O que são Ômegas?

Omegas, você feliz

Os Ácidos Graxos Essenciais (Ômegas) são moléculas de gordura encontradas em algumas sementes oleaginosas e que, para terem um papel nutricionalmente funcional, devem ser extraídas a frio. 

Os ácidos Ômega-3 e Ômega-6 são primordiais para formar membranas celulares e manter o equilíbrio das funções orgânicas (papel estrutural e funcional). Interferem na atividade das enzimas ligadas às membranas, sendo sua presença fundamental para a ação das aminas sobre seus receptores. 

O leite humano é riquíssimo em ácidos graxos essenciais. Contém cerca de 11% de ácido linoléico (enquanto que o leite de vaca possui apenas 1%), 0,4% de ácido gama - linolênico e 0,4% de ácido araquidônico. 

Um pouco mais sobre Ácidos Graxos Essenciais 
Os óleos prensados a frio são riquíssimos em ácidos graxos essenciais (Ômegas 3 e 6) sendo, portanto, a forma mais saudável e saborosa de suprir as necessidades destas substâncias. 

Exemplos de ácidos graxos essenciais: 

Ômega-3 - Ácido alfa linolênico 
Ômega-6 - Ácido linoléico 
Ômega-7 - Ácido palmitoleico 
Ômega-9 - Ácido oleico

Ômega-3, apenas benefícios!

Ao falarmos de ácidos graxos essenciais, logo nos vêm à mente os ômegas, mais especificamente o ômega-3. Isso acontece porque somos bombardeados de informações, e muitas delas não explicam, de fato, como esses nutrientes podem trazer benefícios à nossa saúde. Por isso, explicamos: o ômega-3 é um ácido graxo essencial, ou seja, uma molécula de gordura que pode ser encontrada em algumas espécies de peixes de águas frias e profundas e em algumas sementes oleaginosas que, para ter um papel nutricionalmente funcional, deve ser extraída somente por meio da prensagem a frio, no caso do ômega-3 de origem vegetal.

De acordo com alguns estudiosos, como o Dr. Barakat, os suplementos de ômega-3 disponíveis no mercado não são todos iguais, podendo haver muita diferença quanto à procedência, tipo de peixe, forma de fabricação, presença de toxinas e metais tóxicos, já que toxinas do mar podem ser acumuladas na gordura do peixe. E muitos desses compostos são carcinógenos em potencial e podem causar, inclusive, o câncer de próstata. Por esse motivo é que surgiu a necessidade de um processo de certificação e confirmação da qualidade do ômega-3, o que a Vital Âtman segue com muito rigor.

Ainda assim, é possível encontrar inúmeras pesquisas que tentam inibir a ação benéfica do ômega-3, que é o suplemento nutricional mais estudado na ciência, com mais de 18 mil trabalhos encontrados no Pubmed, site de pesquisa científica. Por isso, além de produzir óleos 100% puros e garantir a boa procedência de seus produtos, a Vital Âtman preocupa-se em orientar seus consumidores a respeito dos benefícios que os ômegas podem conferir à saúde e também alertá-los quanto à procedência dos óleos encontrados no mercado, para que, devido à insegurança gerada por pesquisas inacabadas e sem critério, não deixem de se beneficiar das funcionalidades dos ômegas.

A Vital Âtman é uma indústria especializada na produção e comercialização de óleos vegetais genuinamente extraídos a frio, em primeira e única prensagem, a partir de matérias-primas de primeira qualidade. Isso garante a estrutura original das moléculas e a bioatividade dos ácidos graxos essenciais, já que seus óleos não passam por nenhum processo de refino ou adição de qualquer componente químico.

Se é Vital Âtman, você pode confiar!


Cupom 15% OFF Guia de produtos, escolha seu ômega ideal