcar mas não consegue deixar este vício!

É claro que comer doces é uma delícia, mas, convenhamos, comer todos os dias não é nada saudável! O açúcar é uma importante fonte de energia mas seu excesso pode provocar diversos problemas de saúde.

Então, para garantir uma boa saúde, descubra conosco algumas dicas que te ajudarão a substituir ou até mesmo eliminar o açúcar de sua dieta sem sofrimento!

evitar-acucar

Primeiramente, você sabe o que é o açúcar?

O açúcar é uma sacarose que, no Brasil, é obtida através da cana de açúcar. Os processos para produzir o açúcar são industriais e nosso país se tornou um dos maiores produtores e exportadores do mundo.

O açúcar é enquadrado na classe dos carboidratos, que são a principal fonte de energia do nosso organismo.

Por isso, não devemos deixar de consumir carboidratos, mas temos que nos policiar!
5-passos-para-deixar-o-acucar3

Quais os tipos de açúcares que existem no mercado?

Você já deve ter visto alguns tipos de açúcar com colorações diferentes, não é mesmo? Em lojas especializadas em produtos naturais, feiras livres e até em supermercados, é fácil encontrar alguns tipos de açúcar.

Hoje em dia temos à nossa disposição diversos tipos de grãos de açúcar. Eles aparecem com uma coloração da mais clara à mais escura e do mais ao menos refinado. Os açúcares mais conhecidos são o cristal, o refinado, o mascavo , o demerara e o orgânico.

Estes carboidratos podem tanto ajudar como prejudicar nossa saúde, dependendo de como os utilizamos! O excesso de açúcar pode causar vários problemas de saúde como: cáries, obesidade e diabetes tipo 2.

Então, não se iluda! Não é deixando de consumir estes alimentos que seu corpo vai ficar sem açúcar. Existem muitos alimentos que, mesmo não sendo doces, quando os ingerimos, se transformam em açúcar em nosso corpo.

E você, como está usando o açúcar em sua dieta?

Se sua resposta foi ‘exageradamente’, tome cuidado!

Então, pare já de prejudicar sua saúde e comece a colocar em prática estes 5 passos preciosos para eliminar o açúcar da sua vida!

  1. Evite beber

Não inunde seu corpo com açúcar. Cortar a bebida doce de sua alimentação trará tantos benefícios à sua saúde que você vai sentir logo de cara! Pode parecer uma medida drástica, mas beber açúcar é um mau hábito.

Elimine todos os tipos de bebida açucarada de sua vida! Estamos falando de sucos de frutas, refrigerantes e bebidas alcoólicas. O nosso organismo não precisa delas!

Mas você deve estar se perguntando, como fazer isso?

A resposta é, beba água! Não existe melhor hidratação para nosso corpo que a água. Introduza chás de ervas em sua dieta. Existe uma enorme variedade deles. Combine com limão, gengibre. Vá experimentando até chegar em sabores que mais te agradam.

Deixe de lado a cafeína. Nosso corpo não precisa dela. É um mau hábito pensar que só se consegue acordar com esta substância. Beba água na parte da manhã. É a água, aliada a exercícios e muito descanso (corpo e mente) que te farão acordar disposto e descansado.

Apple Pie

  1. Procure evitar o consumo de massas

Se você conseguir reduzir a quantidade de massas em sua dieta, vai ver como sua vontade por doces vai diminuir! Isso mesmo! O pão é um alimento rico em glicose, e a glicose nada mais é que um açúcar.

Quando nosso corpo recebe grandes quantidades desnecessárias de açúcar, os níveis de insulina são imediatamente afetados. Com o passar do tempo, este açúcar em excesso poderá provocar sérios problemas de saúde.

Então, reduza agora mesmo os produtos ricos em carboidratos brancos, como a farinha branca, o arroz branco, o macarrão. Não se esqueça de eliminar também da sua dieta a pizza, o pão, as bolachas, batatas fritas, etc. Inclua frutas e nozes no seu cardápio!

Pode parecer difícil no começo mas, com o passar do tempo, seu corpo não estará desejando tantos alimentos com carboidratos como agora. Esta diminuição brusca de alimentos ricos em glicose vai fazer os níveis de açúcar no seu corpo se normalizarem. Você sentirá os benefícios poucos dias depois.

  1. Coma Fibras e Proteínas

Existem alimentos que possuem menos açúcar e quando os comemos, sentimos depois de algum tempo, mais vontade de comer açúcar. Isto acontece porque alimentos como cereais matinais, sucos de frutas e iogurtes têm açúcar em sua composição ou são transformados em açúcar pelo nosso corpo depois que os consumimos.

Portanto, quanto mais comemos alimentos doces, mais nosso corpo pede por eles! Para parar com este ciclo vicioso, coma comida saudável! Introduza em sua dieta fibras, proteínas e gorduras saudáveis.

Os alimentos ricos em fibras são encontrados em legumes, raízes, folhas e vegetais. A melhor maneira de consumi-los é quando são cozidos ou crus

Quando se fala em proteínas, não estamos nos referindo somente à carnes que, eventualmente, podem ser consumidas. Você pode incluir em sua dieta cogumelos, sementes e nozes que farão você se sentir muito bem. Ovos e queijos podem fornecer uma quantidade de proteínas excelente para seu corpo.

Aliás, o consumo de proteínas também é muito importante porque te mantem saciado por mais tempo, evitando o desejo de comer muitas vezes ao dia.

As gorduras boas são muito importantes para nosso corpo. Inclua em sua dieta     alimentos ricos nelas como peixes, nozes, sementes, abacate, azeitonas e coco. Pode não parecer mas nosso corpo precisa de gordura, a chamada gordura saudável.

Mantenha-se longe de gorduras baratas e ruins, as que estão presentes em bolos, margarinas biscoitos, etc.

  1. Cozinhe Mais e Compre Menos

Cozinhar em casa faz muito bem à sua saúde e a seu bolso. Quando você prepara suas refeições em casa, você sabe o que realmente está colocando em sua comida.

Ao comprar refeições prontas e industrializadas, você perde o controle sobre o que está consumindo. Estes produtos estão cheios de produtos químicos e conservantes e até ingredientes que nem sabemos o que é.

Portanto, escolhendo os ingredientes e preparando sua própria refeição você vai passar a ter o controle do que come e, acima de tudo, estará fazendo um bem enorme à sua saúde.

5-passos-para-deixar-o-acucar5

  1. Aprecie o Sabor Doce

As frutas são alimentos que podem ajudar quando estamos desejando comer açúcar. Elas também ficam muito saborosas se acrescentarmos canela e nozes. Frutas aquecidas com manteiga ficam deliciosas.

É claro que, eventualmente, você será convidado para uma festa, um aniversário. Quando isto acontecer, você sentirá o verdadeiro efeito de não consumir açúcar. Seu novo paladar fará você rejeitar o excesso de açúcar nos doces.

Já, se você sente vontade de comer algum doce logo após uma refeição, experimente chocolate amargo, biscoitos de aveia e nozes crocantes, eventualmente, um pouco de vinho. Tenha certeza de que seu corpo vai realmente apreciar e se satisfazer com estes sabores.

Você não precisa incorporar estes 5 passos à sua dieta de uma vez só! Você pode restringir o consumo do açúcar semanalmente, por exemplo. Assim seu organismo vai se adaptando aos novos alimentos e você vai fazer esta mudança alimentar sem sofrimento.

É claro que, de vez em quando, você pode se permitir comer algum tipo de doce. Mas cuidado! Quanto mais comemos açúcar, mais nosso corpo pede por ele… Então, se policie!

Agora que você já sabe quais os passos para deixar o açúcar, introduza eles à sua dieta e viva com saúde 🙂

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e espalhe saúde por aí!

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

O que é pré-diabetes?

Às vezes, a correria do dia a dia nos faz deixar de lado alguns cuidados essenciais. E é aí que a tal da “pré-diabetes” entra

Está na pré-menopausa? Conheça os coadjuvantes naturais para aliviar os sintomas

Quando as mulheres atingem uma certa idade, os sintomas da menopausa começam a aparecer. Este período é chamado de pré-menopausa, perimenopausa ou climatério e antecede o fim do ciclo reprodutivo.

Embora a perimenopausa e a menopausa sejam partes naturais do envelhecimento e, portanto, não necessariamente “problemas para resolver”, é normal e esperado que ocorram mudanças e certos sintomas durante essa transição.

Assim como na gravidez e na puberdade, é preciso tomar algumas medidas para ajudar a passar por esta fase de uma forma mais fácil.