Ter emoções positivas pode melhorar sua saúde e reduzir o risco de doenças? De acordo com um estudo recente, sim, certas emoções diminuem as inflamações e, portanto, também as ocorrências de doenças.

 

Mas qual a relação entre as emoções e as inflamações?

 

Pesquisas da Cornell University comprovaram uma ligação entre emoções positivas, níveis de felicidade e níveis de inflamação no corpo. Pessoas que têm muitas emoções positivas podem reduzir a inflamação sistêmica em seu organismo, o que pode reduzir o risco de doenças crônicas.

Como a inflamação está na raiz da maioria das doenças, isso pode ter efeitos de longo alcance, principalmente à medida que envelhecemos.

Mas como foi feito este estudo?

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Os pesquisadores pediram a 175 participantes de 40 a 65 anos para manter um registro de suas emoções por 30 dias. As pessoas registraram quantas vezes e com que intensidade tiveram 32 emoções diferentes: 16 positivas como empolgação, orgulho e alegria e 16 negativas, como irritação, preguiça ou tristeza. Seis meses depois, cada participante foi testado quanto aos marcadores de inflamação através de amostras de sangue.

Os resultados surpreenderam os pesquisadores. As pessoas que tiveram uma quantidade maior de emoções positivas no dia a dia, apresentaram menor inflamação que o restante do grupo, mesmo após contabilizar o índice de massa corporal, características demográficas, condições médicas e outros fatores.

 

E porque se preocupar com a inflamação?

 

Níveis mais baixos de inflamação estão diretamente ligados com a redução do risco de doenças crônicas. Acredita-se que um sistema imunológico hiperativo é o que causa a inflamação. Isso pode ser atribuído ao acúmulo de certos alimentos e toxinas ambientais que estimulam o sistema imunológico do organismo.

Dessa forma o sistema imunológico permanece em alerta máximo e em alta atividade, danificando os tecidos do corpo.

 

E quais as doenças ligadas a inflamações?

Além dos itens listados acima, as inflamações também podem ser uma resposta local à lesão celular ou a agentes como vírus e bactérias que causam dilatação capilar, infiltração leucocitária, vermelhidão, calor e dor e que servem como um mecanismo de defesa, eliminando agentes nocivos e tecido danificado. Entre as doenças relacionadas a ela estão asma, hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, artrite, entre outras.

 

E como combater as inflamações?

 

1 – Adicione alimentos anti-inflamatórios à sua dieta.

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Embora os sentimentos positivos ajudem a diminuir a inflamação, certos alimentos também podem fazer isso. Entre eles estão vegetais verdes, aipo, brócolis, mirtilos, abacaxi, salmão selvagem, óleo de coco prensado a frio, sementes de chia e açafrão. Esses alimentos são ricos em antioxidantes, e ácidos graxos essenciais e ajudam a regular nosso sistema imunológico.

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2 – Pratique a meditação

A meditação é uma ferramenta poderosa que pode trazer emoções positivas e reduzir o risco de doenças crônicas e reduzir a inflamação. Quando estamos estressados, a resposta natural do nosso corpo é a inflamação. Escolher um tempo, todos os dias, para meditar ajuda a reduzir o estresse e colocar as coisas em perspectiva, levando a sentimentos de calma, tranquilidade e relaxamento.

 

3 – Pratique yoga

Se você deseja ampliar suas emoções positivas, a prática da yoga deve estar no topo da sua lista. Ela libera um neurotransmissor conhecido como ácido gama-aminobutírico (GABA). Quando você pratica yoga, o cérebro libera mais GABA, o que reduz a ansiedade e traz mais sensação de calma.

De acordo com estudos publicados em Science Direct, a yoga também aumenta a massa cinzenta no cérebro, o que é muito bom. À medida que envelhecemos e a massa cinzenta diminui, há maior risco de comprometimento da memória, problemas emocionais e diminuição da função cognitiva. Em casos leves de depressão, a yoga pode até agir como um antidepressivo natural.

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4 – Estabeleça metas para alcançar seus sonhos

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Definir metas e colocá-las no papel é uma ótima maneira de melhorar sua saúde mental. A parte mais importante da definição de metas é decidir o que você quer alcançar e como chegar lá. O importante é ter metas realistas que possam ser divididas em itens menores. Assim você comemora pequenas vitórias antes da conquista do seu objetivo principal.

 

5 – Escolha a felicidade

Parece tão simples, não é? Mas você pode fazer pequenas escolhas para aumentar suas emoções positivas. Por exemplo, dedique cinco minutos todas as noites para anotar três coisas pelas quais você é grato. Isso vai ajudá-lo a se sentir inspirado e entusiasmado com a vida. Ser feliz e positivo nem sempre é natural, mas, como na maioria das coisas, quanto mais praticamos o cultivo desses sentimentos, mais fácil fica e acaba se tornando um hábito.

 

 

Como você viu pequenas atitudes podem trazer grandes transformações para a sua vida! O importante é ter vontade e disciplina, assim você poderá colher os bons frutos das suas ações!

 

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Referências
apa.org/pubs
sciencedirect.com