10 razões para você ter gengibre em casa

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis ​​do mundo. Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.
Share on facebook
Share on twitter

O gengibre é cheio de macro e micronutrientes, ácidos graxos e aminoácidos, dessa forma, é classificado como uma das especiarias mais saudáveis do mundo.

Há inúmeros bons motivos para incluir o gengibre em nossa alimentação diária. Este poderoso alimento não só traz um aroma e sabor distintos aos nossos pratos como também traz muitos benefícios para a saúde.

10-motivos-para-ter-gengibre-em-casa1

Os principais benefícios do gengibre para a saúde são: auxiliar na perda de peso, acelerando o metabolismo, e relaxar o sistema gastrointestinal, prevenindo náuseas e vômitos. No entanto, o gengibre também atua como antioxidante e anti-inflamatório, ajudando na prevenção de doenças como o câncer de cólon-retal e úlceras no estômago.

O gengibre é uma raiz versátil que pode ser utilizada em chás ou em raspas que podem ser adicionadas  à água, sucos, iogurtes, saladas e ensopados em geral.

Aqui estão 10 vantagens que você simplesmente precisa saber sobre o gengibre, veja só:

  1. Auxilia na digestão

Ao aumentar os fluidos digestivos e a saliva, o gengibre ajuda a melhorar a motilidade gástrica do estômago, que são os eventos motores importantes relacionados ao esvaziamento gástrico normal, permitindo-lhe auxiliar em diversos problemas digestivos.

10-motivos-para-ter-gengibre-em-casa

  1. Auxilia contra a inflamação

O gengibre contém propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a aliviar os sintomas de artrite, osteoartrite e reumatismo, além de atuar contra inflamações nas vias respiratórias.

  1. Diminui a náusea

O gengibre ajuda a acalmar o enjôo, tanto naqueles que apresentam náuseas matinais como também para quem sofre de náusea induzida por quimioterapia.

  1. Prevenir o câncer de cólon-retal

O gengibre também já demonstrou ser um alimento que ajuda na prevenção de câncer de cólon-retal, pois possui o 6-gingerol, uma substância que ajuda a inibir o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa área intestinal.

A cup of ginger tea with ingredients

  1. Fitoterapia para a doença de Alzheimer

Na medicina tradicional chinesa, ervas e especiarias que contêm altos níveis de fitoquímicos, como o gengibre, são usadas como prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer.

  1. Anti-histamínico e descongestionante

O gengibre ajuda a aliviar os sintomas da gripe e ainda ajuda a diminuir dores de cabeça e de garganta. Combine-o com um pouco de limão em um chá bem quente e perceba a melhora da gripe!

  1. Auxilia na perda de peso

O gengibre pode ajudar a queimar gordura e manter a saciedade, o que significa que você se sente satisfeito por mais tempo após as refeições. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol que compõem o gengibre ajudam a ativar o metabolismo, a produção de calor e de suor, favorecendo a queima de gordura corporal.

Cup of ginger tea with lemon on wooden table

  1. Alivia o refluxo

O gengibre inibe o refluxo ácido, ajudando a acalmar os efeitos da azia melhor do que alguns medicamentos encontrados em farmácias e sem seus efeitos colaterais!

  1. Melhora a absorção de nutrientes

O gengibre ajuda a ativar as enzimas metabólicas do corpo que assimilam a absorção de nutrientes essenciais.

  1. Pode reduzir a flatulência

Devido à capacidade do gengibre de auxiliar na digestão, ele também alivia os sintomas da flatulência.

E então, o que achou? Esses foram apenas 10 motivos para você querer consumir mais gengibre em seu dia a dia.  Em pratos doces ou salgados, sempre há uma ótima maneira de adicionar saúde e sabor aos seus alimentos usando esta raiz!

Qual é a sua maneira favorita de incluir gengibre em sua dieta? Conte pra gente aqui nos comentários!

Abraços e até a próxima! 😉

Referência: http://www.foodmatters.com

2 comentários em “10 razões para você ter gengibre em casa”

  1. Tomo diariamente um (01) litro de chá com gengibre e maracujá , que é bom para os pulmões, já que parei de fumar em 07/11/2016 , fazendo oito (08) meses que não fumo, fui fumante por quase cincoenta (50) anos, sou nascido em 07/04/1953 e estou com 64 anos.

Deixe um comentário

Deixe aqui seu e-mail pra receber conteúdos incríveis sobre qualidade de vida.

Share on facebook
Share on twitter

VEJA TAMBÉM

Inverno chegando: saiba como se proteger das gripes e resfriados

No próximo dia 21 de junho começa o inverno. E você já sabe o que fazer para se proteger das gripes e resfriados? O melhor é se prevenir: a vacina contra gripe é a melhor proteção, mas você também pode adotar um estilo de vida saudável, incluindo exercícios físicos e uma boa alimentação. Isso vai melhorar seu sistema imunológico e sua saúde.

Veja como atitudes simples como lavar as mãos e apostar na suplementação alimentar podem te ajudar a se proteger dos vírus.