Basta a gente olhar para uma criança e logo vem um sorriso em nosso rosto e o coração se enche de alegria!  

Mas por quê? Talvez a explicação esteja nos versos do poeta:

 “Quando as crianças brincam” – Fernando Pessoa

“Quando as crianças brincam

E eu as oiço brincar,

Qualquer coisa em minha alma

Começa a se alegrar.

E toda aquela infância

Que não tive me vem,

Numa onda de alegria

Que não foi de ninguém.

Se quem fui é enigma,

E quem serei visão,

Quem sou ao menos sinta

Isto no coração.”

Fernando Pessoa

 12-coisas-que-podemos-aprender-com-criancas-5

Lembra de como você era quando criança? Provavelmente tinha o espírito mais leve, menos preocupações, mais facilidade de se relacionar com as crianças da mesma idade e por aí vai.

“Ah, mas naquela época era fácil, eu não tinha tantas responsabilidades”, você pode pensar.

Mas não é por isso que vamos deixar de lado as incríveis lições das crianças. Elas têm a incrível capacidade de espalhar esperança, entusiasmo pela vida, felicidade e capacidade de se adaptar às mudanças com facilidade.

Elas têm o desejo de viver e de saber; Duvida? Basta olhar para seus filhos pequenos ou, se não tiver, para qualquer criança no parque.

Então, aproveitando que 12 de outubro é o Dia das Crianças, conheça 12 lições que podemos aprender com elas!

 

1 – Fique animado!

Nunca deixe de ficar excitado como uma criança por um novo emprego, um novo amor ou uma nova amizade. Isso também vale para suas realizações ou pequenas coisas que acontecem todos os dias.

Excitação, juntamente com motivação, é a força motriz por trás da realização de seus sonhos, não se esqueça disso.

 

2 – Não tenha medo de coisas novas

12-coisas-que-podemos-aprender-com-criancas-6

É sempre melhor lamentar o que você fez do que o que não fez. Evite dizer coisas como: “E se eu tivesse saído com essa pessoa?” Ou “E se eu dissesse que sim a esse trabalho que tinha tanto medo?”

Suas suposições não são realidade. Às vezes, é necessário um pouco de risco para seguir em frente. Não se limite.

 

3 – Divirta-se

Deixe para trás todos os seus preconceitos e medos do que as pessoas dirão sobre você. As crianças se divertem, riem e fazem isso porque não estão atentas ao que as pessoas dirão sobre elas. Eles vivem o momento.

Aprecie as pequenas coisas, sorria para dar as boas-vindas a um novo dia e adicione um pouco de humor à sua rotina.

 

4 – Seja curioso

Quando perdemos nosso senso de curiosidade, é quase como se morrêssemos um pouco por dentro. Seja curioso e aprenda coisas novas, descubra novos lugares para visitar. A curiosidade leva à autorrealização.

 

5 – Seja sincero

12-coisas-que-podemos-aprender-com-criancas-4

Os adultos não costumam falar livremente. Temos medo de que nossas palavras sejam rejeitadas, ou do que as outras pessoas dirão, ou de incomodar.

E quando sempre dizemos o que as outras pessoas querem ouvir, não nos sentimos bem por dentro. Liberte-se expressando-se sinceramente, como uma criança faria, mas com bom senso para não magoar o outro.

 

6 – Aproveite cada momento

Aproveite seu tempo livre. Quando a doença bate à nossa porta ou quando um ente querido morre, percebemos muitas coisas que tomamos como garantidas. Talvez devêssemos estar mais conscientes de que tudo é passageiro.

 

7 – Ame sem medo

12-coisas-que-podemos-aprender-com-criancas-7

Por que temos tanto medo do amor? As crianças simplesmente amam, não há mais nada. Elas não acham que um dia o animal de estimação possa morrer ou que o amor de infância não passará de uma lembrança de quando forem adultas.

Não pense no amanhã; aproveite hoje. O amor é uma das coisas mais bonitas da vida, então por que ter tanto medo? Você tem medo de sofrer? Tudo passa, até o sofrimento, mas ninguém pode tirar a diversão que você teve.

 

8 – Adapte-se às mudanças

As crianças são os verdadeiros mestres da adaptação às mudanças. Elas podem se mudar para uma nova casa, uma nova escola ou até um novo país, e está tudo bem! Então, se somos adultos, o que vai acontecer conosco? As mudanças sempre nos renovam, enriquecem nossas vidas e não dão grandes lições.

 

9 – Não tenha medo de cair; você vai se levantar

12-coisas-que-podemos-aprender-com-criancas-3

Você já viu uma criança cair sem se levantar? A vida funciona da mesma maneira. Geralmente são nossas mentes que nos limitam. Frases como “Eu não vou fazer isso porque pode não dar certo!” apenas servem como âncoras, nos impedindo de trilhar novos caminhos. Caia para que você possa se levantar de novo! Tudo vai dar certo!

 

10 – Não se preocupe com o que os outros pensam

Estamos muito conscientes das pessoas ao nosso redor. Mas e o que você quer? Escute seu coração e aja de acordo com o que você é.

 

11 – Não tenha medo de fazer perguntas

O que há de tão ruim em fazer perguntas? Você acha que vai parecer estúpido? De modo nenhum; é exatamente o contrário. Fazer perguntas mostra humildade e desejo de aprender.

 

12 – Relaxe sem forçar as situações

Smiling baby girl lying on a bed sleeping on blue sheets

 

 

Quando as crianças se cansam, elas vão dormir. Não se permitir descansar o levará a um estresse crônico debilitante. Respire fundo para poder reconstruir sua força.

 

Viu como é fácil aprender com os pequenos? Inspire-se nas crianças para ter uma vida mais leve! Elas são espontâneas e naturalmente felizes! Que tal trazer um pouco disso para sua vida?

 
Referências:
xploringyourmind.com
arquivopessoa.net/textos