3 dicas essenciais para gestantes

Share on facebook
Share on twitter

Com a agitação do dia-a-dia, náuseas constantes e indisponibilidade de fontes nutricionais, uma boa alternativa para a gestante é a suplementação.

Você sabia que a alimentação inadequada da gestante pode limitar a disponibilidade dos nutrientes necessários ao adequado crescimento fetal?
O estado nutricional materno é indicador de saúde e qualidade de vida tanto para a mulher quanto para o crescimento do seu filho, sobretudo no peso ao nascer, uma vez que a única fonte de nutrientes do bebê é constituída pelas reservas nutricionais e ingestão alimentar materna.

Para uma boa suplementação alimentar da gestante, o consumo de DHA é essencial para a formação de todas as membranas celulares do sistema nervoso central, podendo minimizar a ocorrência das gestações de alto risco, aumentar peso do recém-nascido, comprimento e circunferência da cabeça ao nascimento, aumentar acuidade visual, coordenação mão-olhos, atenção, resolução de problemas e processamento de informações. Também está envolvida a melhora da imunidade e da resposta do sistema nervoso autônomo.

Ômega de algas, o melhor para você e seu bebê

ômega 3 para gestantes

Schizochytriumsp é uma microalga que contém óleo rico em ácidos graxos poli-insaturados. O DHA n-3 (Ácido Docosahexaenoico) é o mais abundante componente deste óleo e é utilizado como um ingrediente nutricional na alimentação.

Se a mãe receber uma alimentação com uma quantidade adequada de ácidos graxos poli-insaturados, poderá oferecer ao feto a quantidade necessária desses ácidos para um bom desenvolvimento do sistema nervoso e visual, tempo de gestação, aspectos nutricionais do recém-nascido, imunidade, entre outros. Assim, o conjunto das evidências indica a suplementação de toda gestante, especialmente no último trimestre de gestação, de DHA preferencialmente de fonte segura.

O DHA é preferencialmente incorporado na composição cerebral e retiniana no último trimestre da gestação e nos dois primeiros anos de vida, e é considerado essencial para a função cerebral normal, sendo o principal ácido graxo presente na substância cinzenta do cérebro.

Vitaminas e minerais

vitaminas e minerais para gestantes

Ao se tratar de micronutrientes, sabe-se que o consumo inadequado de vitaminas e minerais está associado a desfechos gestacionais desfavoráveis, por isso devemos ter atenção redobrada na hora de avaliar a presença desses elementos na dieta da gestante.

Como exemplo podemos citar a carência de ferro que pode levar à anemia; a deficiência de vitamina C já foi associada ao parto prematuro, pré-eclampsia e aumento no risco de infecções; a deficiência de ácido fólico pode ocasionar defeitos do tubo neural e espinha bífida.

A vitamina A é essencial para diversos processos metabólicos, como a diferenciação celular, o ciclo visual, o crescimento, a reprodução e para os sistemas antioxidante e imunológico. Já a deficiência de vitamina D foi associada a redução da mineralização óssea e aumento no risco de fraturas. O ferro, por exemplo, é extremamente importante, uma vez que mais de 70% das gestantes ficam deficientes deste mineral após o quinto mês de gestação.

Cada vitamina e/ou mineral desempenha um papel fisiológico importante desde a formação do feto até possivelmente a vida adulta do indivíduo, portanto é muito importante consumir vitaminas e minerais em doses adequadas durante a gestação.

Óleo de linhaça

linhaça para gestantes

Uma das principais fontes de ácidos graxos ômega 3 são os óleos das sementes oleaginosas, particularmente o óleo de linhaça, que é rico em ácido α-linolênico, precursor destes ácidos graxos e o interesse no consumo de linhaça está relacionado justamente ao seu alto conteúdo de ácido α-linolênico (LNA, 18:3 ω-3).

Os ômegas 3 beneficiam a saúde da gestante ao reduzir os níveis de triglicerídeos e melhorar a fluidez do sangue. A ingestão adequada durante a gravidez também beneficia o desenvolvimento do feto.

Referências:
  • Freitas ES, Dal Bosco SM, Sippel CA,Lazzaretti RK. Recomendações nutricionais na gestação. Revista Destaques Acadêmicos CCBS/UNIVATES, ano 2, n. 3, 2010.
  • Carlson SE. Docosahexaenoicacidsupplementation in pregnancyandlactation. The American journalofclinicalnutrition. 2009;89(2):678S-84S.
  • Carlson SE, Colombo J, Gajewski BJ, Gustafson KM, Mundy D, Yeast J, et al. DHA supplementation and pregnancy outcomes. The American Journal of Clinical Nutrition. 2013;97(4):808-15.
  • Rogers LK, Valentine CJ, Keim SA. DHA supplementation: current implications in pregnancy and childhood. Pharmacologicalresearch :theofficialjournaloftheItalianPharmacologicalSociety. 2013;70(1):13-9.
  • Swanson D, Block R, Mousa SA. Omega-3 fatty acids EPA and DHA: health benefits throughout life. Advances in nutrition. 2012;3(1):1-7.
  • Morse NL. BenefitsofDocosahexaenoicAcid, FolicAcid, Vitamin D andIodineonFoetalandInfantBrainDevelopmentandFunctionFollowing Maternal SupplementationduringPregnancyandLactation. Nutrients. 2012;4(7):799-840.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Qual a diferença entre os ômegas 3 disponíveis no mercado?

A maioria das pessoas já ouviu falar no ômega 3, porém este assunto ainda causa dúvidas em muita gente. As fontes desse tipo de gordura benéfica ainda não são conhecidas por todos, além disso, existem algumas diferenças entre os ácidos graxos ômega 3 de acordo com a sua origem e o seu tipo.

Antioxidantes

Antioxidantes: 5 motivos para consumir

Existem substâncias que são consideradas super-heroínas para o nosso organismo, com verdadeiros superpoderes. É o caso dos agentes antioxidantes! Por serem tão benéficos a saúde,